C.R. - 22 - AS IMAGENS



22- AS IMAGENS

É incrível como os protestantes e evangélicos se implicam conosco em relação às imagens! É para eles uma verdadeira obsessão.
Um dos colegas meus de trabalho, evangélico, chegou a dizer num dia destes que as enchentes e catástrofes que estão acontecendo (2012) no Rio Grande do Sul são causados pela adoração das imagens por parte dos inúmeros católicos daquela região! Pode uma coisa destas?

Nós, católicos, não adoramos imagens! Quem fizer essa calúnia está fazendo um pecado grave. Nós apenas as veneramos, como fazemos com as fotos dos nossos parentes e amigos. O proibido por Deus não foi fazer, mas sim adorar imagens. Se fosse proibido fazer imagens, ninguém poderia ver filmes ou tirar fotos, nem pintar quadros! Elas são imagens! Os judeus e muçulmanos levam isso a sério! Alguém viu alguma pintura judaica? No Cairo, quando eu estive lá, em 2000, não vi uma foto sequer, nem de propaganda. A propaganda da coca-cola tinha apenas as palavras. Nem a garrafa havia.

A idolatria se refere, atualmente, principalmente, ao,  apego ao dinheiro, à avareza, ao futebol, aos ídolos da música etc. Isso está em Colossenses 3,5, que diz ser a avareza uma idolatria. Muitos evangélicos e protestantes talvez adorem, sem perceber, a própria bíblia.

A bíblia para eles é como uma imagem para nós. Peça, por exemplo, para um evangélico jogar a bíblia no chão e pisá-la: duvido que ele faça isso. Então, para eles, é uma imagem, é uma coisa sagrada! Qual a diferença com a imagem de N. Sra. Aparecida, por exemplo? E eles nem se tocam que fazem isso!

Que Deus não proibiu que se fizesse imagens está em Êxodo 25,18-20, Hebreus 9,5, Números 21,7-9, João 3,14-15: Moisés fez dois querubins de ouro para enfeitar a Arca da Aliança, fez serpentes de bronze, que foi mencionada por Jesus como símbolo de sua morte na cruz.

Jesus e os discípulos usavam as moedas cunhadas com a face do imperador romano, que se considerava um deus (Mt 22,19-21; Mt 17,27), mas isso não quer dizer que adoravam aquela imagem, ou mesmo ao imperador!

Rezar olhando para uma imagem não tem problema, desce que não se adore aquela imagem como se ela fosse a pessoa simbolizada. A Arca da Aliança era mais sagrada, para os judeus, do que a imagem de N. Sra. Aparecida, por exemplo. É só ver 1Samuel 4,5; 2Samuel 6,1-19. A simples presença dela era motivo de alegrias ou desgraças.



E quanto a nós? Nós somos a imagem de Deus. Como abraçar e beijas a esposa ou os filhos, sabendo que eles são uma imagem de Deus?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01