MAIO

 


01/05-SÃO JOSÉ OPERÁRIO- FESTA DO TRABALHO
O trabalho deveria dignificar o homem, mas tem sido causa de desgosto e frustração para muita gente: má remuneração, trabalho escravo, insalubridade, falta de segurança, falta de tempo para descanso etc. Diz Colossenses 3, 17.23-24: “Tudo o que fizerdes de palavra ou ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, por ele dando graças a Deus, o Pai.Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para os homens, sabendo que o Senhor vos recompensará como a seus herdeiros: é Cristo o Senhor a quem servis”! Seja qual for o seu trabalho, faça-o com amor, sem murmurações, e se sentirá melhor. Isso não quer dizer que você não deva reivindicar seus direitos! Não é isso que estou falando. Reivindique, una-se aos grupos de diálogo com os patrões, exerça seus direitos. Mas quando estiver no trabalho, ofereça-o ao Senhor como oferta agradável. Ele acatará você e o (a) fortalecerá.

02/05- STO. ATANÁSIO - +373
Atos s5,34-42- Deixaram o Sinédrio muito alegres de terem sido julgados dignos de sofrer ultrajes pelo Nome”. Pode parecer esquisito alegrar-se pelo sofrimento, mas é isso mesmo que acontece com quem se lança a caminhar com Jesus no caminho do paraíso. O sofrimento assumido por amor a Cristo nos purifica, repara as ofensas que lhe fizemos e isso nos faz sentir melhor. Muitas vezes começamos a duvidar se estamos no caminho certo, ou seja, se aquele que estamos seguindo é o caminho do céu!
Quando conseguimos superar o sofrimento e fazê-lo parte de nossa oração, ele passa a ser o motivo de nossa alegria por termos certeza de que estamos no caminho certo.

03/05- SÃO FELIPE E SÃO TIAGO apóstolos
João 14,6-14- “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida,”. Jesus é Verdade porque é a perfeita revelação do Pai. É vida porque desde já faz os homens participarem da comunhão com o ser vivo. É caminho porque é o encontro de Deus com o homem. Filipe estava esperando uma manifestação divina com raios, luzes, trovão... Mas desde que Jesus nasceu, tornou Deus visível e presente entre nós e tornou desnecessário que haja manifestações espalhafatosas como narra o Antigo Testamento. “Quem me vê, vê o Pai”. Deus só pode ser visto com os contornos humanos de Jesus. Isso tudo pode nos levar a meditar sobre nosso dia a dia, às vezes sem novidades, e buscar a cada dia a grande novidade do amor de Deus para conosco, e sua presença invisível, mas percebida através da paz e da alegria interna que sentimos quando permanecemos em Jesus, ou seja, no Caminho, na Verdade e na Vida.

04/05- SÃO FLORIANO – SÉCULO 4º.
João 6,1-15- Alguns estudiosos da bíblia garantem que a multiplicação dos pães e dos peixes não foi tanto um milagre de terem aparecido do nada, mas de partilha. Orientados pela palavra de Jesus, todos repartiram os lanches que haviam trazido, como essa pessoa que cedeu o seu lanche para a multiplicação. Todos se saciaram. Isso pode ter sido possível, pois de 5 mil homens (sem contar mulheres e crianças), só aquele menino havia levado lanche? Pelo sim e pelo não, fica aqui uma reflexão sobre as nossas possibilidades atuais de resolvermos muitos problemas sem necessariamente recorrermos aos milagres, mas à caridade, à cooperação mútua, a partilha.

05/05- SÃO PEREGRINO+1354
João 6,16-21- Jesus, caminhando sobre as águias, mostra-nos que ele domina a natureza, domina o mal (simbolizado pelo mar) e se mostra Deus e Senhor. Será que nós confiamos de verdade em Jesus como companheiro de nossa caminhada, com poder para transformar a nossa vida?

06/05-SÃO LEONARDO MURIALDO_+1900
Atos 6,1-7-  Os apóstolos criaram os diáconos para o trabalho apostólico. Todos somos chamados a algum trabalho na comunidade. Você já descobriu o seu?

07/05- SANTA  CATARINA TEKAKWITHA (índia canadense)+1680
Atos 6,8-15- Sempre se consegue pessoas que caluniam outras para prejudicá-las, geralmente com interesses egoístas. Muitos estão presos por motivo de pura calúnia. Não sei se você sabe, mas certos tipos de denúncias, como o atentado ao pudor (sempre taxado de “violento”), não requer provas para a condenação do acusado. Basta uma mulher, mesmo a esposa do fulano querer pô-lo na prisão, que consegue. O homem não  tem como dizer que não fez aquilo, pois a “justiça” (valha-me Deus) sempre dá o crédito para a “vítima”. É preciso ter muito cuidado com as palavras para não prejudicar ninguém com elas!

08/05-      SÃO VÍTOR, século 4º
João 6,22-29- No vers. 26 percebemos a tristeza com que Jesus viu o interesse materialista dos que tinham comido pão de graça. Eles não estavam interessados em mudar de vida, mas em conseguir mais pão. Não é o retrato de tantas pessoas que vivem atrás de milagres e coisas fora do comum e não se importam com a própria conversão? Cabe-nos captar a mensagem e perceber até que ponto nossas orações e nossa busca de Deus são livres de interesses pessoais nada cristãos!

09/05- SÃOMÁXIMO séc 4º, S. Máximo séc.5º e S.Máximo séc.7º
João 6,30-35- “Eu sou o Pão da vida”. Nós procuramos nos alimentar de Jesus, ouvindo com atenção o que ele nos disse, procurando-o na oração, praticando suas palavras? Ele nos garante: “Quem vem a mim nunca mais terá sede”. Será que muitas vezes não buscamos a saciedade em outro tipo de alimento, como a satisfação pessoal “ qualquer custo?”

10/05- STO. ANTONINO +1459
Atos 8,1-8- A perseguição violenta à Igreja de Jerusalém forçou, de certo modo, a expansão da Igreja pelo mundo afora. Do mesmo modo há certos revezes em nossa vida, certas coisas inicialmente indesejáveis, que produzem outras que acabam sendo a solução para muitos problemas aparentemente insolúveis. Creia nisto: quem ama a Deus e ao próximo e se esforça por seguir os ensinamentos de Jesus, nunca é abandonado, e até as coisas aparentemente “nocivas” acabam se tornando um “remédio” para uma vida mais digna e feliz.

11/05- STA. MARIA BERTILLA BOSCARDIN +1922
João 6,35-40- “Vós me vedes, mas não acreditais”. Quantas vezes agimos como quem não acredita em Deus! Pense nisso com honestidade e verá quantas surpresas vai ter! Na verdade, nós não vemos Jesus, mas sentimos sua presença em nossa vida com tantas graças que ele nos concede diariamente. Muitas vezes nós nem as percebemos!

12/05- STOS NEREU, AQUILES, PANCRÁCIO, mártires, final século 3
João 6,39- “A vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu”. Tenha, pois, confiança! Jesus não quer perder-nos. Ele nunca nos abandonará, apesar de nossos pecados. O problema é nos acostumarmos longe dele e acabarmos morrendo sem ele, mas sem perceber que ele, Jesus, nunca deixou de estar ao nosso lado, aguardando nossa decisão de deixar o pecado (=outros deuses) para amá-lo e acolhê-lo.

13/05- N. SRA. DE FÁTIMA, 1917 E Sta. Júlia Billiart +1816
Atos 8,26-36.38-40- Pela pregação de Filipe é que o eunuco etíope chegou ao conhecimento e à fé em Jesus como Deus encarnado. A pregação é muito importante. No mundo há mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não creem em Jesus. Quem vai falar-lhes de Jesus? O que eu, você, estamos fazendo para espalhar a promessa de eterna felicidade, que é o evangelho (=boa nova)? Em Fátima, Maria prometeu: “O meu Imaculado Coração triunfará”; isso inclui, naturalmente, a fé em Jesus Cristo.

14/05- SÃO MATIAS APÓSTOLO
Atos 1,16-22- Foi Chamado a substituir Judas Iscariotes. Acho interessante o modo da escolha, por sorteio. É difícil, às vezes, discernir qual é a vontade de Deus em certos assuntos. Os apóstolos resolveram a escolha por meio do sorteio. E você, como consegue conhecer a vontade de Deus a seu respeito? Dou-lhe uma dica: muita oração, sinceridade, amor, e se coloque sob a direção de algum(a) diretor(a) espiritual. Ele (ou ela) vai orientá-lo (a). Só que esse (a) diretor(a) espiritual deve ser alguém ligado(a) profundamente à Igreja!

15/05- STO. ISIDORO ou ISIDRO, lavrador, século 11
João 6,44-51 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia!”. Quando buscamos a Deus, não estamos tomando a iniciativa: estamos já respondendo ao seu convite. Somos chamados à vida e à vida eterna por Deus, e ao o amarmos, ao pedirmos seu auxílio, estamos lhe dizendo “sim”.

16/05-SÃO SIMÃO STOCK+1256-
N. Sra., que depois desse fato começou a ser chamada naquele lugar de N. Sra. do Carmo, mostrou-lhe o escapulário, que ele e seus irmãos de religião deveriam usar e depois se estendeu a todo o mundo, na forma miniaturizada.
João 6,51-59- Jesus nos apresenta, como alimento, seu Corpo e seu Sangue, na Eucaristia. Você crê de verdade que a Hóstia Consagrada e o vinho consagrado são o Corpo e o Sangue de Cristo? Não são apenas símbolos, mas são realmente Jesus! Você comunga sempre que é possível? Veja no nosso blog O MILAGRE DELANCIANO

É impressionante como o capítulo 6 de João é verdadeiro: “ A minha carne é verdadeira comida, o meu sangue é verdadeira bebida” Acredite! A Eucaristia é, verdadeiramente, Jesus!

17/05- SÃO PASCAL BAILÃO SÉCULO 16
Atos 9,1-20- Conta a maravilhosa conversão de S. Paulo. De perseguidor, tornou-se o maior e melhor propagador do cristianismo. Amigo(a), qualquer fraqueza que você possua, peça a Deus e ele o(a) livrará dela! A nossa conversão não depende tanto de nossa força de vontade, mas de a implorarmos a Jesus!

18/05-SÃO JOÃO I, PAPA, século 6º.
(o rei Teodorico, que o matou de fome e de sede, morreu três meses depois!)
João 6,60-69- Muitos que ouviram Jesus falando que sua carne e seu sangue eram alimentos, o abandonaram. Pedro, porém, foi categórico: “ A quem iremos, Senhor? Tens palavras de vida eterna!” E não o abandonou. Ter fé é isso: haja o que houver, nunca abandonemos a “barca” da Igreja. Jesus a conserva e a protege, e se faz nosso alimento na Eucaristia!

19/05- STO. IVO-+1303
Atos 11,1-18- Os pagãos foram admitidos ao cristianismo sem precisar passar pelo judaísmo. Todos somos chamados a seguir Jesus. Não há maior nem menor diante de Deus: todos somos como crianças, que precisam de seu amparo e de sua proteção paterna e materna. Precisamos aprender a respeitar as outras religiões, mesmo sem deixarmos a nossa!

20/05- SÃO BERNARDINO DE SENA +1444
Criador do famoso símbolo IHS (Jesus), que ele escrevia em toda parte.
João 10,1-10- Jesus ao mesmo tempo é o pastor e a porta, por onde as ovelhas passam. Como as ovelhas conhecem o pastor, precisamos aprender a conhecer Jesus pela oração e pela leitura atenta dos evangelhos e de toda a bíblia, principalmente o Novo testamento. Você lê a bíblia diariamente?

21/05-STO. ANDRÉ BÓBOLA-+1657-
Foi cruelmente torturado e martirizado, mas seu corpo se conserva incorrupto e inclusive, em 1922, com a invasão comunista da Polônia, foi levado ao museu médico de Moscou para estudos, mas Roma conseguiu resgatá-lo e hoje está sendo venerado (e visto) na catedral de Varsóvia. Foi um dos martírios mais cruéis de que se tem conhecimento! Veja o comentário que o blog http://sucessoresdepedro.blogspot.com.br faz desse santo:
Foi quase impossível reconhecê-lo. Seu corpo mutilado foi enterrado em uma igreja na cidade polonesa de Pinsk. Quarenta anos depois seu corpo estava perfeitamente conservado: carne e músculos suaves ao toque e o sangue de suas feridas parecia que fora congelado. Novamente as condições não eram próprias para a preservação de um corpo: tumulo úmido, feridas abertas... Ao seu lado encontravam-se outros corpos já em estado avançado de decomposição. Em 1835, a preservação do seu corpo foi aceita pela Sagrada Congregação dos Ritos, como o milagre necessário para a sua beatificação”.
(veja vídeo sobre esse assunto : https://www.youtube.com/watch?v=efzf93ZPnPQ
João 10,9- “Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo. Entrará e encontrará pastagem”. Amigo(a), os corpos incorruptos são o sinal autêntico da veracidade de nossa fé!

22/05- STA.RITA DE CÁSSIA-+1457-
Esposa, mãe e religiosa. Seu está incorrupto. Nunca foi enterrada! Veja como ele está, aí ao lado
João 10,11-18. Jesus deu sua vida livremente. Se ele quisesse, poderia ter evitado a morte. Ele, na verdade, permitiu que o matasses. E nós? Estamos convencidos de entregar a nossa vida nas mãos de Deus totalmente? Reze diariamente a Oração do Abandono, que está aí na coluna lateral! Hoje, você pode rezá-la diretamente aqui:
" Meu pai, a vós me abandono. Fazei de mim o que quiserdes. O que de mim fizerdes, eu vos agradeço. Estou pronto para tudo, aceito tudo, contanto que a vossa vontade se faça em mim e em todas as criaturas. Não quero outra coisa, meu Deus. Entrego a minha vida em vossas mãos. Eu vô-la dou, meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque eu vos amo e porque é para mim uma necessidade de amor dar-me e entregar-me em vossas mãos sem medida e com infinita confiança, porque sois meu Pai”. (Charles de Foucauld).

23/05- SÃO JULIANO +308, mártir, e S. Juliano do século 15.
João10,22-30: “Eu e meu Pai somos um!” E Jesus pede que nós sejamos um entre nós, como ele é com o Pai (João 17,22), e que aceitemos ser suas ovelhas. “Ninguém as arrebatará de minhas mãos”. Ninguém! Anote isso! A única pessoa que pode nos arrebatar das mãos de Jesus somos nós mesmos. É aí que “mora o perigo”!

24/05- SÃO VICENTE DE LERINS,+450
Atos 12,24-13,5ª – A missão de evangelização vem do Espírito Santo. A iniciativa procede de Deus e da comunidade (oração e jejum) e, particularmente, dos responsáveis por ela (imposição das mãos e envio). Nunca faça seu trabalho apostólico desligado (a) da Igreja, dos responsáveis pela sua paróquia! Trabalhe sempre unido(a) à comunidade paroquial a que você pertence ou a que você se agregou!

25/05-SÃO BEDA O VENERÁVEL século 10; São Gregório 7º, e Sta. Madalena de Pazzi.
João 12,44-5—Quem crê em Jesus, crê no Pai. Jesus é a luz do mundo. Ele não veio nos julgar, mas nos salvar. Quem nele crê “não permanecerá nas trevas”. Estou bem consciente de que com o pecado eu estou rejeitando não apenas Jesus, mas também o Pai?

26/05-SÃO FELIPE NERI+1595
É o santo mais divertido que existiu, o “santo da alegria”. Atraía jovens como o açúcar atrai as moscas! Seu lema: “Pecados e melancolia estejam fora da minha casa”(em italiano rima).
Mateus 5,12- “Alegrai-vos e exultai, porque recebereis uma grande recompensa no céu”. A vida que você leva pode ser oferecida a Deus como oração e aí a alegria lhe será eterna. Deus providenciará para que você veja os pontos obscuros que devem ser esclarecidos com sua infinita luz.

27/05- STO AGOSTINHO monge século 6º
Atos 13,13-25- NESSE RESUMO DO Antigo Testamento, vemos como os grandes homens da história do povo de Israel foram humildes, terminando em João Batista (v 25). Até que ponto vai a nossa humildade? Anunciamos Jesus ou a nós mesmos?

28/05- SÃO GERMANO-século 8º
João 13,16-2-: “O rito do lava-pés lembra que o verdadeiro e definitivo sinal de reconhecimento do cristão é o serviço dos irmãos, o interesse para com os necessitados, os pequeninos” (missal cotidiano 5ª f. 4ª sem Páscoa).

29/05- SÃO FERNANDO rei da Espanha +1252
João 14,1-6- “Não se perturbe o vosso coração (...) Na casa de meu Pai há muitas moradas”. Crer é confiar na misericórdia de Deus. Ele vai nos levar ao céu”! Basta que o peçamos desde hoje até o dia de nossa morte! “Nada te perturbe, nada te espante, tudo passa! Deus nunca muda! A quem a Deus busca, nada lhe falta! Só Deus basta! (Sta. Teresa de Ávila)

30/05- SANTA JOANA D’ARC,+1431
Atos 13,44-52- Por favor, preste atenção no versículo 50: quem expulsou Paulo e Barnabé da cidade foram “algumas senhoras nobres e devotas”. Qualquer semelhança com pessoas e fatos atuais não é, de jeito algum, mera coincidência. Há pessoas “ nobres e devotas” que sempre prejudicam a misericórdia da convivência comunitária com suas malditas fofocas e calúnias!

31/05-VISITAÇÃO DE MARIA A STA. ISABEL
Lucas 1,39-56- É interessante notar aqui, no versículo 43, que Isabel chama Maria de “mãe do meu Senhor”, que é o mesmo que “mãe de Deus”. Essa palavra, “Senhor”, em grego, é ”Kyrios”, e equivale a Javé e Adonai do Antigo Testamento. É o título que se dá a Jesus Ressuscitado. Hoje poderíamos refletir sobre a caridade e a bondade de Maria, neste fim do mês dedicado a ela. Ela foi visitar uma pessoa necessitada de cuidados. Como tem sido a nossa vida nesse sentido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01