JULHO

 


01/07-STOS.PROCESSO E MARTINIANO
Atos 20,29- “Eu sei que depois de minha partida, introduzir-se-ão entre vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho” Muitos têm uma fé muito fraca e acabam abandonando o catolicismo por outras religiões. Há muitos católicos relaxados que não conhecem nem a própria doutrina. Se você estiver lendo isto, é porque tem acesso ao nosso “Bloguinho Catequético” e ao site catequético. Eles trazem toda a doutrina católica e diversas pastorais. Não custa dar uma olhada!

02/07- SÃO BERNARDINO REALINO +1616
João 17,11-19- É bom meditar todo esse trecho. Jesus pede ao Pai que sejamos um entre nós como ele é um com o Pai, e pede força e coragem para nós, para que consigamos ser-lhe fiéis. “(peço que) os guardes do maligno”.

03/07- SÃO TOMÉ APÓSTOLO
João 20,24-29- É o Apóstolo que queria pôr os dedos nas chagas de Jesus para verificar se tinha mesmo ressuscitado. “Felizes os que não viram mas creram”= ou seja, nós! Nós não vimos mas cremos, apesar de às vezes nossa fé fraquejar. Peça sempre a fé a Jesus. Ele nos concederá a graça, se a pedirmos sempre! A perseverança é a atitude principal para entrarmos no Paraíso!

04/07-STA. ISABEL DE PORTUGAL +1336
João 21,15-19- Jesus exigiu a confissão de amor de Pedro três vezes, para compensar as três vezes em que ele o negara. É muito bom fazermos algum tipo de ação em favor dos outros ou penitência, como reparação por nossos pecados. Se Jesus exigiu isso de Pedro, decerto o exigirá de nós!
 Nesta altura da liturgia, recomeçamos o tempo comum, no 7°, 8° ou 9° domingo do tempo comum. 

05/07-STO. ANTÔNIO MARIA ZACARIA+1539
Eclesiástico 2,1-11- “Se te dedicares a servir o Senhor, prepara-te para a prova (...) Não te apavores no tempo da adversidade (...) Tudo o que te acontecer, aceita-o! (...) Sê paciente! Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera nele! (...) Não vos afasteis para não cairdes (...) porque o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados e salva no dia da tribulação”. Acho que esse texto fala por si mesmo.

06/07- STA. MARIA GORETI +1902
Mateus 9,35-38; 10,1;5-8- Vamos rezar e pedir ao Senhor que abençoe nossos sacerdotes, dê-lhe força e coragem e continue suscitando “operários para sua messe”, mas também saibamos que todos, mesmo os leigos, são chamados para serem operários da messe!

07/07- STO. ADRIANO século 4º
Tiago 4,10- Tiago diz que nós não recebemos o que pedimos porque pedimos mal, “com o fim de gastardes com os vossos prazeres”. “Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes”; “Sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós”; “Achegai-vos para Deus e ele se achegará para vós”. Sempre que orarmos e pedirmos algo, acrescentemos: “Se for de vossa vontade...”

08/07- STO. EUGÊNIO 3º, PAPA +1153
Marcos 9,33-37- Quem quiser ser o primeiro no Reino de Deus, seja o último aqui na terra; ou seja, aprenda a servir, a ajudar, a socorrer os necessitados, viver na humildade, na simplicidade, e lembrando-se de que é Deus quem nos permite a santidade.

09/07- STA. VERÔNICA GIULIANI +1727
(tinha revelações místicas e conversava com a Virgem Maria e com Jesus, que lhe aparecia em forma de criança. Há 44 volumes com esses relatos. Veja como está o corpo dela, incorruptoJ 
Se não aparecer a imagem, clique aqui: IMAGEM


Tiago 4,13-17- Nossa vida não nos pertence. Coisas podem nos ocorrer a qualquer momento. Por isso Tiago diz que sempre devemos dizer “ Se Deus quiser, amanhã farei isto ou aquilo”

10/07- STO. ÉRICO(ou Érik),+1161 e Sto. Olavo +1030, ambos reis.
Marcos 9,38-40- “Quem não é contra nós, é por nós”. Precisamos aprender uma coisa: a salvação não depende do tipo de doutrina que professamos (católica, protestante, budista...) mas do tipo de vida que levamos. Se a pessoa pratica o que Jesus ensinou, evita o pecado, pratica a caridade, a misericórdia, tem toda a chance de se salvar. Quem não está contra o que Jesus ensinou, é seguidor dele, mesmo que não o conheça.

11/07- SÃO BENTO, patriarca do monarquismo ocidental + 547
Eclesiástico 5,1-8- Vale a pena ler o texto, de beleza e verdade incríveis. “De Deus não se zomba, poderia ser uma frase que resume o trecho. Não demoremos nossa conversão! “Não sejas tão seguro do perdão para acumular pecado sobre pecado! (...) Não adiem de um dia para o outro!”

12/07- SÃO GUALBERTO +1073
Tiago 5,1-6- Texto que fala contra os que se enriquecem injustamente e pagam mal aos seus empregados. Pergunto: você conhece quem paga um salário generoso ou pelo menos justo aos empregados, mesmo à empregada doméstica? Conhece alguém que explora a coitada? A injustiça clama aos céus e o Senhor pune os culpados! (isto está no texto!)

13/07- STO. HENRIQUE 2º +1024, imperador, e Sta. Cunegundes +1039) sua esposa.
Marcos 9,41-50- fala sobre o escândalo e a necessidade que temos de bani-lo de nossas vidas. Só que o escândalo de que fala Jesus tem o sentido mais amplo do que a ideia de escândalo que temos: abrange a ética individualista de muitos cristãos e outras incoerências: riqueza onde deveria haver pobreza evangélica; preocupação excessiva com a beleza dos templos em detrimento da promoção da vida dos pobres; vida de luxo por parte de quem deveria dar exemplo de sobriedade etc. Foi publicada nestes dias uma homilia que o papa Francisco fez aos cardeais e funcionários da Cúria Romana, mas que atinge a todos os que têm algum cargo de coordenação na Igreja. Veja clicando aqui:
O que você acha desse assunto? Como você o vive?

14/07- SÃO CAMILO DE LELLIS +1614-
(patrono dos enfermos)
Eclesiástico 6,5-17- “Um amigo bom e fiel vale mais do que um tesouro”. Para haver uma verdadeira amizade deve haver reciprocidade nas ações, ou seja, um não deve explorar o outro, não se aproveitar de sua bondade etc. O texto comenta bastante as benfeitorias de uma boa amizade. Como você “curte” os (as) seus (suas) amigos (as)?

15/07- SÃO BOAVENTURA+1274
Marcos 10,1-12 – Você é casado (a) ou amasiado (a)? Jesus é exigente nesse assunto. É preciso que o cristão modere seus instintos primários coma oração e a vigilância, a fim de seguir os seus ensinamentos. O casamento não é brincadeira! Deve ser levado a sério! O adultério continua sendo pecado grave!

16/07- NOSSA SENHORA DO CARMO,1251
Apareceu a São Simão Stock, mostrando-lhe como deveria ser o escapulário que ele e seus companheiros da vida religiosa deveriam usar, prometendo muita proteção a quem o usasse, principalmente contra as investidas dos sarracenos. O escapulário, grande, foi adaptado para que os leigos também pudessem usá-lo no pescoço: um pano na frente e outro atrás. Veja as irmãs carmelitas com o verdadeiro escapulário, em seus corpos: irmãs com escapulário ( O escapulário é a roupa toda).

O que muitos usam deveria ser de pano e não de prata ou outro ou metal. O valor do escapulário está na sua humildade. Veja como deveria ser: escapulário de pano. Agora veja no que o transformaram, acessando este site de COMPRAS
Se quer saber mais sobre o assunto, clique aqui: 

A perguntinha indiscreta do dia é esta: Como devoto de N. Senhora, você está disposto (a) a fazer a vontade de Deus como Maria a fez?

17/07- INÁCIO DE AZEVEDO e 39 companheiros mártires, que estavam vindo ao Brasil como missionários, 1565
Tiago 5,13-20- A oração, tanto a individual como a coletiva, é muito importante para uma vida em busca da santidade. Os versículos 14-15 falam sobre o sacramento da Unção aos Enfermos; o vers. 16, fala sobre a Confissão. A oração deve ser fervorosa e o autor dá o exemplo de Elias, que conseguiu tanto parar as chuvas como depois que recomeçassem. E Elias, diz Tiago, “Era um homem semelhante a nós”. Diz também que “ele orou com insistência”. Amigo (a) leitor (a), nunca desanimemos em nossas orações e sempre confessemos a Deus nossos pecados, reconhecendo-nos diante dele pecadores (as).

18/07-SÃO FRANCISCO SOLANO- +1610
Marcos 10,13-15- As crianças dependem em tudo dos adultos e são facilmente bem ou mal dirigidas por eles. Quando Jesus diz que “quem não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele”, quer se referir à facilidade que a criança tem de seguir as orientações dos mais velhos, sua simplicidade e plena dependência: assim devemos nos portar diante de Deus: obedecê-lo com muita confiança, colocar nossa vida em suas mãos.

19/07- SÃO SÍMACO- +514, papa
1ª Pedro 1,3-9 – Pedro diz que está reservada no céu uma herança incorruptível, imaculada e que nunca poderá murchar (imarcescível), para os que, “mediante a fé fostes guardados pelo poder de Deus para a salvação”. Vale a pena, pois, passa pelas dificuldades e lutas pelas quais estamos passando!

20/07- STO. AURÉLIO +429-
Marcos 10,17-27-É a famosa história do jovem rico que foi convidado por Jesus para ser apóstolo. Como ele era muito rico (ou muito apegado á riqueza), não aceitou o convite. Qual será a nossa desculpa para não sermos santos? Ele fazia tudo de modo perfeito, mas era apegado aos bens que possuía. Descubramos quais são nossos apegos, nossas dificuldades, e os combatamos! Atendamos ao chamado (=vocação) que Jesus faz a cada um de nós!

21/07- SÃO LOURENÇO DE BRÍNDISI -+1619
Eclesiástico 35,1-2- O “segredo” para Deus aceitar nossas ofertas, esmolas, trabalhos, orações, é fazer tudo com sinceridade e amor, sem intenções egoístas; “Afastar-se do mal (já) é um sacrifício expiatório”. Ou seja, pelo fato de nos afastarmos do pecado e de todo o mal, isso já é um sacrifício de reparação pelos pecados cometidos no passado. “Em todas as tuas oferendas mostra um semblante alegre”. Isso acontece se o fazermos com amor no coração!

22/07- STA. MARIA MADALENA

1ª Pedro 1,13-16- “Sede sóbrios!” Não voltemos aos pecados passados e já perdoados, mas “tornai-vos também vós santos em todo o vosso comportamento, porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Maria Madalena tornou-se santa. E nós? Estamos pelo menos no caminho?


23/07- STA. BRÍGIDA - +1373
Marcos 10,28-31 – Jesus garante que os que confiarem nele e renunciarem a si mesmos e a tudo quanto se opõe à sua vocação, receberão já agora o cêntuplo, mesmo com perseguições, e no futuro, a vida eterna. A alegria da presença de Deus pode ser sentida em qualquer situação, como diz Sta. Teresinha, com sua vida “A alegria não está nos objetos, mas no mais íntimo do nosso coração; podemos senti-la no mais fino palácio ou na mais triste prisão” (citado por Mônica S.).

24/07- SÃO CRISTÓVÃO +250
Marcos 10,42-45- Entre nós, cristãos, não deve haver relacionamento de superioridade ou de domínio um sobre os outros! Nossa vida deve ser de humildade e partilha, sabendo que se cada um fizer a sua parte, como os membros do corpo, todos lucrarão com isso e a comunidade se aperfeiçoará.

25/07- SÃO TIAGO (maior) +42/43
Mateus 20,20-28 – Quase o mesmo texto de ontem, mas podemos meditar sobre o fato de Tiago (o santo de hoje) e o seu irmão, João, acharem que eram mais dignos do que os outros dez. “Aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o vosso servo!” Por que muitas vezes (para não dizer sempre) achamos que nosso trabalho (por pior que seja) é melhor do que o dos outros? Quando jovem fui faxineiro, e achava que o banheiro que eu lavava era o mais limpo do mundo! Pode isso? Conseguimos ser arrogantes até na limpeza de um banheiro!

26/07- SANT’ANA E SÃO JOAQUIM, avós de Jesus
Eclesiástico 42,20- “Nenhum pensamento (nosso) escapa ao Senhor, e nenhuma palavra lhe é escondida”. E no salmo 55 (56),9: ”Registraste cada passo em meu exílio, recolhestes cada lágrima em vosso odre, e anotastes tudo isso em vosso livro!” Pode ficar tranquilo (a)! Mesmo que ninguém viu seu sofrimento suas lágrimas, Deus viu e ouviu!

27/07- STA BARTOLOMÉIA CAPITÂNIO +1833 e Sta. Vicência +1847
1º Pedro 2,11-12- “Exorto-vos (...) a que vos abstenhais dos desejos  carnais que promovem guerra contra a alma”. É difícil, mas a nossa luta deve ser constante para que os prazeres do mundo não nos dominem. “Orai e vigiai!”

28/07- SÃO CELESTINO 5º +1295 e S. Celestino 1º + 432
Marcos 10,46-52 nos ensina várias coisas: 1- Perceber a presença de Jesus em nossa vida e chamá-lo; 2- lembrar que pessoas vão tentar me impedir; 3- Eu devo insistir até encontra-lo; 4- A Igreja me anuncia que Jesus me chama; 5- Jesus quer que eu peça sua ajuda; 6- “A tua fé te salvou” (a graça vai me ser dada conforme a minha fé!); 7- Seguir Jesus no Caminho

29/07- STA. MARTA
1ª Pedro 4,7-13- Levarmos uma vida de autodomínio e de sobriedade em todas as coisas, dedicada à oração (v.7). O amor cobre uma multidão de pecados (v.8). Ser hospitaleiro. Saber receber a pessoa, saber ouvir (v9)

30/07- SÃO PEDRO CRISÓLOGO+450
Marcos 11,11-14.20-25 – Deus quer que nossa vida dê frutos de amor e misericórdia. Muitos só têm a “folhagem” da vaidade e da prepotência. Pense um pouco e tente descobrir quais frutos você consegue perceber em sua vida!

31/07- STO. INÁCIO DE LOYOLA +1556

Marcos 11,15-19.-Pelo batismo nós somos o templo de Deus e não podemos deixá-lo ser invadido pelo pecado. Nosso dever é expulsar de nossa vida tudo o que suja a nossa vida espiritual. Ela deve manter-se firme, pura e sem pecados. Quanto ao templo físico, nós o conspurcamos quando frequentamos a igreja mas não nos convertemos, ou seja, continuamos uma vida pecaminosa.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01