DEZEMBRO

 


TEMPO DO ADVENTO E NATAL

01-STA BÁRBARA séc 4º e Beato Carlos de Foucauld +1916
(veja o histórico deste santo neste site)
Marcos 1,12 ou Mateus 4,1-11- O beato Carlos de Foucauld fala isto sobre o deserto: “É necessário passar pelo deserto e aí se demorar, para receber a graça de Deus, é aí que se esvazia, que se expulsa de si tudo o que não é Deus, e que se esvazia completamente esta pequena morada de nossa alma, para deixar o lugar inteiramente só para Deus”. Para você fazer o dia de deserto, clique no link referente ao Irmão Carlos de Foucauld nesse site. Vale a pena!

02-SÃO CROMÁCIO- +408
Isaías 2,1-5- Os instrumentos de guerra serão transformados em instrumentos de paz, de agricultura. Mudemos também nossa ira, nosso mau-humor, nosso desejo de vingança, nossas mágoas, por sentimentos de paz! Jesus está sendo esperado por muitas pessoas, mas infelizmente ainda não existe para 4/7 da humanidade!

03- SÃO FRANCISCO XAVIER +1552
Mateus 8,5-11-A humanidade do centurião pagão comoveu Jesus. Jesus profetizou dizendo que muitos outros povos não judeus iriam acreditar nele, e os judeus iriam perder o lugar. E nós? Estamos tão confiantes assim que seremos a “verdadeira Igreja” para sempre? Cabe aqui muita humildade e “garra” para vencermos o mal que nos rodeia!

04- SÃO JOÃO DAMASCENO +749
Isaías 11,1-9- Jesus traz uma experiência nova de humanidade, em que se realizará já aqui na terra o paraíso. Todos se darão bem, mesmo os inimigos naturais, como o leopardo e o cabrito. O leopardo comerá capim como o cabrito. É uma imagem muito bonita e que nos leva a melhorar nossos relacionamentos.

05- SÃO SABAS +531
Lucas 10,21-24- Nós vivemos pela fé e não pela visão. Procure não se preocupar quando não sentir nada durante a oração. Não é preciso sentir. Basta ter fé, orar sabendo que Deus está ouvindo e vai pelo menos “pensar” no assunto que você lhe estiver propondo.

06- SÃO NICOLAU +342
(foi com ele que começou a tradição do Papai Noel: em lugar do báculo, um bastão, que já não é usado; em lugar da mitra, uma touca. A cor continua a mesma dos bispos: vermelha. Nos povos nórdicos é hoje o dia de se trocar presentes).
Mateus 11,28-30- Ser servo de Jesus é diferente de ser escravo das paixões e do mundo! Servir a Jesus nos traz paz, mansidão, humildade e alegria perene.

07-STO. AMBRÓSIO +397
Mateus 11,11-15- Jesus elogia São João Batista pela vida rude que levava e, mais ainda, pela sinceridade, humildade, santidade, obediência. S. João  Batista aceitou ser o profeta que nos mostraria o Salvador e sairia do cenário, como realmente aconteceu. Pensemos em nosso modo de falar de Jesus às pessoas. Será que muitas vezes não estamos pregando mais nós mesmos que o Reino de Deus?

08-IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA
A palavra “conceição” vem de “concepção”. Maria foi concebida sem pecado original. Hoje eu faço aniversário de ordenação sacerdotal e por isso é um dia muito importante para mim, além de sê-lo em si mesmo. O dogma de que Maria foi concebida sem o pecado original foi proclamado no ano 1854, mas já em 1830 Maria pediu a Sta. Catarina Labouré que mandasse cunhar a medalha do modo como ela havia aparecido. É conhecida hoje como a medalha milagrosa. O corpo de Sta. Catarina Labouré foi milagrosamente conservado, como para dizer que N. Senhora realmente apareceu a ela e lhe pediu que mandasse cunhar a medalha. Veja as fotos no dia 27 de novembro. Também em Lourdes Maria disse a Sta. Bernardete que era a Imaculada Conceição, e o corpo dessa santa também se conserva incorrupto (veja no dia 18 de fevereiro). Isso foi em 1858. O dogma havia sido proclamado 4 anos antes. Para nossa meditação de hoje, leia o Magníficat, Lucas 1,46-55

09-STA. JOANA FRANCISCA DE CHANTAL +1641
Mateus 11,16-19- As pessoas reclamam muito das coisas, muitas vezes para fugirem da suas responsabilidades. Precisamos nos conhecer melhor, parar de reclamar de tudo e oferecer tudo pela reparação dos pecados.

10- SÃO MELQUÍADES, papa +314
Lucas 3,4-6- É preciso preparar o caminho do Senhor, preenchendo os vales, eliminando as montanhas, endireitando o caminho, tirando as asperezas (Isaías 40,3-5).Vales= nossos pecados e desânimos; montes= nossa vaidade e orgulho; curvas = nossos desvios do amor de Deus; asperezas= nossa ira e sentimentos de ódio e de vingança.

11- SÃO DÂMASO, papa século 4
Isaías 25,6-10ª – O banquete sempre é usado na bíblia como símbolo de nossa felicidade celestial. Deus estendeu a todos os povos, a todas as pessoas do mundo, a possibilidade da salvação. Cabe a nós aceitá-la, que o resto Deus faz: na leitura, é ele, Deus, quem “assa a carne” para o “churrasco”! (v.6). E enxugará nossas lágrimas (v.8).

12- N. SRA. DE GUADALUPE-
Apareceu em 1531. Sua imagem é milagrosa. Veja artigo neste blog (site).
Isaías 55,6- Procuremos o Senhor enquanto podemos encontrá-lo, enquanto ele está perto. Pode ser que busca-lo mais tarde se torne impossível para nós. Eu já atendi vários doentes terminais que não quiseram se confessar antes da morte. É com muita tristeza que eu digo isto!

13- SANTA LUZIA +303, protetora da visão
Mateus 7,21.24-27- Para termos certeza de que estamos construindo a nossa casa sobre a rocha, que é Cristo, tenhamos como parâmetro o que nos ensina a Igreja! Aí não teremos perigo de errar!

14- SÃO JOÃO DA CRUZ- +1591
Mateus 9,27-31-O texto visa mais nos alertar que devemos “enxergar” Deus em Jesus Cristo, vê-lo como nosso Salvador, acreditar nele, do que contar um milagre. O pior cego é o que não quer ver. Às vezes as pessoas se fazem de ignorantes para fugir da luta que devem empreender.

15- STA. CRISTIANA (sem datas)
Isaías 30,19-21. 23-26- Você já leu este texto? Leia e veja que bonito! Quer você ande pela direita, ou pela esquerda, ouvirá o Senhor chamá-lo para acertar o seu caminho. Deus não quer nos ver “batendo pernas” por caminhos errados!

16-JOSÉ MOSCATI, +1927
Apocalipse 22,12- O Senhor não virá “ de mãos vazias, mas com a recompensa pelas nossas obras, após a nossa morte ou no Juízo Final. Se ele vier neste instante, encontrará conosco boas obras?

17- SÃO LÁZARO-século 1
Isaías 35,1-10- Alegremo-nos porque o Senhor virá e o deserto viverá uma floresta amazônica! Fortaleçamos os joelhos cambaleantes (cansados de caminhar) e os corações conturbados! Deus vem para salvar-nos! A mensagem do advento é de paz e de amor, de confiança e de alegria, pois temos um Deus que é Pai e Mãe e cuida de nós!

18- SÃO CHARBEL MACKLOUF +1898
Seu corpo está incorrupto.
Isaías 40,28-31-O Senhor nos dá forças de tal modo oque os velhos superarão os jovens que não têm suja graça. “Mesmo os jovens se cansam e fatigam (...) mas os que põem a esperança no Senhor renovam as suas forças (...) correm e não se fatigam, caminham e não se cansam (vv 30-31).

19- URBANO 5º,papa +1370
Isaías 48,17-19- É triste ver como Deus nos ama e como nós o desprezamos!

20- SÃO DOMINGOS DE SILOS +1073
Lucas 1,26-38 – Anunciação do anjo a Maria. Na verdade, Maria viveu pela fé, pois Lucas usou o costume da época para esse relato, da mesma forma que o anúncio do nascimento de Sansão, de Samuel, de João Batista. São Mateus diz, logo no capítulo 1 vers. 18, que certo dia Maria percebeu estar grávida, e isso só poderia ser obra do Espírito Santo, pois ela era virgem. Ela “guardava tudo no coração” porque, como vivia pela fé, como nós somos convidados a fazê-lo, não entendia bem o que Deus estava fazendo com ela, mas simplesmente colocou-se confiantemente em suas mãos, aceitando plenamente sua Santíssima Vontade. Façamos o mesmo!

21- SÃO PEDRO CANÍSIO +1597
Lucas 1,39-45 –No versículo 43 Isabel chama Maria de mãe de Deus. “Kyrios”- Senhor Ressuscitado, é o equivalente a “Javé” e “Adonai” do Antigo Testamento.  O texto mostra como Maria se preocupava com o atendimento a outras pessoas: fora ajudar Isabel, que não era mais jovem. A caridade é sempre o distintivo da santidade.

22- STA. MARIA FRANCISCA XAVÉRIA CABRINI +1917
1ª Samuel 2,1.4-8- Este cântico de Ana foi a base do cântico do Magníficat, de Maria: os humildes serão elevados e os soberbos, humilhados. Você se enquadra em que situação?

23- SÃO JOÃO CÂNCIO + 1473
Lucas 1,57-66 – O nascimento de João Batista. É interessante aqui notar a preocupação deles em fazer exatamente o que Deus quer que façam. Existe essa preocupação em nos, em você? Será que estamos profundamente interessados em saber qual é a vontade de Deus a nosso respeito? Ou falamos como S. Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou pecador!”? (Lucas 5,8).

24- STAS. ADÉLIA E IRMINA; século 8º.
Lucas 1,67-79- Hoje vamos ler o Cântico de Zacarias- “É comparado à sentinela noturna que saúda os primeiros albores da aurora “(missal cotidiano), nessa manhã do dia em que Jesus já estava para nascer. Como nós anunciamos Jesus? Com que ânimo? Com que amor? Com que veracidade? Eu, que sou padre, muitas vezes anunciei Jesus por pura obrigação: todos estavam lá, na igreja, para a missa de Natal e eu tinha que falar de Jesus, quisesse ou não. Hoje sou aposentado e os últimos dez anos me ensinaram a ser mais autêntico. Agora, quando falo pelos blogs e sites que coordeno, tento mostrar um Jesus que esteve comigo lado a lado nestes anos de tribulação, um Jesus que “nunca me deixou na mão”. Hoje não tenho mais na mente um Jesus bíblico a quem tenho que anunciar, mas no coração um Jesus real, de carne e osso, alma e divindade, que nos ama de verdade, estejamos nós em que situação estivermos.

25/12-NATAL

Não se sabe ao certo o dia do nascimento de Jesus. Hoje se comemorava o sol como  deus romano. Os cristãos comemoravam a verdadeira luz, o verdadeiro “sol”, Jesus, nas catacumbas.

Lucas 2,1-1: O anúncio do nascimento de Jesus foi feito em primeiro lugar aos pastores, que eram evitados e desprezados por todos, por cheirarem a ovelhas e por causa de suas peculiaridades atinentes ao ofício. Os pobres e desprezados têm entrada ampla no presépio de Jesus! A Irmãzinha Madalena de Jesus, fundadora, com o Pe. René Voillaume, das Irmãzinhas de Jesus, falava que é no presépio que aprendemos a ser pequenos, humildes e abertos à verdade que Jesus quer nos revelar. Ao nascer, Jesus, obediente ao Pai, nos abriu as portas do céu. Reflita nisto: o que sobra do meu Natal se eu tirar as festas?

26/12- SANTO ESTÊVÃO – 1º MÁRTIR
Atos 6,8-10; 7,54-60
 A morte de Estêvão mostra aos que escolheram seguir Jesus o que lhes estava reservado. A perseguição ao cristianismo sempre ocorreu, tenha sido maior num tempo, menor, porque muitas pessoas preferem tapar as bocas dos profetas do que ouvi-los e terem que seguir seus ensinamentos.
Estarmos abertos à novidade do evangelho – esta deve ser a nossa disposição, pois a cada ano que passa descobrimos novas correções que devem ser feitas à nossa caminhada.

27/12- SÃO JOÃO APÓSTOLO E EVANGELISTA
1ª João 1,1-4
Em sua primeira carta, São João nos diz que o anúncio que ele nos faz de Jesus Cristo o enche de alegria! Ele é um dos que foram chamados a uma maior intimidade com Jesus, embora muito jovem (16 ou 17anos). Jesus o protegia, tinha um maior cuidado com ele, chamado de “o discípulo amado”, talvez por causa de sua pouca idade. Ele recebeu Maria em sua casa e cuidou dela até à sua assunção ao céu. E confiou na Palavra. Amigo (a), nós somos chamados por Deus a uma missão. Você já descobriu qual é a sua?

28/12- SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES
Mateus 2,13-18
Atualmente continua a morrer milhões de crianças por meio do aborto, da fome, dos maus tratos, e nós já nos acostumamos com isso. Já é algo que não nos espanta. Isto é errado!

Precisamos nos conscientizar da maldade que impera no mundo e combater essa mortandade! E que dizer de algumas igrejas que apoiam o aborto no caso de estupro? Eu vou dizer só as iniciais de uma delas, em que o chefe apoia isso abertamente: Igreja Universal do Reino de Deus. Eu li no jornal deles essa barbaridade. A criança, seja ela vítima de estupro ou não, é uma pessoa humana, com alma imortal criada por Deus, e não tem nenhuma defesa! Choremos a morte dos inocentes atuais e imploremos a Deus que interfira na humanidade para que esse infanticídio tenha um fim! E rezemos para que o Sr. Edir Macedo mude sua ideia sobre esse assunto!

29- SANTO TOMÁS BECKET (+1170,52anos)
Lucas 2,22-35- “A apresentação de Jesus no templo é a oferta pública de Jesus a Deus. Ele não pode ser resgatado como primogênito, porque pertence a Deus de modo definitivo!(...) É o primeiro e o maior ofertório do único verdadeiro sacrifício devido a Deus” (Missal cotidiano, citando Malaquias 1,11).
Ofereçamo-nos a Deus diariamente! Reze diariamente a consagração a Deus, encontrada em nossos blogs.

30-SÃO SABINO +420; outro S. Sabino +526; Sta. Sabina+125, mártir.
Lucas 2,36-40. A profetiza Ana conheceu Jesus antes de morrer, quando da sua apresentação no templo, e falava dele a todos os que encontrava. O fato é que 4 bilhões de seres humanos ainda não acreditam na divindade de Jesus. Entre eles, os judeus, os islamitas (maometanos), os budistas, os mórmons, os testemunhas de Jeová.
Cabe a nós, se não podemos anunciá-lo por falta de condições, pelo menos rezar pelos missionários e anunciar a todos o cristianismo pelo nosso modo de vida!

31/12- São Silvestre, papa. +335
João 1,1-18

O chamado “Prólogo” do evangelho de João, que sintetiza todo o seu evangelho. Jesus é mostrado como o Filho, tão Deus como o Pai e o Espírito Santo. Tornou-se homem como um de nós, igual a nós em tudo, menos no pecado. “Trabalhou com mãos de homem, pensou com mente de homem, agiu coma vida de cada homem, amou com um coração de homem” (Gaudium et Spes,22). Hoje, último dia do ano, que tal fazermos um “balanço” do que fizemos neste ano? Feche-se em algum lugar, ou vá a algum parque natural, ou mesmo numa igreja, e reveja tudo o que se passou neste ano. Peça perdão. Agradeça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01