C.R. - 14 - A VIGILÂNCIA

14- A VIGILÂNCIA

Sem a vigilância a oração é fraca e não dá resultado. Jesus manda vigiar sempre. Com a vigilância vencemos todas as nossas más tendências  e vícios porque não damos chance para o pecado.

Deus é todo – poderoso e pode nos livrar de todos os pecados e perigos, mas nós é que temos que lutar, demonstrando, assim, para Ele que queremos nos livrar daquilo. Temos o livre-arbítrio e Deus o respeita plenamente. Ele não vai lutar em nosso lugar.

O próprio São Paulo Apóstolo, que era um homem de muita fé, bem superior a nós todos, não conseguiu livrar-se de um problema narrado em 2 Cor 12,7 e teve que continuar vigiando e lutando.

Vigiar exige que nos conheçamos profundamente e aceitemos os próprios erros. Ou seja, exige muita humildade. Quem é vaidoso e orgulhoso nunca acha que vai cair, e acaba mesmo se esborrachando. Quantas vezes eu e você não fizemos isso? Enfrentamos o leão sem arma alguma e nos danamos.

Vigiar exige também que peçamos perdão das faltas que já cometemos. Isso mostra que não queremos mais cair naquele e em outros pecados. Evitaremos, então, as ocasiões de pecar, se soubermos os nossos pontos fracos naquele determinado assunto. Aliás, todos somos fracos! Não há uma só pessoa no mundo que seja forte. Há pessoas fracas e pessoas que rezam e vigiam. Os que não rezam são fracos. Os que rezam e vigiam se tornam fortes.

Vou dar alguns exemplos: o alcoólatra deve vigiar para não tomar o primeiro gole; o fumante que deseja deixar o vício deve vigiar para não fumar o primeiro cigarro; o diabético deve vigiar para não comer doce algum; quando você percebe que vai encontrar alguém com quem tem muita discordância e frequentes discussões, vigiar consistiria, se não der para não se encontrar com essa pessoa, precaver-se em conversar calmamente, em não discutir nem brigar. É como diz João 8,32: “A verdade vos libertará!”

Se você está a fim de meditar mais sobre esse assunto, eis algumas indicações:

Mateus 26,41; 1 Pedro 5,8-9; 1 Tim 4,16; Marcos 13,33-37; Apocalipse 16,15; Mt 5,13-19; 5,27-48; Colos 3,9; Rom 2,1-2;12,20; Mt 6,16-18; Isaías 58,6-10; Mt 7,1-5; Tiago 4,12; Mt 25,1-13; 24,42-44; Lc 12,35-40. Se vigiarmos, vamos conseguir cumprir tudo o que Jesus disse acima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01