21-COMO LER A BÍBLIA

 

21- COMO LER A BÍBLIA

1- PARA LER: João 20,,30-31:- "30.Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. 31.Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome." Bíblia Católica Online

2-PARA SABER

Bíblia quer dizer “Os livros”, “Biblioteca”. A Bíblia começou a ser organizada e escrita faltando uns mil anos para Jesus nascer. Antes era contada de boca em boca, de pai para filho.

A Bíblia divide-se em duas partes: O Antigo Testamento, com 46 livros, e o Novo Testamento, com 27 livros, num total de 73 livros.

Embora escrita por homens, a Igreja considera Deus o autor da Bíblia, pois foi ele quem inspirou os autores humanos que a escreveram. Os livros da Bíblia, inspirados por Deus, ensinam a verdade. Entretanto, não podemos entender a Bíblia ao pé da letra, exatamente como está escrita. É preciso saber o que o trecho queria dizer para o povo da época em que foi escrito. Daí passamos o ensinamento para a nossa vida.

No índice da Bíblia você tem a relação de quais são os livros históricos, os livros proféticos etc. E antes de cada livro há uma longa explicação do autor e do que está escrito.

3-PARA VIVER

Aprenda a ler as introduções dos livros da Bíblia, para melhor entendê-los. Leia também as pequenas notas que estão bem embaixo das páginas da Bíblia. Agora é preciso aprender a achar os trechos da Bíblia indicados nos livros e revistas. Alguns exemplos:

Lc 1,46-55 quer dizer: Evangelho de São Lucas, capítulo primeiro, versículos 46 até o 55.

Lc 1,46.53-55: Lucas capítulo 1°, versículo 46, e pula para o versículo 53 e lê até o 55.

Lc 1,46-50.57-59: Lucas capítulo 1°, versículos 46 até o 50 e pula para o versículo 53 e lê até o versículo 59.

Lc 1, 46-50; 2,12: Lucas capítulo 1°, versículos 46 até o 50 e capítulo 2, versículo 12. 

Lc 1,46-50.80-2,12: Lucas capítulo 1°, versículo 46 até versículo 50, pula para o versículo 80 e lê tudo o que tiver até o capítulo 2, versículo 12.

A vírgula separa capítulo de versículo. O ponto mostra que devemos ler só aquele versículo. O hífen (tracinho) indica que devemos ler tudo o que tiver desde o versículo antes dele até o versículo depois dele. Se o número que está após o hífen tiver uma vírgula, é sinal de que é o capítulo seguinte, que deve ser lido no (s) versículo (s) indicado(s), como no último exemplo.

O ponto e vírgula separa capítulo de capítulo, como no penúltimo exemplo. Também pode separar livro de livro: Lc 1,46-50; Mt 5,6-8: Lucas capítulo 1° versículos 46 a 50 e Mateus capítulo 5, versículos 6 a 8.

4- PARA FAZER

Procure e leia na Bíblia: Mt 5,1-12. 21-24 e Mt 6,25-7,5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01