MARÇO

  

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31


VAMOS REFLETIR SOBRE AS LEITURAS DA QUARESMA.

01/03-SÃO SUITBERTO+713

Joel 2,12-18- “Retornai a mim de todo o vosso coração com jejum, com lágrimas e com lamentação”. O jejum não precisa ser de alimentação. Pode ser de tevê, de algum vício, de algo supérfluo que impeça a oração, da internet, de bebidas etc. Não deixe de praticar neste tempo de quaresma algum tipo de jejum!

02/03-SÃO SIMPLÍCIO - +483

2ª Coríntios 5,20-6,2- “Reconciliai-vos com Deus! (...) Eis agora o tempo favorável por excelência! Eis o dia da Salvação! Quantas vezes você se confessou na vida? Você faz seu exame de consciência ou pelo menos pede a Deus perdão dos pecados todos os dias? Se ainda não faz isso, acostume-se a fazê-lo! Este é um tempo favorável para melhorarmos nosso autoconhecimento, condição indispensável para a nossa santidade.

03/03- OS 40 MÁRTIRES DE SEBASTE +320

Mateus 6,1-6.16-18. Nossas orações, jejuns e esmolas devem ser feitos de modo honesto, sincero, humilde, e nunca para nos vangloriarmos ou humilharmos outras pessoas. Deus está vendo e isso nos deve bastar. Deus não aceita ofertas misturadas com vaidade e segundas intenções! Percebamos isso em nossa vida!

04/03-SÃO CASIMIRO=1484

Deuteronômio 30,15-20- Ouvir e praticar os mandamentos de Deus, para receber sua graça. Se você é católico, já estudou ou estuda a nossa doutrina? Lê a bíblia diariamente, pelo menos procurando nossas citações na bíblia para estender um pouco mais a meditação?

Temos o Bloguinho Catequético e o Site Catequético com muitas coisas para ler e estudar sobre o que a Igreja pensa. Se ainda não tem esse costume, comece agora, na quaresma!

05/03-SÃO DOMINGOS SÁVIO,+1857, com 15 anos, aluno de D. Bosco.

Lucas 9,22-25- Qual é o tamanho de nossa cruz? Não importa! Se a segurarmos e seguirmos a que Cristo carregou, com todo o amor que tivermos, ele vai ajudar-nos a carregá-la. Não somos nós os Cirineus, mas Jesus é o nosso próprio Cirineu!.

06/03-STA. ROSA DE VITERBO +1253

Isaías 58,1-9- O jejum que Deus prefere e aceita é a nossa dedicação aos pobres e oprimidos, que é algo muito mais difícil do que deixar de comer... Leia o texto! Não adianta fazer penitência se somos antipáticos, vaidosos, orgulhosos , e pessoas inacessíveis, difíceis de se tratar!

07/03- SANTAS PERPÉTUA E FELICIDADE, mártires século 3.

Lucas 5,27-32- A vocação de Mateus (=Levi) é muito bonita. Veja um texto que há neste blog, “Mateus, o Publicano,” sobre a conversão dele.

“Segue-me!” Palavra dita com autoridade. “Segue-me” e eu te farei feliz! “Segue-me”, apesar das agruras que irás encontrar, pois eu serei atua força! “Segue-me!” Para que muitos outros também te sigam! Amigo(a), Jesus falou essa palavra várias vezes a nós. Será que nós a ouvimos? Nós o seguimos?

08/03- SÃO JOÃO DE DEUS +1550

Dos 55 anos vividos por esse santo, só 15 foram de conversão, segundo ele mesmo dizia. Foi soldado, expulsos por acusação de roubo e fundou uma livraria com livros imorais, até se converter aos 40 anos. Queimou todos os livros imorais e dedicou-se aos doentes mentais, idosos, mansos, paralíticos.

Mateus 25,31-46- É um “trailer” do Juízo Final. Os pecados que levarão à condenação são todos os contra a caridade. Nenhum por seguir doutrinas incertas ou por não ir à missa, ou por comer carne de porco etc. “Quem possuiu e viveu um amor verdadeiramente autêntico para com os outros, possuiu e viveu algo do próprio Deus” (comentário do missal cotidiano da 1ª segunda da quaresma). Nesse caso os não batizados são salvos porque “A fidelidade no cumprimento do dever de suas vidas, a vontade de serviço até o fim faz deles batizados” no chamado “Batismo de Desejo” (idem).

Deus não leva em conta muitas coisas supérfluas que insistimos em colocar como primordiais. A aparência, para ele, nada significa. Ele olha o coração (Isaías 55 e Samuel, quando estava procurando um dos filhos de Jessé).

09/03- STA. FRANSCISCA ROMANA +1440

Dedicou-se aos pobres e doentes.

Isaías 55,10-11- Tudo o que praticarmos de bom e santo será utilizado por Deus. Como diz o ditado, Deus “não dá ponto sem nó”. Ele aproveita todo o bem que fazemos. Esse é o sentido do texto de hoje. Várias vezes eu senti que ninguém estava nem aí com os meus sermões, mas mais tarde percebi que não era bem assim, que as pessoas parecem não prestar atenção, mas a palavra de Deus sempre dá frutos!

10/03-SÃO JOÃO OGILVIE - +1615, mártir

Jonas 3,1-10- Nínive toda se converteu com 1/3 da pregação de Jonas. Ele deveria pregar os três dias, mas só pregou um dia, a fim de que pudesse ver a destruição da cidade. É triste pensar nisso, mas há pessoas que se acham ligadas à Igreja que não admitem convertidos em seu meio! “Fazem a “ficha” da pessoa e não a apagam nem a atualizam”(quem dizia isso era a teóloga americana Ana Flora Andersen). As pessoas mudam, melhoram, crescem na graça de Deus. Confiemos, mesmo sabendo que algumas delas possam nos decepcionar! Vale a pena corrermos o risco!

11/03-STA.FLORA E STO EULÓGIO_ +859, mártires.

Mateus 7,7-12- Não recebemos certas graças porque não estamos pedindo um pão, como diz o texto, mas uma pedra, e só Deus sabe disso. Por isso, ele não nos dá aquela graça pedida, mas outra, a de que realmente necessitamos para entrarmos na vida eterna. Não podemos nos zangar com Deus. Se rezarmos uma só vez na vida com sinceridade o Pai-Nosso, nós concedemos a ele a liberdade de fazer em nós a sua, e não a nossa vontade. “Seja feita a vossa vontade”.

12/03- SANTO INOCÊNCIO, papa, século 5º

Ezequiel 18,21-28: Eu não tenho prazer na morte do pecador, mas em que ele desista da sua conduta e viva. Deus nos dá muitas possibilidades de nos converter e mudar de vida. Entretanto, diz Gálatas 6,7: “Não vos iludais! De Deus não se zomba! O que o homem semear, isso colherá!” Temos que aproveitar as chances e as oportunidades para nossa conversão, mudança de vida. A sua pode ser a leitura deste texto! A minha chance, a de estar escrevendo isto. Já pensou nisso? Essas palavras de Ezequiel podem ser a última chance que Deus está nos dando!

13/03- STA. SERAFINA, +1253 (15 anos).

Mateus 5,20-26- Jesus nos orienta sobre as nossas desavenças. Não guardar rancor nem ódio de ninguém. As palavras são bonitas, mas muito difícil de praticá-las. Amar não é gostar. Amamos, mas não gostamos dos inimigos. Não há como! Amar é fazer tudo pelo bem do outro, e talvez nesse “tudo” esteja incluída uma reprimenda, uma punição. De nossa parte, pelo menos, que não haja nenhum mau sentimento em relação ao irmão que nos ofendeu. Se somos nós os ofensores, peçamos perdão! Aí nossa oração será ouvida.

14/03- STA. MATILDE -+968

Mateus 5,43-48- “Sede perfeitos como o vosso Pai é perfeito”. Hoje só quero lhe perguntar como eu me pergunto sempre (e nunca gosto da resposta): o que você precisa ainda para ser uma pessoa perfeita como o Pai é perfeito?

15/03-SÃO CLEMENTE MARIA HOFFBAUER-+1820

Lucas 6,36-38 “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados! Perdoai e vos será perdoado”.

Prestemos muita atenção nessas palavras! O que pedirmos para nós, ao Pai, devemos praticar em relação aos irmãos. Se formos misericordiosos, Deus também nos tratará com misericórdia e, como diz Tiago, a misericórdia triunfará sobre o nosso julgamento final. Se não julgarmos (julgar é colocar malícia e maldade nos atos alheios), também não seremos julgados, ou seja, Deus vai levar em conta a nossa ignorância e fraqueza ao perdoar nossos pecados. E perdoemos, para que Deus também nos perdoe! Se tivermos dificuldade para praticar tudo isso, peçamos a Deus e Ele nos dará a graça, a “facilidade” para o praticarmos.

16/03-STA. LUÍSA DE MARILAC- +1661- fundou com S. Vicente de Pulo as Irmãs de Caridade.

Mateus 25,1-12- Nós pregamos o Evangelho mais com o bom exemplo do que com a palavra. Como dizia o beato Carlos de Foucauld, não só proclamar, mas gritar o Evangelho, não só com as palavras, mas com a vida! São Francisco de Assis, antes dele, já dizia: “Proclamar o Evangelho sempre, e, quando necessário, também com as palavras”. Você se preocupa em praticar aquilo que aconselha aos outros? Para nós, padres, isso é difícil, pois temos que pregar mesmo aquilo que temos dificuldade em praticar. Mas, com a ajuda de Deus, tudo se torna possível! Até praticar aquilo que pregamos ou aconselhamos! Quando não conseguirmos, peçamos perdão humildemente e recomecemos a luta!

17/03-SÃO PATRÍCIO +461

Mateus 20,17-28.”Quem quiser tornar-se grande entre vós, seja aquele que serve, e o que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo”. É... a lógica de Deus é bem diferente da nossa! Que pensar das maquinações que há entre os empregados de uma indústria, de um escritório, de uma universidade, de um hospital, de um clube, ou do governo, para que este ou aquele se torne mais importante? Diz o Irmão Carlos de Foucauld que Jesus pegou o último lugar, que nunca lhe será tirado! E ele criou o mundo com o Pai! Ele é Deus! Maria nos ensinou a humildade. A humildade, a simplicidade, o serviço aos irmãos, esse é o caminho para sermos felizes no céu, não interessa o lugar em que ficarmos por lá. Mesmo respeitando nossas diferenças, todos somos amados por Deus. Nós somos o que somos diante de Deus.

18/03- SÃO CIRILO DE JERUSALÉM+318

Jeremias 17,5-10- O homem que confia no Senhor é como uma árvore plantada junto à água, que sempre estará viçosa e dará frutos. É também o tema do salmo 1. Confiar e crer em Deus significa renunciar ao pecado e a tantas outras coisas. Isso pode representar para nós um tipo de morte, principalmente nos dias de hoje, em que o prazer é praticado desenfreadamente. Mas a luta para permanecermos ilesos quanto ao pecado, vale a pena! Estaremos sempre com nossas “raízes” no Senhor, e nunca a paz nos deixará.

Lucas 16,19-31- O rico goza a vida, e Lázaro sofre. Na outra vida, o papel se inverte: o rico é como uma árvore que ficou longe da água (=longe de Deus) e secou; Lázaro é uma árvore que permaneceu no último lugar com Jesus (=raiz na água) e permaneceu viçosa na vida eterna.

19/03- SÃO JOSÉ-

Mateus 1,16.18-21.24ª – José poderia ter denunciado Maria e ela seria apedrejada até morrer, acusada de adultério. Ele pensou em deixa-la em segredo e, assim, assumir toda a culpa do rompimento do casamento. É difícil ver esposos desse tipo. José acreditou num sonho (o anjo lhe disse no sonho o que havia acontecido). Essa sua atitude mostra que, no íntimo, ele confiava em Maria e sabia que ela era incapaz de fazer-lhe qualquer desaforo. O sonho só confirmou o que ele já imaginava: algo divino estava ocorrendo com eles! Pergunto? será que nós temos coragem de assumir uma pessoa (como amiga, colega ou relacionamento desse tipo) mesmo com dúvida sobre sua integridade? E que pensar nos ciúmes doentios que muitos casados sentem um pelo outro?

20/03- STO. AMBRÓSIO DE SENA –século 13

Mateus 21,33-43.45-46- A parábola é atual porque também nós podemos recusar a salvação trazida por Jesus. “Ninguém pode pretender ser salvo firmado numa segurança arrogante e presunçosa, porque a única segurança é a misericórdia de Deus” (missal cotidiano, sáb. 2ª sem. quaresmal). Ser membro da Igreja Católica não nos garante a salvação. Só poderemos obtê-la por meio de uma vida santa e operosa, e baseados na pura graça de Deus. É pela graça que seremos salvos.

21/03- SÃO NICOLAU DE FLUE-+1487

Miquéias 7,14-15.18-20-“Novamente ele nos manifestará sua misericórdia, calcará aos pés as nossas faltas e lançará no fundo do mar todos os nossos pecados!” Acho que não há muito o que comentar! Só vai para o inferno quem quer! Confiemos na misericórdia divina, mas proponhamo-nos vigiar sempre para não abandonarmos a luta pela santidade.

22/03- SÃO JOSÉ ORIOL-+1702

Lucas 15,1-3;11-32 – Observem que o pai não esperou o filho pedir perdão, mas foi encontrá-lo quando o viu chegando. Também não consta que o filho quisesse pedir perdão, mas apenas constatar que fez uma burrada e que queria saber se podia ficar ali como empregado. Assim é Deus para conosco: ele sempre está lá. Nós é que nos distanciamos! Comparo a um filho que, na estrada, abandona o carro em que está com os pais, por birra, mas os pais o seguem com o carro até que ele resolva a voltar e a entrar novamente no carro. “Senhor, pequei, mas voltei. Perdoai-me e recebei-me de volta! Quero recomeçar minha convosco!” Outro ponto da história é a falta de acolhida por parte do irmão que não abandonara o pai. Na comparação, podemos dizer que não adianta acharmos estar com Deus se desprezamos e não recebemos o irmão arrependido ou que pede uma segunda chance

23/03- SÃO TURÍBIO DE MONGROVEJO, +1606

Lucas 4,24-30- Jesus não age só em favor dos católicos e cristãos, mas em favor de todos os que buscam a misericórdia, a caridade, o amor mútuo, enfim, os que seguem seus preceitos, mesmo que o não conheçam. Não temos o monopólio da salvação. Desse modo, acolhamos os irmãos e não irmãos e respeitemos suas convicções! Defendamos apenas aquilo que seja pecado e possa condenar alguém à morte eterna.

24/-STA. CATARINA DA SUÉCIA, +1381

Daniel 3,25.34-43- “Não retires de nós a tua misericórdia! (...) É de todo o coração que vamos seguir-te, vamos temer-te e procurar a tua face! “ Não basta pedir perdão! É preciso propor não mais pecar! Se ainda não conseguirmos nos arrepender, mesmo assim, peçamos perdão e nos comprometamos a não tornar a pecar. O arrependimento é um dom de Deus e devemos pedi-lo sempre!

25/03-ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

É realizada hoje porque perfaz 9 meses até o dia 25 de dezembro, dia em que comemoramos o Natal de Jesus.

Lucas 1,26-38- Lucas “enfeitou” a encarnação de Jesus. Mateus é mais realista: diz que num certo dia, Maria percebeu estar grávida, e viu que acontecera pela força do Espírito Santo (Mateus 1,18). Seja como for, Jesus é Deus e homem verdadeiro, e se encarnou para viver em tudo a nossa vida, menos o pecado, e nos conduzir ao paraíso. Precisamos ler a bíblia e meditá-la sempre. Hoje medite sobre o “sim” de Maria. Será que nós nos dispomos a dizer sim a qualquer coisa que Deus nos peça?

26/03-STA. LÚCIA FILIPPINI-+1732-

Lucas 11,14-23 :”Quem não está a meu favor, está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa.” Há dois modos de viver: um deles viver sem Deus, ou independente de Deus: você vai trabalhar o dobro e o trabalho não vai render; o segundo modo é fazer tudo por amor a Jesus, e estar sempre unido a ele e aos irmãos, seja na oração, seja na caridade: aí, seu trabalho vai progredir de modo tranquilo e sem muito esforço. Já dizia o salmo 126 (127): “É inútil o cansaço dos pedreiros se o Senhor não construir a casa (...) A quem o ama, ele dá o pão até enquanto dorme”. O trabalho de quem reza, teme a Deus e o procura sempre, rende muito mais do que quem não faz isso. Isso eu sei de experiência própria, quando era chefe de secção de um banco, na minha juventude.

28/03-SÃO GUNTRANO- século 6º

Lucas 18,9-14 e Oséias 6,6- “Eu quero o amor e não o sacrifício”. Deus ouviu a oração do publicano porque ele tinha muito amor e humildade. O fariseu fazia muitos sacrifícios de cordeiros (podemos comparar com nossas romarias? Nossas 1000 Ave-marias? Nossas Missas?), mas não tinha amor ao próximo. Deus quer que o amemos por meio do amor ao próximo. Eis a verdade! Como estamos vivendo nossa vida de cristãos?

Cito aqui um texto bonito do Irmão Carlos de Foucauld: “É necessário passar pelo deserto e aí se demorar, para receber a graça de Deus; é aí que se esvazia, que se expulsa de si tudo oque não é Deus e que se esvazia completamente esta pequena morada de nossa alma, para deixar o lugar inteiramente só para Deus”.

29/03- SÃO CONSTANTINO monge século 6º e São Constantino rei da Cornualha (Ingl.),+598

João 5,1-16- “Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!”(v.14). O melhor modo de tirar o medo de nossos corações, o medo do que possa nos acontecer no futuro, é servir a Deus de coração, sem pecados, curtindo o amor a Deus por meio do nosso dia a dia de relacionamento caridoso para com o próximo. A insegurança é fruto do nosso pecado, da nossa falta de amor. Diz S. Paulo: “Ama e faze o que queres!”

30/03- SÃO JOÃO CLÍMACO,+649

Isaías 49,8-16- Deus é como a mãe que nunca se esquece do filho que gerou: “Eu não me esquecerei de ti” O versículo 16 é surpreendente: “Eu te tatuei (=gravei) na palma de minha mão” Você (e não seu nome) está tatuado (a) na palma da mão de Deus. Que mais poderá temer? Deus nos ama mais do que a mãe ama o filho. Onde você pode encontrar um amor assim? Vale a pena deixa-lo pelo amor ao pecado ou a nós mesmos, numa vida individualista?

31/03-BEATO AMADEU DE SABÓIA- +1472

Êxodo 32,7-14 Eu gosto de ver, nesse trecho, o diálogo entre Deus e Moisés. Deus lhe disse: esse TEU povo, que TU tiraste do Egito.. E Moisés retrucou: MEU povo não, Senhor! Esse é o VOSSO povo, e não fui eu, mas fostes vós que o tirastes do Egito! Aprendamos com ele a dialogar com Deus em nossas orações! Aprendamos com Moisés como conversar com Deus, o amigo melhor que temos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01