terça-feira, 12 de novembro de 2013

C.R. - 19 - A INTERCESSÃO DOS SANTOS

19 - A INTERCESSÃO DOS SANTOS

Este é outro tema polêmico. Afinal, podemos ou não pedir a intercessão dos santos? Afinal, Jesus não é nosso único intercessor entre nós e o Pai?

Inúmeros textos bíblicos falam que as pessoas podem rezar, interceder umas pelas outras, como em Gênesis 18,17-33; João17, Isaías 53,10. Ora, se uma pessoa pode rezar, interceder por outra agora que ainda está viva, por que não fazer isso depois que morre? Qual é o problema?

O rico da parábola de Jesus do pobre Lázaro e do rico avarento nos mostra que este pediu a intercessão de Abraão para que os seus irmãos, que ainda estavam vivos, se salvassem. (Lucas 16,31). Jesus disse, em outra ocasião, que o que ele fala é verdadeiro, pois “Se não fosse assim, eu vos teria dito” (João 14,2). Ou seja, se a intercessão dos santos não fosse verdadeira, Jesus também nos teria dito e nunca teria contado a parábola mencionando o pedido que o rico fizera da intercessão de Abraão!

Quando pedimos a intercessão de Maria ou de alguma pessoa que viveu em santidade, na verdade estamos pedindo que essa pessoa se junte à nossa oração, para que Jesus, nosso único intercessor, interceda ao Pai e nós recebamos essa graça.



Na bíblia vemos como os anjos intercedem por nós! Veja por exemplo Mt 18,10; Jó 5,1; 33,23-24; Salmo 91(90), 11-13. Zacarias 1,12: o anjo intercede por Jerusalém. E veja Apocalipse 8,3: “Adiantou-se um outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INFORMAÇÃO SOBRE O BLOG

No celular, para ver os índices, clique na palavra "Mover Para". No PC os índices estão na coluna ao lado Nas páginas, clique em  ...