SETEMBRO

 01-STA. BEATRIZ DA SILVA +1490

Mateus 6,1-6. 16-18- Não se envaidecer nem se ufanar pelos aos de virtude, tanto na oração como na esmola e serviços comunitários. Gostamos muito de falar sobre o que fazemos de bom. Queremos que todos saibam. A peixe fêmea perguntou para a galinha por que ela cacarejava tanto. A galinha respondeu que era porque havia botado um ovo. A "peixinha" mergulhou e ficou pensando: “se eu cacarejasse a cada um dos milhares de ovos que boto...” Assim também acontece conosco? Tudo o que temos vem de Deus, mesmo as virtudes. Sem sua força e graça, nunca as praticaríamos!

02- SÃO JUSTINO DE JACOBIS +1860
Mateus 6,7-15- O Pai-nosso tem 3 petições em relação a Deus: 1- Que o nome de Deus seja santificado; 2-que recebamos o seu reino; 3- que sua vontade seja feita; e 4 pedidos em relação a nós; 1- que não nos falte o pão de cada dia ; 2- que Deus nos perdoe as nossas faltas, na mesma medida em que perdoo aos demais.3- que nos livre das tentações 4- e de todos os males, sobretudo o grande mal que seria abandoná-lo.

03-SÃO GREGÓRIO MAGNO +604 papa
Mateus 6,19-25- Em que você colocou seu coração, seus desejos, suas esperanças, seus projetos? No dinheiro? Na família? Na casa? No carrão? Na saúde? O texto mostra que só seremos realizados se colocarmos nosso coração em Deus. Ele é o nosso único tesouro!

04—SÃO MARINO +século 3º e S. Marino+1170
2ª Coríntios 12,1-10- “Quando sou fraco, então é que sou forte”. Viver na humildade e simplicidade nos permite obter sempre a proteção e a graça de Deus. É como o ratinho, na cabeça do elefante, ao olhar para trás e ver que na corrida, o elefante levantava um ”poeirão” na estrada: “Êta nóis!” É... às vezes nos baseamos em nossa própria força e acabamos nos dando mal. Confiemos sempre na força de Deus. É nele que somos fortes!

05-SÃO LOURENÇO JUSTINIANO +1455
Mateus 6,24-34- Não se preocupe em demasia com o futuro. Viva bem o tempo presente e tudo sairá bem no futuro. Os melhores santos sempre disseram que devemos viver o hoje. Santa Faustina é uma delas: “O passado já passou, não dá para mudar; o futuro não nos pertence; só nos pertence o tempo presente. Só temos a ele!”. Se confiamos na Providência divina, não nos preocuparemos tanto com o amanhã.

06- SÃO MARÃO +407
Gênesis 12,1-9- Abraão confiou em Deus e partiu para uma terra estranha, desconhecida, confiando ser essa a vontade divina. Pense um pouco se alguma vez você conseguiu renunciar à sua segurança para seguir ao oque você julgou ser um chamado! Se Deus chama, também nos capacita.

07- SÃO CLODOALDO século 6º
MATEUS 7,1-5- Muitos cuidam tanto da vida alheia que não encontram tempo para refazer e viver bem a própria vida. Leia o texto e se pergunte até que ponto você está livre dessa colocação!

08- NATIVIDADE DE MARIA
Lucas 2,19- “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava no coração”. Maria, ao contrário do que muitos pensam, não sabia tudo o que ia lhes acontecer. Ela vivia “no escuro”, como nós, no que se refere ao futuro. Ela deve ter sido muito admirada e amada pelos anjos, e em seu nascimento, decerto houve festa no céu! Ela vivia pela fé, pelo amor, pela obediência, como nós devemos viver.

09-SÃO PEDRO CLAVER +1654
Mateus 7,6.12-14- “Tudo o que quiserdes que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles(...) Entrai pela porta estrita”. Para fazer aos outros o que queremos que os outros nos façam é preciso passar pela porta estreita, pois isso exige renúncia! Jesus prefere o o modo positivo (façam)  que o negativo (Não façam). O modo positivo que Jesus escolheu nos leva à atividade apostólica: partilhar, ajudar, servir

10-BEATO GUILHERME +1148
Mateus 7,15-20- Nós reconhecemos falsos profetas pelos seus frutos. Por exemplo: pode um profeta verdadeiro permitir o aborto só porque a mãe foi violentada? Não pode! Pois há um bispo evangélico que permite isso em sua Igreja! Precisamos tomar cuidado “onde estamos dependurando o nosso casaco!”

11-STA. PULCHÉRIA +453 –
Mateus 7,21-29- Onde nós estamos construindo nossa “casa”? Sobre a areia das ilusões passageiras, da ambição, do orgulho, da vaidade, dos vícios, ou sobre a Rocha que é Jesus Cristo? Cabe a nós decidirmos! Construir a casa sobre a Rocha que é Jesus Cristo significa mudar nossa vida de acordo com os seus ensinamentos!

12-  SÃO NILO +1005
Gênesis 17,1-22 – A circuncisão, aliança feita por Deus a Abraão, consiste em cortar a pele do prepúcio da parte genital dos meninos de 8 dias de idade (circum= em círculo; cisão= corte). A circuncisão foi substituída pelo batismo por Jesus, e o próprio profeta Jeremias pede que circuncidemos o coração, e não só essa parte do corpo (Jeremias 4,4), ou seja, arrancarmos toda a maldade que temos em nós.

13- SÃO JOÃO CRISÓSTOMO +407
Mateus 8,1-4- Jesus, embora seja independente, respeita as autoridades do tempo, enviando-lhes os leprosos curados para receberem a liberação para voltarem às suas casas. E nós? Respeitamos as autoridades de nossa Igreja, embora às vezes sintamos uma certa antipatia por elas?

14-EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
1ª Coríntios 1,18.23- Muitos sentem “vergonha” pela cruz do Senhor e a desprezam. Entretanto, é sempre preciso lembrar que foi pela cruz que Jesus nos salvou, que chegou à ressurreição. Não há como “fugir” da cruz, se quisermos chegar à glória da ressurreição.

19- N. SRA. DAS DORES e Sta. Catarina de Gênova +1510
Gênesis 18,16-33 – Texto longo, mas que me leva a refletir: se Abraão tivesse abaixado a quantia de justos necessários para que Deus não destruísse a cidade para 1 justo, será que Deus não a destruiria para atender ao pedido de Abraão? Nunca saberemos! Abraão parou nos 10 justos, que não havia na cidade. Por que será que ele não continuou? Duvidou da misericórdia divina? Amigo,(a), que nós não nos acanhemos de pedir a Deus aquilo de que precisamos!  Não duvidemos de sua misericórdia!

16- SÃO CORNÉLIO, papa. + 258
Mateus8,18-22 – Não tenha medo de renunciar até a família, se for preciso, para seguir sua vocação, ou seja, a vida a que Jesus lhe chamou. Ele vai cuidar dos que você teve que deixar e conceder as graças necessárias, tanto para você como para os que você deixou. Tenho experiência de 41 anos de sacerdócio para dizer-lhe com toda a segurança: Deus olha nossas famílias!

17- SÃO ROBERTO BELARMINO+1621
Mateus 8,23-27- “Jesus dormia”, como parece dormir e não nos ajudar em inúmeros problemas. O problema não é saber se Jesus está dormindo ou não, mas em saber se ele está realmente com você! Só uma coisa: ele só não está conosco, quando nós o expulsamos, nós não seguimos os seus ensinamentos. Caso contrário, tenha confiança: ele nunca, nunca M-E-S-M-0 não nos abandona

18- SÃO JOSÉ DE COPERTINO +1663
(este santo foi um espetáculo: tinha levitações, bilocações e uma série de fenômenos, e isso esquentava a ideia dos superiores, que não sabiam como conter a multidão que o procurava).Veja mais no blog: S. JOSÉ DE CUPERTINO


Amós 5,14-15.21-24- Texto bom para refletirmos sobre as festas e comemorações litúrgicas e religiosas de nossas comunidades. Elas são ou não aceitas por Deus, dependendo de nossa seriedade no serviço aos pobres e necessitados. E sempre lembro que um rico doente ou abandonado pode ser considerado um necessitado.

19- SÃO JANUÁRIO início do século 4º
(seu sangue, conservado, se liquefaz nesta data. Veja no blog: S. JANUÁRIO)


Mateus 8,28-34- As pessoas preferiram ficar com os doentes do que perder mais porcos como exorcismo de Jesus. Atualmente a vida humana ainda é relegada ao esquecimento e o dinheiro ainda fala mais alto do que a partilha e a misericórdia

20- OS 103 MÁRTIRES COREANOS + de 1791 a 1866
Mateus 9,9-13- Eu quero a misericórdia
(atender, ouvir, ajudar, socorrer, visitar, arranjar emprego, perdoar, promover )
 e não o sacrifício
(missas mal participadas, romarias sem devoção, terços rezados de qualquer jeito, ofertas feitas de modo obrigatório). Jesus quer salvar e não condenar. Ele nos dá chance de recomeçar e precisamos fazer o mesmo para com os outros.

21- SÃO MATEUS apóstolo
Mateus 9,9-13 (mesmo de ontem) Mateus decerto já vira e ouvira Jesus e já pensava em segui-lo. Como Zaqueu, ele teve que renunciar ao que ganhara ilicitamente mas, mais do que Zaqueu, ele deixou tudo para seguir Jesus (Zaqueu deixou só uma parte). Leia o artigo:MATEUS O PUBLICANO

22- SÃO MAURÍCIO E COMPANHEIROS- entre 295 e 310
Mateus 9,18-26- A mulher apenas tocou na veste de Jesus e foi curada. Nós ás vezes exageramos na intensidade com que pedimos certas graças, num tom de desespero e, acreditem, falta de fé. Sim, porque Deus não é surdo, nem cego, nem mudo, e conhece profundamente nossos problemas, nossa vida. Se tivermos confiança nele, bastam poucas palavras e ele vai decidir se nos ajudará ou não.

23- SÃO LINO, papa (2º depois de S. Pedro) e Sta. Tecla, séc 1º.
Gênesis 32, 23-33- Vejo neste texto o fato de que Jacó deixou-se vencer por Deus quando quase já o havia vencido. Orígenes e São Jerônimo veem, nesse texto, um símbolo do combate espiritual e da perseverança no caminho da santidade.

24- SÃO GERALDO,+1046, Hungria.
Mateus 10,7-15- Recebemos os dons gratuitamente de Deus e temos que dá-los gratuitamente. A remuneração necessária para quem vive exclusivamente da palavra, como os padres e bispos, deve receber apenas o suficiente para viver uma vida normal e saudável. É irritante ver algumas dessas pessoas vivendo uma vida de luxo. O texto de hoje é bem claro quanto à pobreza.

25-SÃO SÉRGIO +1342
Mateus 10,16-23 – “Todas as vezes em que a Igreja se revestiu de poderes, afastou-se do Espírito de seu Fundador e secaram as fontes de sua ação. Um discípulo de Cristo é testemunho, como o mestre, de pobreza, simplicidade, humildade, assim como de coragem e clareza de posições em todas as circunstâncias, pronto a suportar com paciência toda injúria, pronto a denunciar toda injustiça: “Prudentes como as serpentes, simples como as pombas”. (v.16)(missal cotidiano 6ª f. 14ª sem.com).

26- SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, início séc. 4º.
Isaías 6,1-8- Gosto deste texto sobre a vocação de Isaías: ele deu como desculpa, para não atender ao Senhor, os seus pecados. Deus “não deu a mínima” para Isaías! Mandou um Serafim purificá-lo encostando uma brasa em seus lábios, já que ele se queixava de que seus lábios eram impuros. Perdoado, não tinha mais desculpas e Deus o enviou a profetizar. E nós? Que desculpas damos a Deus? Não se esqueça que para ele, os pecados e nossos limites não são desculpas! Ele nos perdoará, nos fortalecerá e nos dará seu recado!

27- S. VICENTE DE PAULO- +1660
(Se a imagem se apagou, clique aqui: 

Mateus 10,24-33- Jesus nunca nos prometeu “sombra e água fresca”! Ele previu que haveria tribulações a quem o seguisse, mas garantiu-nos que não tivéssemos medo, porque ele estaria conosco. O máximo que podem nos fazer é matar-nos, mas aí o Reino dos céus nos estará garantido para sempre!

28- SÃO VENCESLAU +935
Isaías 1,10-17 – Quando buscamos o Senhor, seja a sós ou na igreja, temos também que levar como bagagem uma vida de caridade, de misericórdia, de amor ao próximo. Não adianta buscarmos a Deus se tratarmos os outros com desprezo, pouco caso ou nem darmos conta de que eles existem!

29- SÃO MIGUEL, GABRIEL e RAFAEL arcanjos
Mateus 10,34-11,1- O céu não se consegue “tocando viola de papo pro ar”, mas sim lutando e combatendo contra o mal, contra nossas más inclinações: “Não vim trazer a paz, mas a espada!” (v.34).

30- SÃO JERÔNIMO + 420

Mateus 11,20-24- Deus nos dá muitos sinais de sua presença e da necessidade de nossa conversão de uma vida tíbia, morna, ou mesmo má, a uma vida de amor e santidade. Entretanto, mesmo que se deixe frustrar por alguns momentos, “Deus não se deixa frustrar para sempre!” (Pe. Fernando Cardoso). Algum dia, talvez, não tenhamos tempo para nos arrepender.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01