25-AS CARTAS DE SÃO PAULO

 25- AS CARTAS DE SÃO PAULO


1- PARA LER: Atos 9,1-9 (ou até 19): "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes, 2.e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos a Jerusalém todos os homens e mulheres que achasse seguindo essa doutrina. 3.Durante a viagem, estando já perto de Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. 4.Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5.Saulo disse: Quem és, Senhor? Respondeu ele: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. [Duro te é recalcitrar contra o aguilhão. 6.Então, trêmulo e atônito, disse ele: Senhor, que queres que eu faça? Respondeu-lhe o Senhor:] Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer. 7.Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém. 8.Saulo levantou-se do chão. Abrindo, porém, os olhos, não via nada. Tomaram-no pela mão e o introduziram em Damasco, 9.onde esteve três dias sem ver, sem comer nem beber." - Bíblia Católica Online


2-PARA SABER

São Paulo escreveu 13 epístolas (=cartas): uma aos romanos, duas aos coríntios, uma aos gálatas, uma aos efésios, uma aos filipenses, uma aos colossenses, duas aos tessalonicenses, duas a Timóteo, uma a Tito e uma a Filêmon. Tirando as cartas a Timóteo e a Tito, as demais apareceram antes que os Evangelhos. A carta aos hebreus, aparecida no ano 80, não foi dele.

São Paulo é um apaixonado por Cristo. Há muita coisa bonita em suas cartas. Elas trazem uma força incrível, própria de quem ama intensamente a Deus. São Paulo nos lembra de que o amor é o princípio de todas as coisas: sofrer com quem sofre, alegrar-se com quem se alegra. Quem ama a Deus e ao próximo, nunca vai fazer nada de errado.

3- PARA VIVER

São Paulo nos manda viver as obras do Espírito e não as da carne. As obras do Espírito são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, mansidão, autodomínio. (Gálatas 5,22-23). As obras da carne, que devemos evitar, são: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, in vejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes. (Gálatas 5,19-21)

Peça sempre a Deus para que você nunca prejudique a ninguém, mas viva o amor aos irmãos e pratique sempre a justiça. Não seja egoísta. Não seja pão-duro, nem fechado, nem individualista. Não tenha medo de ajudar as pessoas e de partilhar (repartir). Agindo assim, Deus sempre o (a) ajudará.

4- PARA FAZER

Escreva no seu caderno 1ª Coríntios 13,1-13

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01