ABRIL

 


01/04- SANTO HUGO +1132
Sabedoria 2,1ª.12-22- Os justos, os que lutam para serem santos, sempre são perseguidos pelas inveja dos maldosos. Exemplo: se você quer beber bebida alcoólica, qualquer um lhe para uma dose. Se você quiser parar de beber, os mesmos que lhe pagavam a pinga não lhe pagam um pão sequer, além de que insistem para que você volte a beber. Você já se perguntou o porquê de tantas investidas contra os que guardam a castidade ou se fazem pobres? “Prefiro ver o meu filho morto a deixar que ele se torne um frei franciscano!” Eu já ouvi uma pessoa falar isso! Por que essa perseguição tão tola?

02/04- SÃO FRANCISCO DE PAULA-+1505
João 8,1-11- Jesus era o único sem pecado, e portanto, o único que poderia apedrejar a mulher: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra!” Nosso telhado é de vidro! Não podemos julgar ninguém. O julgamento cabe a Deus, não a nós. Julgar é colocar intenção maldosa em quem praticou determinada ação ou falou determinada coisa. Orientar alguém que age mal não é julgar. Larguemos a nossa pedra e peçamos perdão pelos nossos pecados! A gente vai lucrar mais!

03/04-SÃO RICARDO, século 13
João 8,12-20- “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. No entanto, pelos nossos atos, muitas vezes preferimos andar nas trevas de nossos pecados, de nosso individualismo.

04/04- SANTO ISIDORO +636
Números 21,4-9- Quem olhava para a serpente de bronze levantada na haste, ficava curado. Jesus disse que essa serpente era símbolo dele na cruz (João 3,13-16; 12,32). Quando o sofrimento lhe estiver sendo insuportável, olhe para Jesus pregado na Cruz, sem sangue algum no corpo, e você ficará “curado”, se não fisicamente, ao menos espiritualmente. Também seria bom ler Hebreus 12, de 1 em diante, principalmente o versículo 10: Deus nos permite o sofrimento para que, purificados, possamos receber a infusão de sua santidade.

05/04- SÃO MIGUEL FERRER-+1419
João 8,21-30 – “Aquele que me enviou está comigo e não me deixou só, porque sempre faço o que lhe agrada”. Ora, se fizermos sempre o que agrada ao Senhor, também nós nunca ficaremos sozinhos, sem a ajuda divina.

06/04- MARIA DA ENCARNAÇÃO GUYART+1672
Daniel 3,91-95- Nós também temos um Anjo da Guarda, que devemos respeitar. O meu, coloquei o nome de Ambrósio. Ele me tem ajudado e muito! E o seu? Você tem tido contato com o seu anjo?

07/04- SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE-+1719
João 8,31-42- “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis, realmente, livres.” Cristo nos liberta não para uma vida materialista, mas para entrarmos na vida eterna. Desse modo, nem sempre a liberdade esperada por você corresponde a que ele lhe quer dar. Nós buscamos o nosso prazer. Cristo busca a nossa felicidade no paraíso. “Sereis realmente livres”; realmente, de modo verdadeiro, e não aparentemente ou falsamente.

08/04- SANTO ALBERTO, século 12
Jeremias 20,10-13.”O Senhor está comigo como um poderoso guerreiro”. Você acredita nisso, mesmo quando sua vida está cheia de problemas?

09/04- SÃO LEOPOLDO MANDIC -+1942
Isaías 42,17. 1-7-“Ele não clamará, não levantará a voz”. Jesus aceitou sua morte por livre e espontânea vontade. Ele morreu porque viveu como um ser humano e deixou que o matassem. Ele poderia ficar vivo, se o quisesse. Podemos refletir sobre nossa “cruz” do dia a dia. Nós a suportamos com ira ou a oferecemos a Deus com amor, para a remissão de nossos pecados? (veja João 10,39).

10/04- BEATA MADALENA DE CANOSSA,+1835
João 12,1-11- É cristã a atitude de enfeitar templos e objetos litúrgicos enquanto o pobre morre de fome? Aquela estrutura toda de Aparecida, será mesmo necessária? Não se poderia pensar num outro tipo de atendimento aos devotos, como um tipo de descentralização? Disse São João Crisóstomo: “Que proveito, se a mesa de Cristo está coberta de taças de ouro e ele próprio morre de fome? Sacia primeiro o faminto e, depois, do que sobrar, adorna a sua mesa!” (Sáb. 21ª sem. comum). Jesus disse a Judas Iscariotes: “sempre tereis pobres convosco; mas a mim, nem sempre me tereis”, quando ele perguntou se não seria melhor gastar aquele dinheiro com os pobres. Mas na verdade, ele queria roubar o dinheiro, diz o vers. 6. Se pensarmos bem, é “ungindo”, ou seja, é cuidando dos pobres que estamos, hoje em dia, ungindo Jesus! Não são coisas diferentes! Tudo o que fizermos aos pobres, estaremos fazendo a Jesus. Mas... será que Jesus se sentiria bem em algumas igrejas que a gente conhece? Deixo a você decidir esse assunto.

11/04- SANTO ESTANISLAU, bispo e mártir + 1079
Isaías 49,1-6- “Eu te estabeleci luz das nações”. Nossa luz é, como a da lua, reflexo de outra luz. A nossa vem de Jesus, como a da lua vem do sol. Para refletirmos a luz de Deus, temos que nos purificar ao máximo. Se a luz que transmitimos é opaca, aí falta amor, vigilância e oração para “esvaziarmos” o nosso interior, a fim de que a luz de Deus resplandeça a todos os demais.

12/04- STA. GEMA GALGANI+1903
João 13,37-38- “Darás tua vida por mim?” Se Jesus lhe perguntasse isso como perguntou a Pedro, o que você responderia (sinceramente)? Lembro que pode ser no sentido figurado: renúncias, desapego às coisas, luta contra o pecado, ação social etc.

13/04-SÃO MARTINHO +655 e S. Hermenegildo + 585, mártires.
Isaías 50,4-9 – “O Senhor virá em meu socorro, eis porque não me sinto humilhado”. Por pior que esteja a nossa vida, nunca desanime, nunca se sinta derrotado(a), pois se você tiver fé e confiança em Deus, sentirá sua proteção, sua segurança. Os caminhos dele são diferentes do nosso, mas ele nunca nos deixa “na mão”.

14/04- SÃO JÚLIO –séc. 4º e São Júlio papa+352
Mateus 26,14-25- Judas Iscariotes foi condenado ou não? Nunca o saberemos! Nós não podemos julgar a ninguém, mesmo os suicidas! Só Deus sabe quem se salva ou não, quem é inocente ou culpado, os atenuantes da culpabilidade e assim por diante. Nunca julguemos a ninguém, por pior que seja. “O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração”. (1 Samuel 16,7).

TEMPO PASCAL

15/4-SANTOS TIBÚRCIO, VALERIANO E MÁXIMO, mártires
MATEUS 28,1-10: “Não tenhais medo”. Jesus ressuscitou! Não tenhamos medo! Façamos como aquelas mulheres que o viram pela primeira vez após a ressurreição e espalhemos essa alegria a todos os descrentes, entristecidos, depressivos, doentes, encabulados, irados: Jesus ressuscitou e todos vamos ressuscitar para uma vida eterna, em que não mais haverá lágrimas! Mostre a todos que Jesus ressuscitou, sobretudo pela sua vida de alegria, paciência e empenho pela santidade!

16-04- S. BENEDITO JOSÉ LABRE +1783, mendigo.
Atos 2,36-41- Nós somos batizados, nossos pecados estão perdoados pelo batismo. Se não conseguimos manter pura nossa veste batismal, recorramos à confissão e recomecemos a nossa vida!

17/04- STO. ANICETO- século 2º, papa
Atos 3,1-10- Embora os milagres sejam escassos hoje em dia, eles ainda existem. É só apurarmos o nosso olhar e perceberemos muitos ao nosso redor. Pedro cura o aleijado com um poder que não lhe pertence: é pelo poder de Cristo. Nós vamos fazer muitas coisas boas aos outros também pelo poder de Cristo. Quando nos sentirmos fracos e impotentes, peçamos sua ajuda e ele nos fortalecerá.

18/04-STO. APOLÔNIO, século 2º
Lucas 24,13-35- Os discípulos de Emaús reconheceram Jesus no partir o pão da Eucaristia, mas só depois do estudo da Palavra, como nas Santas Missas. O encontro com Jesus ressuscitado não se deu numa teofania, num espetáculo de luzes e cores, mas na Palavra que o desconhecido lhes dirige. E é desse modo que reconheceremos Jesus, ou seja, na comunidade que ama e partilha, não só a Palavra, mas também o pão eucarístico e o pão do dia a dia.

19/04- SANTA EMA DE GUSK +1054, Ema da Saxônia (Alem.+1040).
Atos 3,11-26- Devemos evitar o perigo de querermos atrair as pessoas a nós e não a Cristo. Na leitura, as autoridades queriam levar as pessoas a eles, e não a Deus. A cura do aleijado foi obra de Deus. Não foi obra nem do Apóstolo nem da Igreja. Desconfiem quando algum pastor ou padre começa a atrair pessoas com pseudo-visões que tiveram, e a colocar-se em destaque. Como dizia São João Batista, “ é preciso que ele cresça e que eu diminua”. Como tem sido esse assunto em sua vida?

20/04-STA. INÊS DE MONTE PULCIANO, +1317
João 21,7- A nudez da bíblia está sempre ligada à nossa condição de pecadores. Pedro havia negado Jesus e João anotou no texto sua nudez. Mais do que nudez física, nudez espiritual. Diz o Apocalipse 3,17; “És infeliz, miserável, pobre, cego e nu!” E aconselha-o a comprar as vestes que só Cristo pode nos dar, pelo batismo. “Pedro se atirou na água depois de vestir o manto”. Se ele vestiu o manto, por que se atirou na água? Para purificar-se pelo batismo. Pergunto: você se acha ”nu” (nua) ou vestido(a) diante de Deus?

21/04-STOS. MÁRTIRES DE LIÃO+178 (Maturo, Santo Blandino, Átala, Potinho).
Atos 4,13-21- “É impossível deixarmos de falar das coisas que temos visto e ouvido”. Mesmo ameaçado, os apóstolos não pararam de anunciar o Evangelho. Nem sempre isso acontece conosco. Muitas vezes deixamos de mostrar um erro ao (à) colega por medo que ele (ela) se ofenda ou por outro motivo. Dou um exemplo: se alguém vier lhe perguntar se é lícito ou não abortar um filho, seja categórico e diga que é ilícito, um crime, e um pecado gravíssimo! A Igreja Católica proíbe abortos mesmo no caso de estupro. Há certa denominação religiosa até já famosa que permite o aborto em caso de estupro. Isso vai tirar deles a bênção que Deus até hoje talvez lhes estivesse dando! Deus nunca vai abençoar esse tipo de ação! Por isso eu digo que é muito importante defendermos o que é puro e santo. Mostre o erro quando for preciso, doe a quem doer!

23/04- SÃO JORGE, século 4º.
Marcos 16,9-15- “pregai o evangelho”, tanto pela palavra como pela vida, ou seja, pelo bom exemplo. Uma só palavra da parte de quem pratica o evangelho vale mais do que mil palavras dos que não a praticam. O Irmão Carlos de Foucaud, beatificado, dizia que devemos não só proclamar, mas também gritar o evangelho com nossa vida. Como tem sido nossa vida? Somos verdadeiros modelos de cristãos ou deixamos muito a desejar?

24/04-SÃO FIDÉLIS DE SIGMARINGA+1622
João 3,1-8- Nicodemos procurou Jesus à noite, para ninguém vê-lo. Pergunto: você se envergonha da religião que segue? Tem “vergonha” de ser honesto (a), como naquela poesia de Olavo Bilac? Ou faz questão que saibam em quê acredita?

25/04- SÃO MARCOS, século 1º.
Em Atos 12,12 fala de sua família. S. Pedro fala em 1ª Pedro 5,5b-14:”Sede sóbrios e vigilantes!” E antes: revesti-vos todos de humildade nas relações mútuas de uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes”. O capítulo 1 do livro da Sabedoria fala a mesma coisa dos que não tentam a Deus (talvez exigindo dele as graças...) No v. 7: “lançai sobre ele as vossas preocupações, porque ele cuida de vós!” Amigo (a), logo no primeiro sinal de uma tentação, ou provação, ou sofrimento, recorra a Jesus; pode ser por meio de Maria. Peça-lhe força, discernimento, coragem e, se for o caso, a cura.

26/04-SÃO LUÍS MARIA GUIGNION DE MONTFORT +1619 (é considerado o maior mestre da devoção a N. Senhora).
Atos 4,32-37- Os comentaristas dizem que essa distribuição de bens entre os cristãos foi mais um projeto do que uma realidade. Pelo sim, pelo não, é um projeto arrojado de vida e partilha. Talvez não nos seja possível praticá-lo em sua totalidade: “os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos; e distribuía-se a cada um conforme a sua necessidade” (vv.34-35). Entretanto, podemos fazer parte de uma associação filantrópica, como por exemplo a dos vicentinos, para partilharmos algo do que temos, principalmente o mais precioso, que é o nosso tempo.

27/04- STA. ZITA +1278 (empregada doméstica, e protetora delas).
João 3,7b-15- “Deveis nascer do alto!” Pelo batismo, nós “nascemos do alto”; pela confissão sincera dos nossos pecados, readquirimos os méritos desse “renascimento”. A consequência é a nova orientação que o Espírito Santo nos dá: “o vento sopra onde quer”. Deixamo-nos levar pelo “vento” o Espírito Santo. Para voar, o pássaro precisa deixar a terra firme. Para “nascer do alto”, temos que abandonar os “grilhões” (correntes) que nos prendem ao pecado e a nós mesmos, ao nosso individualismo, aos nossos interesses mesquinhos.

28/04- SÃO PEDRO CHANEL+1841
Atos 5,17-26- O anjo libertou os apóstolos da prisão. Deus pode fazer o que bem entender e como bem entender, mas ele respeita a nossa liberdade. Só interfere quando obstáculo que lhe colocam é humanamente intransponível. Por isso é que devemos praticar o que diz Apocalipse 3,20: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir-me a porta entrarei em sua casa; eu cearei com ele e ele comigo”. O segredo da felicidade nesta e na outra vida é abrir as portas de nossa vida a Jesus, servir-lhe totalmente, confiar plenamente nele e aniquilar nossa vaidade e orgulho, cultivando total humildade.

29/04-STA. CATARINA DE SENA +1380 Era analfabeta, mas é doutora da Igreja pelos seus ensinamentos, provindo dos diálogos que tinha com próprio Deus. Conseguiu façanhas impensáveis, como a transferência do papa de Avinhão para Roma (Urbano 6º). Era leiga, não foi freira. Vivia num quarto ao fundo da casa dos pais. Ditou mais de 300 cartas, e foi principalmente por meio delas que conseguiu tudo isso. Hoje meditemos sobre a mensagem que ela nos traz: não há deficiência alguma (neste caso o analfabetismo) que nos impeça de servir a Deus na vocação a que ele nos chamou. Ele chama e dá condições de o seguirmos. Essa santa tinha revelações diretas de Deus Pai sobre os problemas da Igreja de seu tempo. Fiz um pequeno resumo do livro (Diálogo) e logo que puder vou postá-lo num dos blogs).

30/04- SÃO PIO 5º,+1572 e S. José Benedito Cotollengo+1847
João 3,31-36: O Pai colocou tudo nas mãos do Filho, que ama (v.35); “Quem crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida e a ira de Deus permanece sobre ele” (v.36).

Quero lembrar que “crer no Filho” não é apenas dizer que ele existe, mas seguir e cumprir os seus ensinamentos! Quem não crê nele porque nunca foi evangelizado, será salvo mediante suas obras diante de Deus, e sua boa intenção. Nós não estamos nesse grupo, pois fomos evangelizados e sabemos quem Ele é!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01