C.R. - 19 - A INTERCESSÃO DOS SANTOS

19 - A INTERCESSÃO DOS SANTOS

Este é outro tema polêmico. Afinal, podemos ou não pedir a intercessão dos santos? Afinal, Jesus não é nosso único intercessor entre nós e o Pai?

Inúmeros textos bíblicos falam que as pessoas podem rezar, interceder umas pelas outras, como em Gênesis 18,17-33; João17, Isaías 53,10. Ora, se uma pessoa pode rezar, interceder por outra agora que ainda está viva, por que não fazer isso depois que morre? Qual é o problema?

O rico da parábola de Jesus do pobre Lázaro e do rico avarento nos mostra que este pediu a intercessão de Abraão para que os seus irmãos, que ainda estavam vivos, se salvassem. (Lucas 16,31). Jesus disse, em outra ocasião, que o que ele fala é verdadeiro, pois “Se não fosse assim, eu vos teria dito” (João 14,2). Ou seja, se a intercessão dos santos não fosse verdadeira, Jesus também nos teria dito e nunca teria contado a parábola mencionando o pedido que o rico fizera da intercessão de Abraão!

Quando pedimos a intercessão de Maria ou de alguma pessoa que viveu em santidade, na verdade estamos pedindo que essa pessoa se junte à nossa oração, para que Jesus, nosso único intercessor, interceda ao Pai e nós recebamos essa graça.



Na bíblia vemos como os anjos intercedem por nós! Veja por exemplo Mt 18,10; Jó 5,1; 33,23-24; Salmo 91(90), 11-13. Zacarias 1,12: o anjo intercede por Jerusalém. E veja Apocalipse 8,3: “Adiantou-se um outro anjo e pôs-se junto ao altar, com um turíbulo de ouro na mão. Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01