JUNHO

 01- SÃO JUSTINO+165

João 14,13- “E o que pedirdes em meu nome fá-lo-ei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”. Deus só não nos dá quando pedimos o que talvez possa nos levar a abandoná-lo ou a peca. Tente pesquisar as consequências espirituais daquilo que você pediu, se o tivesse alcançado, e terá muitas surpresas. Foi o Pe. Fernando Cardoso, que fala na Rede Vida, que disse certa vez que agradece a Deus por muitas das graças que ele não lhe deu, pois teriam sido um desastre!

02/06- SÃO MARCELINO E PEDRO exorcista século 4, mártires
Atos 14,5-18- Os pagãos acreditaram nos apóstolos pela cura que fizeram. Hoje em dia esses sinais não impressionam mais! Como descobrir os sinais que possam falar de Deus aos ateus de hoje? Você descobriu algum modo de convencer seus (suas) colegas sobre sua fé? Francamente, eu só consegui raríssimas vezes.

03/06-S. CARLOS LWANGA E 22 COMPANHEIROS, mártires, Uganda, África-século 19
João 14, 14-21- “Quem me ama será amado por meu Pai. Eu o amarei e a ele me manifestarei”. Nós somos o templo de Deus, mas ele só se manifestará a nós se o deixarmos, se também o amarmos. E não há como amar a Deus se desprezarmos a quem quer que seja”

04/06- SÃO CRISPIM, +1748
João 14,22-26- “O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse”. É como eu disse ontem: o Espírito Santo não “vem” a nós quando o invocamos, porque, pelo Batismo, ele JÁ ESTÁ em nós, já mora em nós. Quando o invocamos, damos-lhe a “chave” que abre a porta do nosso coração. Muita gente se descabela para deixar o pecado. É só pedir a Deus que ele nos livra de tudo. Ele só quer que lhe demos a chave do nosso coração!

05/06- SÃO BONIFÁCIO +754
João 14,23-24- “Quem me ama, guardará a minha palavra.” Se eu disser que amo a Jesus mas não dou “a mínima” para o que ele diz, não guardo a sua palavra na mente nem no coração para que ela se transforme na ação, sou mentiroso e não amo a Deus

06/06-SÃO NORBERTO+1134
Atos 14,19-28- “É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus”. Não há dúvida alguma disso, acreditem! As renúncias são tantas e às vezes tão drásticas que, se Deus não nos ajudasse, não conseguiríamos vencer quaisquer tribulações e empecilhos. Na missa do dia em que estou digitando isto (dia 29 de dezembro de 2014), o comentário do missal cotidiano diz: “A luz que ilumina as pessoas passa pela obscuridade da dor; esta permanece o mais seguro caminho para ser do número dos salvos e tornar-se salvador

07/06- SÃO MARCELINO CHAMPANHAT +1840 (fundador dos irmãos maristas)
João 14,27-31-“Dou-vos a minha paz (...) não vô-la dou como o mundo a dá”. Não confundir a paz de Cristo com a paz tipo “sombra e água fresca”! A paz que Cristo nos dá é a satisfação íntima de saber que se está de bem com ele e com as pessoas, embora isso seja fruto de lutas e empenho. “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (v.27).

08/06- STO EFRÉM diácono+373
Atos 15,1-6- Não podemos nos ater a normas supérfluas que nos escravizam. Jesus veio nos libertar e o cristianismo se desligou das 613 leis judaicas. Não seria justo sairmos delas para cairmos em outras piores! Muitas vezes achamos pecado em tudo e em todos! É preciso ter mais confiança em Deus e procurar conhecer-se melhor, a fim de sabermos quais são os nossos limites. Para haver pecado grave tem que ter três coisas: pleno conhecimento do que se está fazendo, pleno consentimento e matéria grave. Para maior esclarecimento, procure essa matéria no nosso Bloguinho catequético.

09/06-      SÃO JOSÉ DE ANCHIETA+1597
João 15.1-8- “Permanecei em mim como eu em vós(...) sem mim, nada podeis fazer (...) Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e ser-vos-á concedido”. A comunhão eucarística completa essa nossa união com Jesus. Como disse Santo Agostinho, pela comunhão não é Cristo que se transforma em nós, no nosso corpo, mas somos nós que nos transformamos nele.

10/06- MARIA TAIGI +1837 – esposa e mãe
João 15,9-11- “Para o homem, amar a Deus significa, antes de tudo, deixar-se amar por ele, porque amar a Deus nunca é iniciativa do homem, mas sempre resposta a um dom” (missal cotidiano 5ª f. 5ª sem. Páscoa). Deixar-se amar é mais difícil que amar, pois aí não somos nós, mas o outro é que tem controle sobre a amizade.

11/06- SÃO BARNABÉ, companheiro de S. Paulo
Mateus 10,7-13- Jesus exigiu pobreza e simplicidade dos apóstolos, quando saíssem para pregar. Como vivemos nossa vida cristã no que se refere à pobreza (uso sóbrio dos bens materiais ) e à simplicidade (humildade no uso dos bens materiais e nos relacionamentos)?

12/06-STA. MARIANA DE JESUS PAREDES Y FLORES – Equador +1645
Atos 15,22-35 – A Igreja Católica não proíbe nenhum tipo de alimento, só proíbe o vício e o exagero. Se você não gosta de comer certos alimentos, como carne de porco (que é uma delícia!), esteja à vontade! Entretanto, que os demais saibam que você não a come porque não quer comer e não porque a Igreja proíbe. A Igreja não proíbe nem as bebidas alcoólicas, se forem ingeridas sobriamente, nem o cigarro, se não estiverem fazendo mal à saúde (coisa que acontece só com alguns privilegiados, que atingem os 100 anos com o cachimbo ou o cigarro na boca!). Na verdade, até o açúcar é proibido e é pecado para quem sofre de diabetes! Veja como nesse campo, tudo é muito relativo. Se eu tomo um aperitivo, pequeno, não peco. Se o outro é diabético e come um doce, faz pecado!

13/06-STO. ANTÔNIO DE PÁDUA-+1231
A maior injustiça que se faz a esse santo é apresenta-lo de maneira delicada, e casamenteiro. Técnicos fizeram um retrato dele baseado no esqueleto, pelo computador, e surgiu um homem bem diferente das imagens. Veja se as imagens dele correspondem! Veja como o computador registrou a imagem mais aproximada de Santo Antônio de Pádua, feita por um brasileiro a partir do crânio de Sto. Antônio e enviada para a Itália:

Podemos meditar o que ele fala sobre o dom das línguas. Para Santo Antônio, falar outras línguas é ter a humildade, a paciência e a obediência.

14/06-STA. CLOTILDE +545
João 15,12-17- Jesus nos manda amarmo-nos uns aos outros como ele próprio nos amou (e ama). Somos seus amigos se praticarmos seus ensinamentos. Ele nos escolheu, não fomos nós que o escolhemos. “Amai-vos uns aos outros”. Estamos nos amando um amor de caridade, de santidade?

15/06-SÃO LUÍS PALAZZOLO+1886
João 15,18-21- Nós não somos do “mundo”, quer dizer, não somos do “time” do pecado, mas, como batizados, somos “santos” (=consagrados), somos do “time” de Deus. Entretanto, estamos no mundo e vivemos nele, vigiando para não substituirmos Deus pelo mundo. Devemos ser como o ouro, que embora possa ser envolvido pela sujeira e outros materiais, não se mistura com nenhum deles, e por isso é considerado um metal precioso. Quer dizer, ele se mistura, mas não perde suas características, não combina com outros materiais. No cadinho, nós o obtermos puríssimo, livre de tudo o que estava encostado nele. É um pouco isso “estar no mundo mas não ser do mundo”.

16/06-SÃO FRANCISCO RÉGIS- +1642
Atos 16,11-15- Uma das provas de que os apóstolos batizavam também as crianças é o versículo 15, em que foram batizados todos os da casa de Lídia. Ela e os seus aderiram ao batismo, e com isso, aderiram também à santidade. E nós? Levamos a nossa vocação à santidade a sério, datada da mesma hora do nosso batismo?

17/06- SÃO MANUEL, +363
João 15,26-16- Muitas pessoas matam e fazem o mal pensando em estar agradando a Deus. Não é só o caso dos primeiros cristãos, que morreram martirizados, mas, por exemplo, dos islamitas, quando matam os cristãos, ou nossa Igreja, na Idade Média, quando mandava pessoas condenadas pela “Santa Inquisição” à justiça comum, para serem mortas. E nós, no nosso dia a dia? Apesar de não chegarmos a matar pessoas fisicamente, quando as julgamos e as caluniamos, as estamos matando espiritualmente, simbolicamente, condenando-as a um restante de vida humilhante.

18/06- SÃO GREGÓRIO BATBARIGO- +1697
Atos 16,22-34- O Apóstolo Paulo e Silas estavam presos, mas cantavam louvores ao Senhor e oravam. Quando estamos no caminho do céu, nada pode conter nossa alegria e nossa paz. Quando as correntes e portas se abriram, eles não saíram, mas permaneceram ali, até que o próprio carcereiro os tirou dali e se converteu. O missal cotidiano comenta se o que mais  impressionou o carcereiro não teria sido o comportamento deles e não tanto o terremoto! (Missal, 3ªf. 6ª sem. Páscoa)

19/06- SÃO ROMUALDO+1027 e Sta. Juliana Falconieri +1341
João 16,5-11- A tristeza de alguém que parte para a outra vida não deve existir entre os cristãos, pois essa pessoa parte para o céu. Entre os monges cistercienses, sempre que morre um deles, há festa no almoço, com vinho (pouco, é claro) e liberação do almoço para conversas (nos outros dias come-se em silêncio e ouve-se a leitura de um livro). A morte é apenas uma passagem, feliz, para quem crê e se santifica.

20/06- STO. ADALBERTO+981
Atos 17,15.22-18,1- Texto que mostra uma oratória muito inteligente e perspicaz de S. Paulo, mas que depois ele relega como fruto da inteligência humana, mas longe da sabedoria divina. Quando ele percebeu isso, passou a confiar mais na inspiração e no poder de Deus do que na sabedoria humana. (veja 1ª Coríntios 2,4-5). De nada vale a nossa perspicácia e conhecimentos se Deus não estiver no caso. Eu aprendi isso a muitas penas!

21/06- SÃO LUÍS DE GONZAGA +1591
(outro santo injustiçado. Ele morreu de esgotamento físico e de peste, de tanto ajudar os pestilentos de seu tempo, aos 23 anos de idade!).
João 16,12-15- Pelo batismo somos templos do Espírito Santo, que nos ensinará tudo o que precisamos para seguirmos Jesus Cristo. A “chave” que abre esse tesouro é a oração e o empenho para santificar-nos. Na oração, abramos para ele o nosso coração e nossa mente! Aceitemos o Espírito Santo em nossa vida! Nunca sairemos do caminho.

22/06- STOS. JOÃO FISHER +1535 E TOMÁS MORE +1535 e São Paulino de Nola +431
Atos 18,1-8- S. Paulo, embora apóstolo, trabalhava como fabricante de tendas. O trabalho manual é muito importante para conservarmos uma vida sadia. Ofereçamos nosso trabalho diário em reparação de nossas faltas!
23/06- SÃO JOSÉ CAFASSO+1860
João 16,16-20- Nossa tristeza se transformará em alegria. Com a ressurreição de Jesus, nossa ressurreição é uma certeza, se aderirmos a ele. Nosso sofrimento atual é a “véspera” de nossa alegria eterna, se o oferecermos em “complemento” aos sofrimentos de Jesus, como Paulo fala.

24/06- SÃO JOÃO BATISTA
Lucas 1,57-66,80- João Batista vivia no deserto, preparando-se para a missão a que Deus lhe chamara. O deserto é um lugar especial, em que nos conhecemos de modo mais autêntico e sincero. O beato Pe. Carlos de Foucauld (veja o nosso blog gritar o evangelho com a vida) deixou tudo o que possuía pra viver com os tuaregues no deserto do Saara. Faça de vez em quando uma manhã ou uma tarde de deserto! Veja como é acessando esse assunto em nossos blogs. (O DIA DE DESERTO)

25/06- SÃO GUILHERME-+1142-
Atos 18,9-18- Nós às vezes subestimamos Deus em sua ação entre os homens. Achamos que só nossa pregação é eficaz, que ninguém sabe falar sobre Deus de modo mais profundo do que nós. Deus garante a Paulo que havia um povo numeroso que temia a Deus naquela cidade. Isso animou Paulo, tendo em vista tudo o que ainda tinha que sofrer por Deus. Animemo-nos a continuar na evangelização, sem nos preocuparmos com a eficácia ou com os frutos! Os frutos pertencem a Deus. A nós, cabe apenas fazer a “plantação”.

26/06- SÃO VIGÍLIO+405
João 16,20-23- “Ninguém vos tirará a vossa alegria”. Potência alguma terrestre ou infernal poderá tirar a alegria da ressurreição já presente em quem pratica o evangelho, e isso apesar das tristezas e sofrimentos!

27/06- SÃO CIRILO DE ALEXANDRIA +444
Atos 18,23-28- Apolo demonstrava pelas escrituras que Jesus é o Cristo (=o Messias). Entretanto, muitos hoje em dia (4/7 da humanidade) não acreditam em Jesus. Será que nunc ouviram falar dele? Acredito que muitos simplesmente recusam a fé em Jesus enquanto Deus, embora saibam que ele existiu enquanto homem. Por exemplo, as testemunhas de Jeová e os mórmons não acreditam que Jesus é Deus como o Pai e o Espírito Santo. Aliás, nem acreditam no Espírito Santo na forma como nós acreditamos. E você, de que modo acredita em Jesus?

28/06- STO. IRINEU +201 (Irineu= portador de paz)
João 16,23-28- “O Pai vos ama, porque me amastes e crestes que vim de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo, de novo deixo o mundo e vou para o Pai.” No vers. 24 Jesus afirma que até aquela hora, eles nada haviam pedido em nome dele. Será que os nossos pedidos visam a nossa salvação, ou ao nosso interesse pessoal apenas? Quem ama Jesus ama também o irmão e é amado e acolhido pelo Pai.

29/06- SÃO PEDRO E SÃO PAULO
2ª Timóteo 4,6-8.17-18; Mateus 16,13-19
Pedro, primeiro papa, perdoado após negar Cristo três vezes. Paulo, apóstolo, perseguidor dos cristãos, segurou os mantos dos que mataram Sto. Estêvão, mas descobriu Jesus no caminho de Damasco e se converteu. Nós, pobres pecadores, às vezes desconfiamos da graça, da misericórdia e do perdão de Deus! Confie! Peça perdão! Recomece!

30/06- PROTOMÁRTIRES DA IGREJA DE ROMA de 65 a 68 de nossa era. Os primeiros mártires.

João 16,29-33- “Eu não estou só, porque o Pai está comigo” Quem está com Deus, nunca está sozinho. Deus é o único que pode nos compreender. Às vezes, mesmo rodeados de pessoas, nos sentimos sozinhos, porque não conseguimos partilhar as belezas que vivemos na vida. Se quiser ler mais sobre esse assunto, busque SOLIDÃONUNCA MAIS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01