FEVEREIRO

 01/02- SANTA VERIDIANA (ou Verdiana) +12242

Marcos 4,21-25- As pessoas conseguem captar a “aura”, a bondade de alguém que entrega a Deus sua vida e a si próprio. “A lâmpada, nós a colocamos no candelabro” e não sob a mesa.Nós refletimos a luz de Deus, como a lua. Nesse ponto de nossa vida, precisamos nos cuidar com o bom exemplo, pois nossos atos se tornam mais visíveis e observados. Por exemplo, qualquer homem pode entrar num bar e pedir uma pinga. Mas e se o padre conhecido de uma paróquia fizer o mesmo? Certa vez alguns padres, encharcados pela chuva, numa cidadezinha cercada de floresta no Mato Grosso (Fátima de São Lourenço), entraram num bar para tomarem um conhaque, a fim de não ficarem resfriados. O dono do bar lhes perguntou se queriam uma dose de católico ou uma de crentes. Eles perguntaram a diferença, e o dono do bar explicou: a dose de católicos é pequena, pois podem vir aqui à hora que quiserem, mas a dos crentes é um copo cheio, pois só podem vir aqui quando o pastor não os vê!
Eu lhes lembro ode que “nada há de oculto que não venha a ser manifesto, e nada em segredo que não venha à luz do dia” (Marcos 4,22).

02/02- APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO
Hebreus 2,14-18: Jesus “devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo”. Por isso houve a apresentação de Jesus no templo e a purificação de Maria, 40 dias após o nascimento de Jesus, conforme a lei hebraica. Faça as contas e verá que hoje é o 40º dia depois do dia 25 de dezembro!
Lucas 2,22-4—Podemos meditar como Jesus, Maria e José obedeceram às leis de seu tempo, enquanto justas e santas. Como nós ouvimos as leis da Igreja Católica? Com que disposição? Hoje muitos levam velas para serem bentas na igreja, mas pergunto até que ponto isso seria válido se a pessoa não quer obedecer à Igreja e recomeçar sempre uma vida nova, mais santa!

03/02-SÃO BRÁS +316 E SANTO OSCAR séc 9º - Dia da bênção da garganta.
Hebreus 10,32-39 – Admoesta-nos a não abandonarmos a perseverança na luta pelo bem, “para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que ele prometeu”. Muitas vezes as lutas são tantas que temos vontade de desistir, de “dependurar as chuteiras”, de “deixar pra lá” tudo o que temos feito de bom. A tentação a uma vida cômoda e desligada de tudo é muito grande! Abraçar a causa dos pobres e/ou abandonados pode nos dar muita dor de cabeça! Mas a paz que sentimos por termos feito o bem vale a pena! Mesmo se por causa desse bem que tentamos fazer nos caluniam e até possam nos colocar na prisão!
Você que busca a vida de oração, não se engane: se está fugindo da ação no mundo de hoje, esqueça! Não está sendo o caminho certo.

04/03- SÃO JOÃO DE BRITO +1693, mártir.
Marcos 4,26-34- Ninguém conhece como Deus age. Cabe a nós fazermos tudo o que estiver em nosso alcance e deixar que Deus faça o restante, sem amarguras, sem obsessões, sem desânimo. O Reino de Deus é também semelhante a uma semente de mostarda ( é do tamanho de um ponto final), mas cresce como árvore de até 6 metros de altura. Amigo(a), o que você faz pelos outros pode parecer pouco, mas diante de Deus é bastante, pois ele faz frutificar. Não desanime com seus limites! Faça o que puder! O restante, deixe com Deus!

05/02- SANTA ÁGUEDA (ou Ágata) +254, virgem e mártir.
Hebreus 11,1-2.8-19:”A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem”. Por isso, pare de se perguntar como é o céu, quando haverá o fim do mundo, como se fez isto ou aquilo! Apenas creia, confie em Deus, confie na Igreja deixada por Jesus, e viva sua vida do melhor modo que você possa, sempre pedindo a Deus que o(a) oriente e o (a) conduza! “Respiro já aqui na terra o ar do paraíso”, dizia Sta. Faustina.

06/02- SÃO PAULO MIKI e seus 25 companheiros, mártires (Japão, 1149 a 1551)
2Samuel 12,1-7ª.10-17- Davi pecara gravemente, mas pede perdão a Deus (leia o salmo 51(50)); Deus nos renova com seu perdão. Os últimos versículos de Miquéias nos lembram que “Deus atirará nossas culpas no mais profundo do mar”. Nunca desanime: se pecar, peça perdão, se confesse e siga adiante! Deus sempre estará à nossa espera!

07/02-SÃO VENÂNCIO FORTUNATO-+600
Compôs hinos famosos, como o Pange Língua Gloriosi, e o Vexilla Regis Prodeunt, até hoje cantados na Semana Santa.
Marcos 4,35-41-“Por que tendes tanto medo assim? Ainda não tendes fé?”. Quando o nosso barco está parecendo que vai afundar, rezemos ao Senhor que nos ajude. Aliás, sempre devemos rezar, a fim de que o barco nem comece a balançar! Quem tem fé, mesmo que sinta medo fisicamente, não deve perder a confiança de que está nos braços de Deus. A pastora americana Joyce Meyer diz que Jesus proibiu que tivéssemos medo, mas não nos proibiu que tremêssemos , bambeássemos as pernas e suássemos frio! Ou seja, mesmo que tenhamos reações físicas, não podemos perder a confiança no poder de Deus.

08/02- SÃO JERÔNIMO EMILIANO +1537 E STA. JOSEFINA BAKITA

Veja o corpo incorrupto de Sta. Josefina: 

2ª Samuel 15,13-14.30; 16.5-13- Esse texto mostra a mansidão e a humildade de Davi, que permitiu a Semei que o insultasse e o criticasse injustamente. Jesus também suportou os insultos e os tormentos dos inimigos. Diz o comentário do missal cotidiano (4ª sem. t. com.2ª f ano par): “Aquele que recebe a palavra injusta deve questionar-se sobre o grau de culpa que pode ter na incompreensão do outro, e deve aceita-la em expiação e com humildade”. Se a outra pessoa pensa coisas erradas sobre nós, é talvez porque entendeu mal alguma colocação nossa que outras pessoas lhe comunicaram. Muitas vezes não conseguimos provar nossa inocência (quantos são presos injustamente, mesmo nos Estados Unidos!). Entretanto, basta sabermos que Deus conhece a verdade!

09/02- SÃO MIGUEL FEBRE4S CORDEIRO MUÑOZ- século 19
Marcos 5,1-20: O que sempre me intriga nessa cura desse endemoninhado geraseno é o fato de que foi o único a quem Jesus não proibiu que contasse o que lhe fizera: “Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia”(v.19). E mais: Jesus não permitiu que ele o seguisse, nem que ele desse tudo aos pobres, como exigira do o jovem rico, ou metade do que possuía, como em Zaqueu. A todos os demais que curou, Jesus disse: “Não conte a ninguém o que te fiz”. Penso no fato de haver três tipos de vocação da parte de Jesus: a de apóstolos e pastores (pobreza total, como no jovem rico); a dos cristãos da classe média (como Zaqueu) e os da classe dirigente, que por motivos práticos e óbvios não  conseguiriam seguir sua vocação se dessem tudo aos pobres
Na carta a Timóteo, Paulo pede que ele fuja da riqueza e viva apenas com o necessário (1 Timóteo 6,7-10). “A raiz de todos os males é o dinheiro”. Seja qual for a sua posição social, nunca ponha sua confiança no dinheiro, nem no poder, nem em sua sabedoria, mas apenas em Deus.

10/02-SANTA ESCOLÁSTICA (irmã gêmea de S. Bento. Nasceram juntos e também morreram com a diferença de 40 dias um do outro, em 547).
Hebreus 12,1-4- “Vós ainda não resististes até o sangue em vossa luta contra o pecado!” No v. 3: “Não vos deixeis abater pelo desânimo!” O autor da carta pede que nós lutemos contra o pecado até que seja preciso derramar o sangue para vencê-lo. Será que estamos realmente dispostos a fazer isso?

11/02- N. SRA. DE LOURDES -1858 E SÃO VALENTIM+SÉC; 3º
Uma das provas deque Sta. Bernardete realmente viu e ouviu N Sra. em Lourdes éo fato de que seu corpo está maravilhosamente incorrupto.
Hebreus 12,4-115- No versículo 10, o autor diz que Deus nos permite os sofrimentos para que nos purifiquemos, a fim de que ele possa nos infundir a sua santidade. É como se eu fosse pegar um pouco do perfume francês que um amigo teria trazido da Europa: eu iria lavar bem o meu frasco, a fim de que o perfume não se maculasse!. Confie em Deus! Se ele permitiu a você esse sofrimento pelo qual talvez você esteja passando, é porque ele sabe que isso vai purificá-lo (a), a fim de que ele possa lhe salvar.

12/02- STA. EULÁLIA- séc; 3º,mártir.
Marcos 6,1-6- Jesus é desprezado em sua terra, assim como talvez nós somos desprezados, em nossos dons e capacidades, pela nossa própria família. Ora, se somos desprezados, não “joguemos pérolas aos porcos”, ou seja, mudemos nossos ouvintes e pessoas com ou para quem trabalhamos! Mas, antes disso, façamos uma sincera auto análise para ver se a falha não tem sido nossa”! Na pregação ou no trabalho em favor dos outros, a humildade, a misericórdia e a perspicácia ao perceber os problemas são essenciais!

13-/02- STA. CATARINA DE RICCI+1590
Marcos 6,7-13- Jesus envia os apóstolos, dando-lhes os poderes que tem: pregar a conversão, expulsar os demônios e curar os enfermos. Mas, para isso, devem renunciar ao conforto. ao comodismo e a tudo. O cristão leigo não pode seguir à risca esse mandato de Jesus, mas pode viver numa “pobreza pessoal e comunitária, cujos sinais são a essencialidade do vestuário, a precariedade e modéstia da habitação (=a 1ª que encontrassem), o caráter nômade da missão, nenhum apoio em técnicas e possibilidades humanas, o respeito à liberdade de quem não crê” (missal cotidiano, 5ª f.4ª sem comum).

14/02- SÃO CIRILO (monge) E SÃO METÓDIO (bispo), século 9º.
HEBREUS 13,5-6: “Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei De modo que podemos dizer com ousadia: o  Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” Acho que é desnecessário fazer qualquer comentário! Se confiarmos no senhor, nada temeremos, não nos apegaremos a nada, pois sabemos que ele sempre estará conosco e nada nos faltará!. (texto completo: vers. 1 a 8).

15/02- SÃO CLÁUDIO DE LA COLOMBIÈRE, +1682-(promotor das mensagens e da devoção ao Coração de Jesus, reveladas à Sta. Margarida Maria Alacoque, da qual era confessor).
Marcos 6.14-29- a morte de S. João Batista. O que me chama a atenção é o fato de que ele morreu por ter denunciado um adultério! Atualmente os casais se divorciam, casam-se novamente com outras pessoas e parece que tudo está bem! Herodes se uniu maritalmente com a sua cunhada, e a admoestação de João Batista a respeito disso lhe custou a cabeça!
Pergunto: como você vê o adultério, ou o fato de que tantos casais atualmente não sejam casados validamente na Igreja? Será que Jesus proibiu só para os seus contemporâneos? João Batista, então, morreu “de bobeira”?

16/02-STO ONÉSIMO, ex-escravo +109
Em 1ª Reis 3,4-13, Salomão agradou a Deus por seu pedido movido pela sabedoria. Ele não pediu nem vida longa, nem riqueza, nem a morte dos inimigos, mas a sabedoria para governar bem o povo. Por isso, Deus o cumulou de tudo do mais, além da sabedoria. Pois é! faltou, porém, a perseverança nos bons propósitos. A riqueza fez com que Salomão, no final da vida, se voltasse aos deuses pagãos de suas mulheres pagãs, pecando, assim, gravemente contra Deus e deixando sua sabedoria de lado. Gostaria de meditar um pouco sobre o que e como pedimos isso a Deus! Pense um pouco! Alguns santos, como S. Francisco de Sales, não pediam nada, realmente nada, para si mesmos, a não ser a perseverança na fé e na busca da santidade, além da intercessão pelos outros. Se for necessário pedir algo, como agradará a Deus o nosso pedido? Dou uma dica: sempre acrescente, após o pedido: “Se for de vossa vontade...”

17/02- SETE FUNDADORES DDOS SERVITAS SÉC.13.
Marcos 6,30-34-Jesus viu a multidão e “ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor”. Vejo hoje quantas pessoas abandonadas a si próprias, desde as classes pobres como as mais ricas! O individualismo impera e domina, assim como o hedonismo (busca do prazer pelo prazer). Eu me torno “pastor” de ovelhas quando ouço as pessoas que precisam de alguém para desabafar, mas como amigo, sem críticas pesadas, sem julgamentos. Ouvir as pessoas é coisa rara hoje em dia! Queremos falar, falar e falar de nossos problemas.... Sejamos “pastores” dos que conosco vivem, aprendendo a ouvi-los, a compreendê-los, e aos poucos, dando nossa opinião de modo humilde e amiga sobre o caminho que podem percorrer. Ou então não digamos nada: só as escutemos!

18/02- STA. BERNARDETE SOUBIROUS-+1879-(Viu Maria por 18 dias. Seu corpo permanece intacto, incorrupto. Veja no nosso blog). 
Se a imagem não aparecer, clique AQUI

Marcos6,53-56-“E todos os que o tocavam ficavam curados”. Essa “força” que saía de Jesus também existe nas pessoas santas. Temos um tipo de “aura” em nosso corpo, que é maior ou menor dependendo de nosso modo de ser e de agir. Isso é comprovado cientificamente! Agir bem, santificar-se, isso produz uma força positiva que é sentida pelos outros. Palavrões, ira, o pecado, retiram a força positiva e nosso corpo é tomado por um força negativa, que contagia os outros negativamente. Você percebeu isso em sua vida? Não há ambientes em que você não se sente bem, parecendo que há nele algo que não lhe agrada? E ambientes às vezes simples e pobres, que nos trazem uma paz envolvente? Agora, a perguntinha indiscreta: qual é a força que você acha que produz? Negativa ou positiva?

19/02- SÃO FLAVIANO, século 5º
Marcos 7,31-37- Quando os evangelhos falam da cura do surdo-mudo mostram, na verdade, uma liturgia batismal: o pagão é admitido no Reino, torna-se nova criatura mediante a intervenção de Jesus que, no batismo, lhe abre os ouvidos e lhe solta a língua, para que escute, viva, e faça ressoar para os outros a palavra de Deus. Não basta escutarmos a palavra: é preciso praticá-la! Não basta que saibamos falar: é preciso anunciarmos a palavra. Qual é a sua atuação?

20/02-STO. ELEUTÉRIO +532
Marcos 8,1-10-Jesus não quer que o povo passe fome. Ele continua a não querer, mas nos diz como disse no outro texto: “Dai-lhes vós mesmos de comer!” Esta é a nossa missão: atender os irmãos, principalmente os mais necessitados. E Jesus quer tanto que façamos isso que considera feito para ele o que fazemos aos outros. E você? Já ajudou alguém nesta semana?

21/02-SÃO PEDRO DAMIÃO-+1072
Tiago 1,1-11: A tentação não vem de Deus, mas Ele a permite para estimular a nossa fé e nos conduzi à santidade. Se Tivermos dificuldade de discernir o que fazer, peçamos a Deus a sabedoria, que ele nô-la dará! A provação é como o cadinho, que separa o ouro das impurezas que lhe estão agregadas.
Apocalipse 2,10: “O diabo vai lançar alguns de vós na prisão para tentar-vos e tereis dez dias de provação. Sede fiéis até à morte e eu vos darei a coroa da vida!”
Entretanto, “é preciso que a perseverança produza uma obra perfeita, a fim de que sejais íntegros e perfeitos, sem nenhuma deficiência” (v.4). Em qualquer tentação ou provação recorra a Deus, por meio de Maria. Ela é a mãe querida que nos livra dos “apuros”.

22/02- STA. MARGARIDA DE CORTONA +1297 (Passou 25 anos numa vida mundana e 23 convertida. Converteu-se ao ver o corpo putrefato de seu amásio, até então muito bonito. O corpo dessa santa está incorrupto, intacto, na Igreja de São Francisco em Cortona)
Se não aparecer a imagem, clique AQUI


Marcos 8,11-13- Há muitas pessoas que ficam pedindo sinais a Deus por coisas até supérfluas! Outras acham que qualquer coisa que aconteça, principalmente sonho, seja um sinal. É preciso muito cuidado com isso! Muitas falsas pessoas manipulam outras, falando que Deus lhes falou isto ou aquilo. Na verdade, querem manipular aos que lhes derem crédito. Temos que viver o presente, o aqui e agora, confiando o futuro a Deus. Faça suas opções de acordo com sua vocação e seus limites, siga a orientação do magistério da Igreja, separe pelo menos duas horas diárias de oração, e continue a caminhada!

23/10- SÃO POLICARPO (discípulo de S. João), +155, mártir)
Tiago 1,19-27- Para que a Palavra de Deus se transforme em obras de modo efetivo, são necessárias três coisas: Escutar muito, Falar pouco e Fugir da ira (v. 19).v 27= “A religião pura e sem mácula diante de Deus, nosso Pai, consiste nisto: em assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações (=os necessitados) e em guardar-se livre da corrupção do mundo (=do pecado). Sabemos escutar muito, falar pouco e fugir da ira ?

24/02- SÃO SÉRGIO século 4º
Tiago 2,1-9- Os cristãos autênticos não fazem distinção de pessoas. Tiago fala algo muito em voga mesmo atualmente. Exemplo: se aparecer um salafrário vestido de terno e gravata em nossa casa, a gente o recebe bem, mesmo com o risco de sermos enganados; se aparecer uma pessoa mal vestida, por mais honesta que seja, nós a recebemos com reserva e às vezes até com falta de educação. Quando seminarista de teologia, precisei fazer alguns exames num hospital do INSS (tinha outro nome). Eu fui de terno e gravata, o que me fez ser muito bem atendido, com toda a educação e respeito. Uma senhora ao meu lado reclamava que era mal atendida. Por várias vezes havia ido lá para pedir a aposentadoria do marido, por doença. Disseram-lhe, naquele dia, que o marido dela poderia trabalhar perfeitamente, que ele não era doente. Ora, ela tinha ido informar que ele havia morrido!

25/02-SÃO TARÁSIO século 8
Tiago 2,14-24.26- A fé sem as obras é morta. Nós dizemos que temos fé, mas só podemos comprová-la através das obras boas em favor da comunidade, dos pobres, dos necessitados. Lembro a você, amigo (a), que mesmo uma pessoa milionária, se estiver doente, abandonada, depressiva, desanimada, também é uma pessoa carente! Pense um pouco em seus amigos e amigas e poderá descobrir entre eles várias pessoas necessitadas!

26/02- STO. ALEXANDRE=+326
Marcos 8,34-9,1- Quem procura sempre evitar o pecado acaba “perdendo” muita coisa considerada “boa” para os mundanos, mas está se resguardando para a vida eterna. A diferença é que, em troca de uns 80 ou 90 anos de certas privações, ganharemos uma eternidade feliz! Pelo contrário, quem faz tudo o que lhe vem à cabeça nesta vida terrestre, vai ficar apertado no dia do Juízo Final. Esse é o tema desse trecho do evangelho. Pergunto: o que você precisa deixar, parar de fazer, para ganhar a vida eterna? Ou, em outras palavras, que bem precisamos começar a fazer para merecermos a felicidade eterna? V. 36= ‘Com efeito, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a arruinar sua vida?”
27/02-SÃO GABRIEL DA VIRGEM DOLOROSA-+1862 (com 24 anos)
Tiago 3,1-10- Como usamos as palavras? Como nos relacionamos com as pessoas? Uma senhora confessou a S. Francisco de Sales que havia falado mal de uma amiga. Ele a mandou matar e depenar uma galinha e espalhar as penas pela vila. Ela o fez e voltou para a absolvição. Aí ele a mandou recolher todas as penas espalhadas. Ela disse ser isso impossível. Aí ele lhe mostrou que era igualmente impossível parar o escândalo que aquela fofoca estava causando!
É preciso vigiar nossas palavras! O silêncio é muito precioso nos nossos relacionamentos e, quando necessário, falar sempre o que não ofende a ninguém, sem calúnias ou fofocas, sem julgamentos.

28/02- SÃO LEANDRO- século 6º-
Tiago 3,13-18-Tirar de nossa vida a falsa sabedoria, que é inveja amarga, e as preocupações egoísticas de nossos corações, nunca mentir. Daí é que vêm as desordens e todo tipo de más ações. A sabedoria verdadeira é pura, pacífica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, isenta de parcialidade e de hipocrisia. Faça um exame de consciência honesto e tente perceber isso em sua vida!

29/02-SANTO OSVALDO, rei, +642 E Sto. OSVALDO, arcebispo de York, +992

O dia de hoje só existe nos anos bissextos (2016, 2020, 2024). Podemos meditar Marcos 9,14-29: “Eu creio, senhor, mas ajuda a minha incredulidade!” Nós precisamos aprender a pedir a Deus a fé, o arrependimento sincero de nossos pedados, enfim, as virtudes! Tudo vem dele e, se pedirmos, ele nos atende! O Irmão (Beato) Carlos de Foucauld, a quem procuro seguir, era agnóstico, quase ateu, muito rico. Começou a rezar: “Deus, se você existe, faça com que eu acredite em você!”  E conseguiu! A partir daí, dedicou-se completamente a Deus, vivendo pobremente com os tuaregues, no deserto do Saara. Nos nossos blogs eu publico muita coisa do Irmão Carlos. Procure e veja como o homem é espiritualmente profundo! Entre tantas coisas, ele escreveu: “A vida é um tempo curto de provação (...) para que mereçamos entrar no céu. A riqueza é um dos obstáculos que nos impedem de chegar lá!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01