JANEIRO

 01/01- DIA MUNDIAL DA PAZ. SOLENIDADE DE SANTA MARIA MÃE DE DEUS

Como você festejou esta passagem de ano? Alguma(s) coisa(s) de que tem remorso, que acha que não deveria ter feito? Por outro lado, o que você fez de bom? Perdoou e se encontrou com aquela(s) pessoa(s) de que estava separado(a) por brigas ou antipatias?
Lembre-se de que Jesus morreu por nós e nos perdoa sempre, mas dele não se zomba! No sermão da montanha (Mateus 5;6;7), Jesus diz que só seremos perdoados se também perdoamos!
Seja como for, se você está sentido(a) por algo, peça a Deus o perdão necessário e, se ofendeu alguém, peça-lhe desculpas, se for o caso.
Maria, mãe de Jesus homem é também mãe de Jesus enquanto Deus, como lemos em Lucas 2,43: “Donde me vem que a mãe do meu Senhor...” (título divino de Jesus ressuscitado, “Kyrios”, como em Atos 2,36 e Fil 2,11. É a tradução da palavra “Javé” e Adonai do AT). Por isso, a festa de hoje, “Maria, Mãe de Deus”. Esse título foi declarado oficialmente em 431, no Concílio Ecumênico de Éfeso. Leituras: Números 6,22-27; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21.

2/01- S. BASÍLIO MAGNO (+379) E S. GREGÓRIO NAZIANZENO (+390), bispos e doutores, mártires.
1ª João 2,22-28 e João 1,19-28: “Não sou digno sequer de desatar as correias de sua (=de Jesus) sandálias”.
Hoje é dia de recomeçarmos nossa vida. Peçamos perdão de nossos pecados e façamos um projeto para o ano que começa. Dizia S. Basílio, um dos santos de hoje: “Se cada um se contentasse com tomar o indispensável para atender às suas necessidades e deixasse para os pobres o supérfluo, não haveria nem pobres, nem ricos, e não existiria a questão social”.
03/01- SANTÍSSIMO NOME DE JESUS E STA. GENOVEVA +502
Fil 2,10:”Ao Nome de Jesus todo joelho se dobre nos céus, sobre a terra e debaixo da terra”. 1ª João 2,29-3,6:”Eu sou a voz que clama no deserto”; João 1,29-34:”Eu vi e dou testemunho de que ele (Jesus) é o Filho de Deuys.
O que você acha de nós às vezes pronunciarmos o Nome de Deus a toa? A russa Catherine, dos poustinias, condenava muito isso nos norte-americanos quando a qualquer momento dizem “my God”. Quanto à santa comemorada hoje, Sta. Genoveva, foi caluniada e vítima de maledicências, mas “não se perturbou; antes, encheu-se de satisfação por poder sofrer pelo Nome de Jesus”. Por seu intermédio, ainda em vida, Átila não entrou em Paris para destruir a cidade e logo depois foi detido em Orleans. Só para lembrar: você já fez seus propósitos para este ano?

04/01- SANTA ÂNGELA DE FOLIGNO +1309 (casada, vários filhos, enviuvou, perdeu os filhos um após o outro, antes dos 40 anos. Disse, em sua conversão: ”Não senti tanto amor a Deus quanto arrependimento, dor e vergonha dos meus pecados”).
1ª João 3,7-10 “Quem não ama seu irmão não é de Deus”; João 1,35-42: Os apóstolos tiveram um encontro pessoal com Jesus: “Vinde e Vede onde moro”. Nós poderemos ter esse contato pessoal com Jesus na oração mais prolongada e no contato com os irmãos, principalmente os mais necessitados. Não adianta falarmos sobre Deus se não falarmos COM Ele! Lembrete: Já fez os propósitos para este ano?

05/01- SÃO JOÃO NEPUMOCENO NEUMANN +1860-
1ª João 3,11-21: “Não amemos de palavra nem de língua, mas por ações e em verdade”, agindo sempre em favor dos irmãos.
João 1,43-51: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento”. Jesus falou isso de Natanael (veja nosso texto Natanael no índice). Será que ele poderia falar isso a nosso respeito? Somos pessoas em que, decididamente, não há nenhum fingimento? Somos sinceros conosco mesmos e com os outros?

06/01- EPIFANIA DO SENHOR
Isaías 60,1-6; Efésios 3,2-3ª.5-6; Mateis 2.1-12.
Epifania significa “manifestação”. Temos um texto com esse nome no blog. O ouro diz que Jesus é rei; o incenso, que ele é Deus; a mirra, que é homem mortal.
Todas as pessoas, independentemente de sua origem etnia, religião etc, são chamadas à felicidade do paraíso, mediante a aceitação de Jesus como seu Deus, Senhor e Salvador.
Enquanto os magos confiavam na graça de Deus (pela estrela), viam o caminho; quando confiaram no que os homens diziam (busca na cidade), perderam o rumo e só o reencontraram quando confiaram novamente em Deus. E você? Confia mais nas pessoas ou em Deus, em suas opções? Você vai fazer isto ou aquilo só porque todos fazem?

07/01- S. RAIMUNDO DE PEÑAFORT  - +1275
(Trabalhou muito pelo resgate dos escravos).
1ª João 3,22-4-6. O melhor método para saber se você está no caminho certo é seguir as orientações da Igreja.
Mateus 4,12-17. 23-25-“Aos que viviam nas sombras da morte, viu uma grande luz”.
O pecado nos deixa no escuro. Pedindo humildemente perdão de todos eles, reencontramos a luz. O importante é nunca ficar caído (a), mas sempre buscar levantar-se e seguir o caminho, sem esmorecimento. O Reino de Deus sempre está próximo dos que sempre pedem perdão e recomeçam a caminhada para a santidade.

08/01- SÃO SEVERINO-+482
Marcos 6,34-44. No deserto, o nosso único alimento é a graça e a presença de Deus. Aprendamos a fazer deserto e silêncio em nosso coração!
1ª João 4,7-10: “Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é amor”. Ora, só os outros são referências de nosso amor por Deus, pois não o vemos. Se quisermos conhecê-lo e amá-lo, temos que conhecer e amar o próximo. Uma das maneiras de fazer isso é aprender a ouvir. Você tem paciência para ouvir seu irmão (sua irmã)? Geralmente, não os ouvimos.
Eu, por exemplo, tenho muita dificuldade com isso. Luto muito para aprender a ouvir. Um exemplo de nossa conversação: se alguém nos fala que está com algum problema, nós logo lhe falamos um problema maior que está ocorrendo conosco, sem dar alguma resposta para o problema que ele ou ela está sentindo.
 Nossas dores, nossos problemas, achamos sempre serem maiores do que os dos demais. Se alguém me diz que foi à Bahia, eu logo encontro em minha memória algum lugar mais longe a que eu fui!

09/01- SANTO ADRIANO AFRICANO- +710.
1ª João 4,11-18: “Não há temor no amor! (...)Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e seu amor em nós é perfeito (...) e tenhamos plena confiança no dia do julgamento”. Diz Sto. Agostinho que na comunhão que recebemos não é Jesus que se transforma em nós, mas nós é que nos transformamos nele!
Marcos 6,45-52- O mar simboliza o mal e o desconhecido, na bíblia. Jesus, ao andar sobre o mar, nos mostra que ele venceu o mal e, se nós o tivermos conosco, também venceremos! Também nos mostra que ele domina o que nos é desconhecido. Ele veio nos anunciar os mistérios de Deus, até então ocultos.
Lembremo-nos que é pela oração contínua que temos Jesus sempre conosco e, quando permanecemos humildes diante de Deus e dos irmãos, sempre a serviço deles.

10/01-SÃO LUCIANO DE ANTIOQUIA-+190, mártir.
1ª João 4,19-5,4: “Aquele que ama a Deus, ame também a seu irmão (...). Os  mandamentos de Deus não são pesados, pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo”.
Lucas 4,14-27-“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres(...), para proclamar a remissão aos presos, e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos”.
Não nos amedrontemos, amigos (as)! Jesus nos prometeu a liberdade e a salvação, se lhe abrirmos as portas e o deixarmos entrar em nossa vida, como ele mesmo nos diz no Apocalipse 3,20!

11/01-SÃO TEODÓSIO, monge +529, com 105 anos de idade, embora fizesse muita penitência e jejum, além de ajudar muita gente. Isso confirma aquela ideia de que comer menos faz mais bem à saúde do que comer muito!
1ª João 5,5-13- “Aquele que não crê em Deus, faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu de seu Filho”, ou seja, que ele nos deu a vida eterna, que está em seu Filho. Portanto, se cremos em Deus, creiamos também que ele nos oferece, por Jesus, a vida eterna.
Lucas 5,12-16. Curando o leproso, Jesus nos mostra que nos limpa a lepra do pecado.
Estamos no final do tempo de Natal que, em alguns anos, já terminou ontem. Será que nós aderimos a Jesus, que nasceu como homem em tudo, menos no pecado? Jesus nos oferece os sacramentos como atualização de sua presença em nós. De que modo estamos participando dos sacramentos? A Eucaristia, por exemplo, será que já faz parte de nossa vida?

12/01-SÃO FULGÊNCIO +537
Mateus 3,13-17- Ao entrar na água, não foi ela que purificou Jesus, mas foi ele que purificou a água para o nosso batismo!
Hoje é o último dia para a comemoração do batismo do Senhor, se no dia 11 foi o domingo da Epifania.
Isaías 42,1-4.6-7- Jesus não desperdiçará nenhum sinal de boa vontade e de desejo de salvação que dermos por meio de nossa vida. “Eu te segurei pela mão”, como o pai ou a mãe seguram seu filho.
Atos 10,34-38.- Pelo batismo acaba toda a distinção entre as pessoas: todas elas, sejam do judaísmo, do paganismo ou do ateísmo, se tornam filhas adotivas de Deus, sacerdotes, profetas e herdam o seu Reino. Pelo nosso sacerdócio batismal, podemos rezar por nós e pelos outros; pelo profetismo batismal, podemos pregar a palavra de Deus, principalmente por nossa vida.

13/01- SANTO HILÁRIO DE POITIERS, 4º século.
Marcos 1,14-20- “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Os apóstolos nos comunicaram o caminho do céu. Muitas vezes nos perdemos no rebuliço do mundo e nas agruras que sofremos. Não podemos desanimar nem desacreditar do poder misericordioso de Deus.
Ele é “poderoso para realizar por nós, em tudo, muito além, infinitamente além do que pedimos ou pensamos” Efésios 3,20

14/01- STA. ELIZABETH ANA BAYLEY +1821 (casada, fundadora das escolas paroquiais nos Estados Unidos.
Hebreus 2,5-12; Jesus se fez plenamente homem, embora seja também plenamente Deus, em nosso favor.
1ª Samuel 1,9-20; Ana faz um voto ao senhor para ter um filho
Marcos 1,21-28: Jesus domina até os demônios e o povo se alegra com isso.
Deus não quer que você sofra, mas permite-lhe os sofrimentos, para nos purificar. Ele também aceitou o sofrimento de modo total, para nos dar exemplo. Veja esse assunto (sofrimento) no nosso blog.

15/01-SÃO MAURO, monge, +567 (discípulo de São Bento).
Hebreus 2,14-18: Jesus se tornou em tudo semelhante a nós para poder ser um sacerdote misericordioso
1ª Samuel 3,1-10.19-20-Samuel ouve a voz de Deus e atende ao seu chamado.
Marcos 1,29-39- Jesus passava o dia pregando a palavra e fazendo o bem, como as curas.
Precisamos aprender a entrarmos pelo menos por um tempo diariamente num clima de silêncio e de deserto para ouvirmos que Deus quer de nós. Sei que é difícil, mesmo para mim, que estou falando isto, mas se treinarmos é possível. Jesus às vezes se isolava apenas mentalmente da multidão que o espremia, para rezar.

16/01-SANTO HONORATO ROMANO- +429, monge.
Hebreus 3,7-14- Viver só por hoje, sem se preocupar exageradamente pelo dia de amanhã. Confiar em deus!
1ª Samuel 4,2-11- Podemos perder as bênçãos de Deus se o fizermos de bobo
Marcos1,40-45- Jesus permanecia em lugares desertos para poder ter algum tempo de silêncio e contato com o Pai.
Acolhamos a graça de Deus e sempre oremos e vigiemos para não perdê-la! A oração prolongada é o segredo de sermos também caridosos e chegarmos a uma vida santa. Quanto tempo você reza diariamente?

17/01- SANTO ANTÃO, “pai” dos monges+356, com 104 anos, apesar de suas austeras penitências. Vivia no deserto.
Hebreus 4,1-5.11 – Viver nossa fé é ponto principal para entrarmos no repouso preparado pelo Senhor;
1ª Samuel 8,47.10-22- Ao rejeitarmos a vontade de Deus, estamos rejeitando a ele próprio
Marcos 2,1-12- Ao curar o paralítico, Jesus mostrou que também tem o poder de perdoar os pecados. Ter fé é, antes de tudo, confiar plenamente em Deus, sabendo que a principal coisa que devemos almejar não é tanto as curas, mas a salvação eterna, que inclui o perdão dos pecados. E o céu é o máximo de felicidade. Se Deus tem poder para nos dar tantas alegrias neste mundo, o que não nos dará no outro?

18/01- SÃO SULPÍCIO (invocado contra a pleurite)- Século 7º
Hebreus 4,12-16- Aproximemo-nos confiantes do trono da graça!
1ª Samuel 9,1-4.10b. 17-19.10 – Deus nos escolheu para uma missão e precisamos pedir seu auxílio para lhe sermos fiéis.
Marcos 2,13-17- Jesus veio para chamar os pecadores, e não para os que dizem não ter pecado.
Sermos humildes o suficiente para nos aproximarmos de Jesus, pedir perdão e a força par cumprirmos sua vontade. Peça-lhe, que ele fortifica você e lhe dá todas as graças e forças e coragem para segui-lo!

19/01- SÃO CANUTO, rei, século 11
Isaías 49,3-6- Não basta que sejamos servos de Deus, mas luz dos que nos encontram.
1Coríntios 1,1-3- Todos somos chamados à santidade.
João 1,29-34 – Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Chamados à santidade, devemos ouvir e praticar o que Jesus nos disse nos evangelhos, com toda a humildade.

20/01- SÃO FABIANO E SÃO SEBASTIÃO, mártires, século 3º.
Hebreus 5,1-10- Jesus, embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência pelo sofrimento.
1ª Samuel 15,16-23- A obediência vale mais que os atos não sinceros e “mecânicos”.
Marcos 2,18-22- Jesus é como um esposo, que está sempre entre nós, seu povo, sua esposa.
A obediência à Igreja nos poupa do erro e de muitos aborrecimentos! Obedeça e tudo ficará mais fácil!

21/01- SANTA INÊS – século 4º
Hebreus 6,10-20; 1ª Samuel 16,1-13; Marcos 2,23-28.
Não basta ter fé, mas perseverar na esperança e na vigilância sobre si mesmo. Não bastou a Davi ser sagrado rei, mas teve que perseverar no serviço a Deus e pedir perdão quando foi necessário. Use sempre o seu dia de folga para dedicar um tempo mais longo à oração e à atividade pastoral!

22/01- SÃO VICENTE, mártir (+305) e SÃO VICENTE PALOTTI (+1850)
Hebreus 7,1-3.15-17; 1ª Samuel 17,32-51; Marcos 3,1-6
Jesus é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec. É o nosso único intercessor junto ao Pai. Com ele, venceremos quantos “Golias” aparecerem em nossa vida. Ele também nos ensinou a usarmos o nosso dia de folga para nos dedicarmos à comunidade e aos necessitados. Como você passa o seu dia de folga?

23/01- STO. ILDEFONSO- +667
Hebreus 7,25-8,6; Marcos 3,7-12
Cristo ofereceu-se a si mesmo, uma vez por todas, e não tinha pecados, como os sacerdotes da Antiga Aliança. Quando o sacerdote celebra a missa, está celebrando na pessoa de Cristo a própria Santa Ceia, e não um outro sacrifício. Jesus se “incorpora” no sacerdote celebrante (por mais pecados que este tenha) e é Ele quem faz a consagração do pão e do vinho por meio do sacerdote. O cristão leigo une-se a esse Sacrifício pelo seu sacerdócio recebido no batismo. Entretanto, Jesus não permitiu aos demônios que dessem testemunho dele.

24/01- SÃO FRANCISCO DE SALES +1622
1ª Samuel 18,6-9;19,1-7; 1ª Samuel 24,3-21; Marcos 3,13-19-
A inveja atrapalha muito a vida de uma pessoa, como atrapalhou o relacionamento de Davi com Saul. Davi, porém, respeitou a sagração real de Saul e não lhe pôs as mãos. Contentemo-nos com o necessário para a nossa vida! Tiremos a inveja e as ambições desmedidas de nosso dia a dia! Jesus chamou os Apóstolos a uma vida mais perto dele. Seria motivo de inveja? Deus dá a graça necessária à nossa vocação. Não precisamos invejar a ninguém! O dedal cheio de água está tão satisfeito quanto a um copo cheio de água

25/01- CONVERSÃO DE S. PAULO APÓSTOLO
Hebreus 8,6-13; 9,2-3.11-14; Atos 22,3-16; 9,1-22;
“Terei misericórdia das tuas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados!” Cristo derramou seu próprio sangue (e não de um cordeiro, como os demais sacerdotes faziam) para entrar de uma vez por todas no santuário. Nós temos sua lei e seu amor gravado em nossos corações! Pela sua morte, Jesus nos purificou para que nós também possamos entrar no Santuário!
A conversão de S. Paulo nos anima a também nós nos convertermos dia a dia!

26/01- SÃO TIMÓTEO E SÃO TITO século 1º
2ª Samuel 1,1-27; Marcos 3,20-21
A atividade de Jesus era tanta que nem tinha tempo de comer, e achavam que ele tinha enlouquecido. Talvez dissessem o mesmo de Davi, quando chorou a morte de seu inimigo Saul. O que nós temos feito pela nossa comunidade? Você está engajado (a) em algum apostolado? E outra coisa: como você coloca seus inimigos e desafetos diante de Deus, em suas orações?

27/01-SANTA ÂNGELA DE MÉRICI- +1540
Hebreus 9,15.24-28; 2ª Samuel 5,1-7.10; Marcos 3,22-30
Jesus vence o demônio pela sua força divina e pela sua santidade. Se quisermos vencer o mal precisamos pedir sua ajuda e, como diz S. Pedro, não darmos entrada ao demônio; ou seja, evitarmos qualquer tipo de pecado, mesmo os mais leves. Jesus virá nos julgar e salvar os que nele confiaram. Davi venceu todo o mal e pôde, finalmente, reinar em paz!

28/01- SANTO TOMÁS DE AQUINO- +1274
Hebreus 10,1-10- “Eis-me aqui, Senhor! Eis que venho fazer a tua vontade!”
2ª Samuel 6,12b-19 – Nossa única preocupação é imitar Jesus, fazendo, como ele, a vontade do Pai. Davi procurou fazer em tudo a vontade divina em relação a tudo, como em referência à Arca.
Marcos 3,31-35- No Evangelho, Jesus diz que quem fizer a vontade de Deus é seu pai, sua irmã, seu irmão, sua mãe.
Minha pergunta indiscreta hoje é esta: O que nós estamos vivendo agora corresponde à vontade de Deus?

29/01- SÃO PEDRO NOLASCO+1256
Hebreus 10,11-18- A aliança que Jesus fez para  com os que o recebem é esta: “Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, não me lembrarei mais de seus pecados, nem das suas iniquidades”. Que paz isso nos dá! Não tenhamos medo! Aproximemo-nos dele com humilde confiança e recomecemos nossa vida!
2ª Samuel 7,4-17- Deus garantiu a descendência de Davi porque o rei confiou nele e em sua misericórdia!
Marcos 4,1-20-A semente que cai num coração que confia nessa misericórdia divina, nesse amor infinito que Deus nos tem, frutificará 100%!

30/01- SANTA JACINTA MARESCOTTI- +1640
Hebreus 10,19-25 – nos dá várias orientações: 1- Em Jesus temos um caminho novo e vivo, que ele mesmo inaugurou através de sua humanidade. 2- Temos nele um sacerdote eminente. 3- Aproximemo-nos dele com um coração reto, cheios de fé, coração purificado de toda má consciência e o corpo lavado com água pura (pode ser que o autor se refira ao batismo). 4- Sem esmorecer continuemos a afirmar nossa esperança, porque Jesus, que fez a promessa, é fiel! 5- Admoestemo-nos mutuamente para nos estimular à caridade e às boas obras. 6- Não abandonemos a frequência à Santa Missa nem aos trabalhos da paróquia a que pertencemos.7- Procuremos animarmo-nos sempre mais, à medida em que chega o dia de nosso encontro definitivo com Deus.  Reflita sobre esses sete pontos!

31/01- SÃO JOÃO BOSCO+1888
Em 2ªSamuel 7,18-29, Davi faz uma bela oração a Deus com muita humildade ante os benefícios recebidos, como a de uma monarquia estável. Faz um hino de louvor que recorda as maravilhas de Deus na história e faz uma súplica ao Senhor para que mantenha sua promessa. Pede também que suas fraquezas não sejam obstáculos à graça de Deus. Como temos nos achegado a Deus em nossas orações? E, muito importante, nossas ações estão favorecendo ou bloqueando a graça de Deus?

Penso, entretanto, que Deus faz sua obra sempre, mesmo que a semente caia entre os espinhos, mas é nosso dever tirar todos os obstáculos provenientes de nossa fraqueza!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01