19-ORAÇÕES BÁSICAS

 

19- ORAÇÕES BÁSICAS


1- PARA LER: Mateus 6,9-13:- " 9.Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; 10.venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. 11.O pão nosso de cada dia nos dai hoje; 12.perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; 13.e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal." São Mateus, 6 - Bíblia Católica Online



2- PARA SABEER

O Pai-nosso é uma oração ensinada por Jesus no trecho acima e também em Lucas 11,2-4. Nós usamos o texto de Mateus, que tem 7 pedidos:

1- Santificado seja o vosso Nome.

2- Venha a nós o vosso Reino

3- Seja feita a vossa Vontade, assim na terra como no céu.

4- O pão nosso de cada dia nos dai hoje.

5- Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido.

6- Não nos deixeis cair em tentação.

7- Mas livrai-nos do mal.

Os três pedidos referem-se a Deus, e os quatro últimos à nossa vida aqui na terra. Pedimos que Deus seja levado a sério por todas as pessoas no mundo todo. Também para que não nos falte o pão do dia a dia. Pedimos que Deus perdoe os nossos pecados e para que tenhamos força de perdoar os outros. Pedimos também que nós não pequemos e para que vençamos as tentações, principalmente a tentação de abandonar a religião e a oração.

3- PARA VIVER

Devemos sempre rezar o Pai-nosso meditando em suas palavras. Devemos também nos lembrar que estamos pedindo a Deus que nos perdoe SE estivermos perdoando aos que nos ofenderam. Se não perdoarmos, como pediremos a Deus que nos perdoe?

Para que Deus atenda as nossas orações é preciso que pratiquemos a caridade e o amor. Veja o que Deus diz às pessoas que rezam, mas não se preocupam com os outros em Isaías 1,15-18!

4- PARA FAZER

Medite as palavras do Pai-nosso. Reze um Pai-nosso com os pais e com alguém que aceitar rezar com você.


AVE-MARIA E SALVE-RAINHA

1- PARA LER: Lucas 1,26-29:- 26. "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29.Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação". Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

Maria foi escolhida por Deus para ser a mãe de seu Filho, que aqui na terra recebeu o nome de Jesus. Maria, que chamamos de nossa Senhora, foi sempre virgem, e nunca teve outros filhos. Só Jesus. São José, esposo de Maria, era como um pai adotivo de Jesus. Maria foi concebida sem o pecado original, a que nós chamamos de “Imaculada Conceição”.

A melhor coisa que Nossa Senhora fez foi dizer “sim” a Deus quando ele lhe pediu para ser a mãe de seu Filho Jesus.

Costumamos chamar Maria de vários nomes, como se fossem apelidos: Nossa Senhora de Fátima (porque apareceu na cidade de Fátima), Nossa senhora de Lourdes (porque apareceu na cidade de Lourdes), Nossa Senhora Aparecida (porque apareceu no rio Paraíba de modo milagroso), Nossa Senhora do Bom Conselho (para lembrar que N. Sra. nos inspira bons pensamentos) etc.

A Ave-Maria é uma oração muito bonita, baseada na Bíblia. Ela tem duas partes: A primeira parte é composta de dois trechos bíblicos: Lucas 1, 28: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Lucas 1,42: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre”!

A segunda parte é um acréscimo da Igreja, mas tem fundamento bíblico: Lucas 1,43: “A mãe do meu Senhor” (Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores). João 19, 26-27: “Eis aí teu filho, eis aí tua mãe”. (agora e na hora de nossa morte).

A Salve-Rainha foi feita por um jovem religioso que ficou muitos anos paralisado numa cama (veja a história toda, muito bonita, neste link: A ORIGEM DA SALVE-RAINHA. É a súplica de quem está sofrendo muito. Pede a Nossa Senhora que, depois dos sofrimentos desta vida, ela rogue por nós a Jesus, seu Filho, a fim de que sejamos perdoados de nossos pecados e sejamos recebidos no céu.

3-PARA VIVER

Como já dissemos na outra lição, o Rosário surgiu como substituto para a oração dos salmos. Quando rezamos o rosário, ou mesmo sua quarta parte, que se chama o terço, comporto de 50 Ave-Marias, está se unindo à pessoas do mundo todo que também o estão rezando. No Rosário todo meditamos 20 mistérios da vida, paixão e ressurreição de Jesus. Temos os mistérios gozosos, dolorosos, gloriosos e agora também os luminosos.

Devemos rezar sempre par pedir a ajuda de Nossa Senhora para o nosso dia a dia. Ela, como tão bem soube educar Jesus, na certa nos educará também para o bem e para a felicidade.

4- PARA FAZER

Reze todos os dias pelo menos um mistério do Terço (um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai). Veja no n° 42 e escreva no seu caderno os nomes dos 20 mistérios (gozosos, dolorosos, gloriosos e luminosos)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01