18-OS SALMOS

 

18- OS SALMOS


1- PARA LER:- Colossenses 3,16-17-" 16.A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17.Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossenses, 3 - Bíblia Católica Online



2- PARA SABER

Os salmos (“louvores”, “orações cantadas”) são a mais completa e mais usada coletânea de orações do Antigo Testamento. Utilizados desde tempos imemoráveis, começaram a ser escritos no tempo de Davi e Salomão, mil anos antes de Jesus nascer. Temos 150 salmos.

Alguns deles devem ser entendidos como uma coisa do tempo, como os que pedem a destruição e a morte dos inimigos. Ao rezar o salmo, procure não ligar muito para essas frases.

Os salmos, na verdade, são os cantos daquela época. O primeiro versículo sempre dá a orientação para o tipo de instrumento que deve ser usado para cantar aquele salmo.

No tempo de São Domingos, no século 13, os monges cantavam os salmos nos mosteiros. O povo quase não sabia ler. Para que o povo pudesse rezar em comunhão com os monges, São Domingos organizou o que conhecemos hoje como Rosário. Até pouco tempo, eram 150 Ave-Marias, para substituírem os 150 salmos. Atualmente o papa João Paulo II acrescentou um terço a mais, os mistérios luminosos, de modo que o Rosário tem agora 200 Ave-Marias. Apesar de continuar com o nome de terço, 50 Ave-Marias atualmente é um quarto do Rosário.

A partir do salmo n°11, os salmos têm dois números. Basta você saber, por enquanto, que isso deve-se a um problema antigo de originais e traduções da Bíblia.

3- PARA VIVER

Peça ao (à) catequista que lhe ensine alguns salmos bonitos e reze-os em casa. O Salmo 8, por exemplo, é tão bonito! Fala da criação divina. O Salmo 23 (22) nos lembra que o Senhor é o pastor que sempre nos orienta e nos conduz pelos caminhos difíceis da vida! Medite sempre o Salmo responsorial que está após a primeira leitura da Missa.

4- PARA FAZER

Escreva o Salmo 8 no seu caderno, ou, se preferir, o Salmo 23 (22).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01