27-O APOCALIPSE

 

27- O APOCALIPSE


1-PARA LER- Apocalipse 1,1-6: " 1.Revelação de Jesus Cristo, que lhe foi confiada por Deus para manifestar aos seus servos o que deve acontecer em breve. Ele, por sua vez, por intermédio de seu anjo, comunicou ao seu servo João, 2.o qual atesta, como palavra de Deus, o testemunho de Jesus Cristo e tudo o que viu.



3.Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo. 4.João às sete igrejas que estão na Ásia: a vós, graça e paz da parte daquele que é, que era e que vem da parte dos sete Espíritos que estão diante do seu trono 5.e da parte de Jesus Cristo, testemunha fiel, primogênito dentre os mortos e soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue 6.e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos! Amém." Bíblia Católica Online.



2- PARA SABER

Muitas pessoas dizem coisas esquisitas e fazem muita confusão sobre esse livro da Bíblia. Ele foi escrito pelo apóstolo São João, que também escreveu o quarto evangelho e três cartas.

Na verdade, é um livro escrito para dar confiança aos cristãos da época, que eram perseguidos e mortos pelo imperador romano e seus ministros. O imperador romano queria que os cristãos o adorassem como a um deus e aos falsos deuses que os pagãos romanos adoravam, como Mercúrio, Vênus, Netuno, Plutão, o deus Sol, a deusa Lua etc, e deixassem de acreditar e seguir Jesus Cristo.

São João escreveu o Apocalipse para dizer a esses cristãos: NÃO TENHAM MEDO! Não tenham medo da morte, das perseguições, das pessoas más, porque Jesus Cristo venceu tudo isso, venceu o mal, o pecado, a morte, e ressuscitou, está VIVO, à direita do Pai, com todo o seu esplendor e glória. Ele é o Senhor Supremo da história, do mundo, do universo, de todos os tempos, da eternidade. Ele também está presente no mundo e na vida dos que são batizados.

São João precisou escrever tudo isso de modo simbólico, enigmático, difícil de entender, porque estava preso na ilha de Patmos. Se ele escrevesse normalmente, os soldados não deixariam o livro sair da ilha. Apenas os cristãos entendiam o modo como São João escreveu. Nós, agora, temos condições de decifrar os escritos por causa de muitos estudos, que revelam o que as palavras do escritor queriam dizer naquele tempo.

Quem acredita em Deus segue suas palavras, não precisa ter medo. O máximo que nos pode acontecer é morrer. Mas para quem vai viver no céu, morrer não é a pior coisa! Pior do que morrer é perder o Céu!

3- PARA VIVER

No capítulo 3, versículos 15-22 do Apocalipse, temos um trecho muito bonito. Jesus quer que sempre trabalhemos em favor do Reino de Deus. Não podemos ser água morna, ou seja, ser como aqueles que não lutam para manter a veste limpa que recebemos no Batismo, sem a sujeira dos pecados. Devemos pôr nos olhos o colírio de Deus, para vermos como Deus é bom para nós, a fim de sermos bons também para os outros.

No versículo 20, Jesus diz que Ele está batendo na porta de nosso coração. Se lhe abrirmos a porta, Ele vai jantar conosco e nós jantaremos com Ele, ou seja, Jesus nunca mais deixará de habitar em nossa vida. Seremos sempre seus amigos.

4- PARA FAZER

Escreva no caderno o que você acha do capítulo 2, versículo 17 do Apocalipse. Se não conseguir, peça ajuda ao (à) catequista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01