29- A CRIAÇÃO DO MUNDO

29- A CRIAÇÃO DO MUNDO

1- PARA LER:-Gênesis 1,27 a 2,1:- " 27.Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. 28.Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra." 29.Deus disse: "Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. 30.E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento." E assim se fez. 31.Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia." 2,1"Assim foram acabados os céus, a terra e todo seu exército." Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

A história da criação do mundo está escrita no livro do Gênesis, nos capítulos 1 a 5. Ninguém sabe como o mundo foi criado. A história contada nesses cinco capítulos é uma história simbólica. O que precisamos saber a respeito, e que esse trecho da Bíblia ensina, é o seguinte:

Quem criou o mundo com tudo o que existe foi Deus. O ser humano foi criado de uma maneira especial, diretamente por Ele. Quando a criança é concebida, Deus dá a ela uma alma. Isso, por exemplo, é simbolizado no Gênesis quando diz que Deus soprou, no homem feito de barro, o seu sopro de vida, e o homem começou a existir.

Os primeiros seres humanos criados por Deus, que chamados Adão e Eva, pecaram. Eles quiseram viver sem Deus, só com as próprias forças. Por causa disso, todos os demais seres humanos perderam o céu e alguns outros benefícios que Deus tinha dado. Agora sofremos muitas coisas que não era para sofrermos, como a doença e a morte. A esse primeiro pecado dos seres humanos, damos o nome de pecado original. Esse pecado é perdoado quando recebemos o Batismo, mas as consequências dele permanecem na gente.

A árvore da vida, de que fala o Gênesis, na verdade é a Graça de Deus, e sempre está presente em nossa vida, se quisermos. Veja por exemplo o Apocalipse, capítulo 2, versículo 7:”Dar-lhe-ei de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus”.

A árvore do conhecimento do bem e do mal também está sempre presente em nossas vidas: se fazemos o bem, estamos comendo da árvore da vida. Se fazemos o mal, estamos comendo do fruto proibido, como Adão e Eva comeram. Esse fruto, portanto, não é uma maçã, como tantas pessoas dizem, mas é um fruto apenas simbólico.

Deus criou o bem, as coisas boas. O mal entrou no mundo por meio dos seres humanos, que não querem viver unidos a Deus, e pelo demônio. O livro diz também que Deus trabalhou seis dias e descansou no sétimo dia. Isso quer dizer que a obra, agora, é dos seres humanos. Deus preparou tudo para nós trabalharmos. Com a sua ajuda, conseguiremos transformar esse mundo num mundo de amor e paz, do jeito que Deus o imaginou.

Também quer dizer que devemos tirar um dia da semana para descansar e louvar a Deus. Na Igreja Católica, o descanso não é no sábado (sétimo dia, em que Deus teria descansado), mas no domingo, primeiro dia, por dois motivos: Domingo (quer dizer Dia do Senhor) é o dia em que Jesus ressuscitou. O segundo motivo é que o mundo começou no primeiro dia, ou seja, no domingo.

Há um outro motivo que levou o cristianismo a ter estabelecido o descanso e o louvor a Deus no primeiro dia: combater o culto pagão romano ao deus Sol (em Inglês Sunday, domingo, quer dizer dia do Sol), que era feito no primeiro dia, o nosso domingo. Comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro pelo mesmo motivo: era a festa anual do deus Sol (está escrito em minúscula porque o sol não é deus).

O Paraíso é dado de presente a nós por Deus. O ser humano não merece nada. Tudo é dado por Deus de graça. Por isso é que no capítulo 2 do Gênesis diz que o homem é criado FORA do paraíso, e colocado depois DENTRO dele por Deus.

3- PARA VIVER

Preserve a natureza criada por Deus. Nunca jogue lixo na rua, nunca destrua plantações ou qualquer outra coisa que seja boa. Agradeça sempre a Deus pelas graças recebidas e por ter-nos criado este mundo tão bonito. Reze sempre, diariamente, antes e depois do descanso noturno e às refeições. Nunca falte à Missa.

4- PARA FAZER

Escreva no caderno o nome de pelo menos 10 coisas bonitas que Deus criou e das quais você gosta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01