OUTUBRO

 01- STA. TERESINHA DO MENINO JESUS+1897 

(veja detalhes e fotos::   STA. TERESINHA-1 E STA. TERESINHA-2
Mateus 11,25-27- O pequeno, o humilde, tem sua face sempre voltada para Deus e depende dele para viver. Esvazia-se de seu orgulho, vaidade e arrogância e por isso pode ser “alcançado” por Deus.Os arrogantes, que se acham “grandes” estão tão cheios de si mesmos que não conseguem ouvir a voz maravilhosa de Deus. “Deus não se revela aos que o tentam!” (Sabedoria1,1-3). Sta. Teresinha foi uma dessas santas pequeninas diante de Deus, humildes, que se esvaziaram tanto de si mesmas, que puderam ser plenificadas por Deus, como Maria: “Olhou para a insignificância de sua serva”.
02- ANJOS DA GUARDA
Mateus 18,10- Nesse trecho e em Êxodo 23,23-25 e salmo 91 (90), vemos a realidade da existência dos Anjos da Guarda. Eu coloquei um nome no meu, “Ambrósio”, e sempre falo com ele, e rezo com ele. É incrível como os anjos da guarda nos ajudam! Entre em contato com o seu e você verá se eu não tenho razão!

03- SÃO REMÍGIO +535, com 96 anos.
Mateus 11,28-30- Jesus pede que aceitemos o seu jugo, porque é suave, e o seu peso, porque é leve, porque ele é “manso e humilde de coração” e, antes de nós, levou a cruz, tomou sobre si nossos pecados. Quem se isola fica para trás e se perde no caminho!

04- SÃO FRANCISCO DE ASSIS +1226
Isaías 38,1-6- Texto muito importante para compreendermos o valor de o poder da oração. Deus acrescentou 15 anos à vida de Ezequias, atendendo sua oração. Diz o missal cotidiano (6ª f. 15ª semana) “Mas só é “boa” a oração que não pretende ligar Deus aos nossos caprichos ou interesses. Devemos crer em seu amor, saber entrar confiantemente em seu plano, que é sempre um plano de salvação, embora diferente do nosso. Muitos cristãos nunca aprenderam a orar porque nunca aprenderam a amar!”

05- SÃO BENEDITO O NEGRO +1589
Seu corpo está incorrupto
Mateus 12,1-8- Precisamos ter cuidado para que nossas leis litúrgica e morais não nos levem a pecar contra a caridade e a misericórdia. Uma lei só é boa quando promove e eleva a pessoa à dignidade de filha de Deus.

06- SÃO BRUNO +1101
Miquéias 2,1-5- Como fazemos para melhorar nossa vida financeira? O texto mostra que fazer isso explorando os outros ou os enganando é algo que desagrada a Deus e será nossa ruína.

07- N.SRA. DO ROSÁRIO e Sto. Augusto, abade, séc. 6º
Mateus 12,38-42 – Você se baseia em milagres e sinais extraordinários para viver sua fé? No tempo de Jesus havia muitos milagres que ele fazia, mas muitos não creram. Diz o missal cotidiano (16ª sem. com. 2ª f.) “O milagre que Deus nos pede é nosso amor ativo para com ele no próximo, como o maior milagre operado por Cristo foi assumir a cruz por nós”. E eu lhe pergunto: existe algum milagre maior que a Eucaristia?

08- SÃO LUÍS BELTRAN +1581
Miquéias 7,18-20- Deus atirará nossos pecados no mais fundo do mar e pisará nossas faltas, tira a culpa e perdoa o crime. Por que ainda duvidarmos de sua misericórdia?

09-SÃO DIONÍSIO séc. 3º e São Leonardo séc. 16
Mateus 12,46-50 – Fazer a vontade do Pai é a atitude nossa que agrada a Jesus e nos faz íntimos dele, como se fôssemos de sua família. A vontade do Pai nos foi revelada pelo próprio Jesus. Na oração obtemos força para cumpri-la.

10- SÃO FRANCISCO BORJA +1572
Jeremias 1,1.4-10- Um texto que nos fala alto contra o aborto. Deus conhecia Jeremias antes dele ser formado no ventre materno. Deus o consagrou como profeta antes que ele nascesse. Deus nos chama à vida! Ninguém pode tirá-la, de forma alguma, em nenhuma circunstância, a não ser em autêntica legítima defesa.

11- BEATO CONTARDO FERRINI +1902
   Mateus 13,10-17- É preciso querer ouvir para captarmos a mensagem bíblica. Tirarmos as nossas armas, os nossos preconceitos e assumirmos nossos pecados e limites. A humildade consiste em reconhecer-se como se é diante do Senhor. Muitos mentem até para si mesmos! Nunca compreenderão a palavra de Deus.

13- STO. EDUARDO +1066
Mateus 13,18-23- Daremos frutos quando tivermos coragem de nos colocar diante de Deus como realmente somos, e pedir sempre sua ajuda, sua luz, e dar-lhe as chaves de nossa vida. Sozinho, nunca daremos frutos!

14- SÃO CALISTO, papa +222
Jeremias 7,1-11- Temos aí um retrato do quer acontece em nossos dias: muitas pessoas usam o sacramento da confissão como se toma água para matar a sede. Não há uma conversão verdadeira atrelada a esse ato. Faz-se pecados sabendo-se que o padre está lá (suando) no confessionário para perdoar. Não é bem assim que funciona! A absolvição depende muito de nossa reta intenção, não é automática! Confissão é coisa séria! É um marco do início de uma nova vida sem pecados (SEM  e não CEM!).

15- STA. TERESA DE ÁVILA +1582
Mateus 13,25-30- Jesus conta a parábola do joio e do trigo: o joio será recolhido e queimado no fim dos tempos. Nossa vaidade é tanta que sempre nos colocamos entre o trigo e colocamos as outras pessoas entre o joio. Por que eu nunca me coloco no meio do joio? Isso é faltar com a verdade. Na realidade, todos nós somos um pouco joio e um pouco trigo. Só as proporções de um e de outro que variam. Pergunte-se qual será, em  você, a proporção do joio e do trigo!

16- STA. EDVIGES +1243 E Sta.Margarida Maria Alacoque +1690
Mateus 13,31-35- Nós não vemos o Reino de Deus, mas ele existe e está crescendo, nunca para, mesmo que nós não queiramos fazer parte dele. É como a semente da mostarda, que tem o tamanho de um ponto final, mas se torna uma árvore de 6 metros de altura. Eu o comparo com um trem que passa. Mesmo que você não entre no trem, este continuará seu caminho e você ficará de fora, “chupando o dedo”.

17- STO. INÁCIO DE ANTIOQUIA+107
Jeremias 17,17-22- As aparências enganam! As barbaridades que vemos por aí não significam que Deus nos abandonou. Diz Efésios 3,20: “Deus é poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos”. Essa frase é tão profunda que podemos meditá-la sempre!

18- SÃO LUCAS – Escritor do 3ºevangelho e dos Atos dos Apóstolos
2ª Timóteo 4,10-17- Lucas fez parte da vida e da pregação de S. Paulo, como se lê no versículo 11. Precisamos manter sempre contato com um(a) diretor(a) espiritual, alguém que nos oriente, seja homem ou mulher. Não é preciso ser padre nem bispo! Basta que seja uma pessoa sábia e sensata, que seja uma pessoa de Deus.

19- SÃO PAULO DA CRUZ +1775 e S. João de Brébeuf e companheiros mártires +1642
Mateus 13,36-45- A explicação da parábola do dia 16 p.p.. Fala sobre como será a separação dos maus e dos bons no fim do mundo. Mas tenha calma! Na verdade, isso já acontecerá na hora de nossa morte! Peçamos a Deus que queime agora, já, neste momento, o joio que cresce “matreiro” em nosso coração!

20- S. PEDRO DE ALCÂNTARA +1562
Mateus 13,44-46- Duas comparações sobre o Reino dos Céus: ele é como um tesouro celeste. Se formos sábios, nós renunciaremos aos “tesouros” e pecados da terra para herdarmos o tesouro celeste. Aqui, vamos ser taxados de bobos e ingênuos. No céu, vamos ver nosso nome lá escrito.

21- SÃO GERALDO MAJELA =1755
(protetor das parturientes)
Jeremias 18,1-6- principalmente o v. 6= devemos renunciar a nós mesmos e sermos, nas mãos de Deus, como um vaso de argila que está sendo moldado por ele. Deixemo-nos moldar!

22- SÃO GALDÊNCIO +410
Mateus 13,54-58- Temos a tendência de seguir os provérbios “Santo de casa não faz milagres” e “casa de ferreiro, espeto de pau”, ou seja, não dar o valor que merecem pessoas santas que conhecemos ou que moram conosco ou próximas de nós. Aprendamos a respeitar e admirar (em vez de invejar) as qualidades e coisas boas que vemos em nossos parentes, amigos ou colegas de trabalho!

23-SÃO JOÃO DE CAPISTRANO =1456
Mateus 114,1-12- Já meditamos uma parte deste texto no dia 29/08. Vamos hoje refletir sobre o fato de que um juramento (no caso de Herodes, v. 9)_ pode, sim, ser quebrado, se ele for ocasionar um mal maior. Há outro caso horrível no Antigo Testamento, em que o pai matou a própria filha por ter jurado que ofereceria em sacrifício a primeira pessoa que fosse encontrá-lo, após um tempo de ausência. Infelizmente há pessoas mal informadas que fazem absurdos parecidos com esses, de prometer coisas pecaminosas ou que possam prejudicar outras pessoas. No caso, a cabeça de João Batista “rolou” porque Herodes não quis quebrar seu juramento, pois se fizesse isso iria perder a confiança dos que o rodeavam. A vaidade e o orgulho superaram a misericórdia. Quando você quiser mudar um juramento ou uma promessa, procure um padre, que o (a) ajudará a fazer isso.

24- STO ANTÔNIO MARIA CLARET +1870
Mateus 14,13-21- Jesus não quer que ninguém passe fome ou necessidade, mas respeita as decisões humanas e permite que tantos nossos irmãos (na África, por exemplo) morram de inanição e de fome. Decerto são como os mártires, e ganham o paraíso imediatamente após a morte, e nesse ponto estão melhores do que nós todos. Os causadores dessas tragédias, entretanto... vão ter que se explicar diante do terrível dia do Juízo Final!

25- LUÍS GUANELLA -+1915-
Mateus 15,1-3.10-14- Jesus declarou todos os alimentos puros. Pode comer o que você quiser (ou puder), desde que não prejudique a sua saúde. Se você comer coisas que você sabe que lhe fazem mal, está pecando. O que nos torna impuros são os maus pensamentos, as más ações, os pecados, os vícios.

26- BEATO LUÍS ORIONE+1940
Jeremias 31,1-7- “Eu te amei com um amor eterno” Que coisa linda! “ Por isso conservei para ti o o meu amor! Eu te construirei novamente!” Amigo (a), você seria a pessoa mais boba do mundo se não confiasse no perdão misericordioso de Deus.

27- STA. TERESA VERZERI + 1852
Mateus 15,21-28- Um espetacular testemunho de humildade dessa mulher cananeia, digno de ser imitado por nós que, às vezes, nos achamos dignos de receber as graças de Deus e nos irritamos quando ele parece não nos atender.

28- SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS TADEU,apóstolos
Mateus 16,13-23- Pedro é investido como primado sobre os outros apóstolos; foi o primeiro papa. Mas mostrou sua ignorância quanto ao projeto do Pai para seu Filho, que iria morrer por nós. Aí, Jesus chamou-o de “Satanás”, porque queria impedir o ato divino. Em nossa vida há muito dessa “mistura” do bem com o mal e a mania de ditar a Deus o que ele tem que fazer por nós! È preciso maior vigilância e mais oração, para que não caiamos no erro. E se cairmos, peçamos perdão a Deus, e, sem desânimo, recomecemos nossa vida!

29-SÃO BÁRTOLO LONGO +1926
Mateus 16,24-28- Renunciar ao pecado, a nós mesmos, pegar nossa cruz e seguir após Jesus no caminho. Isso nos garantirá a vida eterna, embora aqui na terra pareça que somos bobos e estejamos desperdiçando nossa vida.

30- SÃO FRUMÊNCIO século 4º
Mateus 17,14-20- A prece do homem: “Senhor, tem compaixão, intervém e põe fim a este caso desolador”, em grego, é “KYRIE ELEISON”, que tanto rezávamos quando a missa era em latim (missal cotidiano). No versículo 20, ter “pouca fé” significa não ter fé autêntica. A fé autêntica move montanhas” Um pedreiro meu amigo o Sr. João Felipe da Costa, sempre me dizia que entendia assim esse texto: ter fé significa reunir-se com os outros e, juntos, com caçambas, pás e escavadeiras, mudarmos a montanha de lugar! É, o Sr. João Felipe tinha razão! A fé comunitária nos une na ação e nos permita fazer coisas impensáveis se agíssemos sozinhos, até mesmo mover uma montanha”

31- STO. AFONSO RODRIGUES =1617

Ezequiel 2,8-3,4- Texto que nos leva a meditar o fato de que a Palavra de Deus é doce para ser lida, mas amarga para ser cumprida. Se a gente praticasse tudo o que falamos aos outros, seríamos santos há muito tempo. Já pensou que maravilha se eu praticasse tudo isso que estou dizendo para você?????????

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01