31-OS MILAGRES DE JESUS

 

31- OS MILAGRES DE JESUS

1-PARA LER: Marcos 6,1-6:- "1.Depois, ele partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. 2.Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres? 3.Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs? E ficaram perplexos a seu respeito. 4.Mas Jesus disse-lhes: Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa. 5.Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6.Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas." - Bíblia Católica Online



2- PARA SABER

Os milagres que Jesus fez são como amostra grátis do Reino de Deus, diz o teólogo Frei Carlos Mesters. A divindade de Jesus, oculta em sua humanidade, se mostrava nos milagres. Jesus se vestia e agia como qualquer pessoa de seu tempo. Era difícil ver nele alguém que veio do céu, ou ver nele um Deus.

É por isso que os SINAIS, nome que se dá aos seus milagres, eram e são importantes. Por meio deles, todos poderiam e podem crer que Jesus, é verdadeiramente Deus verdadeiro e homem verdadeiro.

O milagre, porém, não é só uma coisa impossível que acontece. Pode ser alguma coisa até comum demais, mas que acontece num dia e numa hora em que alguém necessitava muito daquilo. Por exemplo, quando você faz aniversário e seu melhor amigo (ou sua melhor amiga), mesmo não sabendo, lhe dá uma bela flor ou outra coisa de que você gosta. Para você, aquilo foi uma coisa fabulosa. É como se fosse um milagre. Para fazer milagres, Jesus exigia que o favorecido cresse nele.

Os milagres de Jesus também podem ser entendidos simbolicamente. Por exemplo, quando Jesus cura um surdo-mudo, pode estar querendo dizer que devemos ter bons ouvidos para ouvir sua palavra, e voz, para anunciar a todos a boa nova do Evangelho. Quando cura um leproso, pode estar querendo dizer que Ele nos limpa de todos os pecados. Quando cura um paralítico, pode estar querendo dizer que não devemos ficar parados no caminho da salvação, mas sempre fazendo o bem aos outros, e trabalhando pelo Reino de Deus.

Muitos não conseguem a cura de suas doenças porque muitas vezes essa cura não é da vontade de Deus. Não sabemos os motivos de Deus, mas não é muito difícil imaginar que muitas vezes a pessoa que não recebeu a cura está precisando de um tempo de purificação, de conversão, de mudança de atitudes etc. Deus vê a nossa vida como um todo. Ele quer que escolhamos viver com Ele na eternidade. Mesmo que às vezes vivamos um tanto atribulados nesta terra, o importante é que nunca o abandonemos.

3- PARA VIVER

Medite alguns milagres no modo como dissemos acima. Por exemplo Marcos 9, 38-41: quem faz milagres em nome de Jesus, só pode estar a seu lado! Em Marcos 9,14-29, a necessidade de oração para fazermos aquilo que Jesus fez. A oração contínua alimenta cada vez mais a nossa fé e permite, assim, que alcancemos tudo de que precisamos de Jesus. Mas às vezes Deus tem outro projeto para nossa vida, que não entendemos ou não captamos muito bem...

4- PARA FAZER

Anote alguma coisa na sua vida que para você foi um milagre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01