A MISERICÓRDIA E A PROVIDÊNCIA DIVINAS


A MISERICÓRDIA DIVINA



Miqueias 7,19:- Deus lançará ao mais fundo do mar nossos pecados. Deus nunca se afasta de nós: nós é que nos afastamos dele!
O perdão de Deus é isto: deixar que voltemos aos seus braços. Não devo ter vergonha nem receio de me achegar a Deus para pedir perdão. Nunca devemos desistir ou desanimar. “A misericórdia divina será sempre maior do que qualquer pecado” (papa Francisco). 

Confiemos plenamente em Deus! Ele realmente nos ama, nos quer junto dele, mas, como não quer robôs, espera que nos cheguemos a Ele com o pedido de perdão e com os propósitos que permitem essa aproximação. Às vezes nos parece que Deus não está nem aí conosco, não O ouvimos e achamos que nos abandonou. É preciso fazer silêncio interno para que O ouçamos! 

Jesus nos dá o exemplo do perdão quando perdoa a tantos quantos lhe pedem. Por exemplo: Mateus 18,21-22:- perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete, ou seja, sempre! Se ele mandou fazer isso, é porque o faz conosco! Temos a tendência de projetar em Deus nossos limitados pensamentos e tendência. Se aprendermos a perdoar tantas vezes quantas o irmão vier nos pedir perdão, acabaremos acreditando que Deus, fonte do amor, do perdão e da paz, também nos perdoará. Basta que nos proponhamos a mudar de vida, não mais pecar e pedir incessantemente a graça do arrependimento.


A PROVIDÊNCIA DIVINA

Mateus 6,25-34 :- Não vos preocupemos por nossa vida, pois Deus, que dá tudo aos animais e às aves, não deixará que nos falte o necessário. Isso implica, é claro, que estejamos livres. Jesus quer dizer nesse trecho que precisamos aprender a trabalhar e a lutar confiando em Deus. Façamos a nossa parte que ele nos abençoará e tudo será resolvido a seu tempo. Deus não deixa faltar nada aos pássaros, mas se estiverem livres. Se nós o prendermos, nós é que devemos tratar deles. Assim também referindo-se ao ser humano. Se estiver livre, Deus poderá ajudar. Deus não passa por cima da vontade humana.1ª Pedro 5,7: “Lançai nele (em Deus) toda a vossa preocupação, porque é ele que cuida de vós!” Aliás, é a mesma frase que o Salmo 55(54), 23, portanto, já conhecido desde o Antigo Testamento. Nunca devemos confiar em nossas próprias forças, mas, humildemente, confiarmos plenamente em Deus. 

Quando abrimos nosso coração para Deus, acabamos encontrando tempo para todas as outras coisas e, principalmente, para o irmão. Precisamos aprender a confiar na presença de Deus em nossa vida! Somos apenas instrumentos (e tão frágeis!) em suas mãos misericordiosas. Nada mais do que isso! Trabalhemos o quanto pudermos, mas nos lembremos de que o resultado é Deus quem provê! Lembremo-nos sempre do salmo 126(127),2: “É inútil que madrugueis e que atraseis o vosso deitar, para comer o pão com duros trabalhos: ao seu amado, Deus o dá enquanto dorme!”. Quem põe sua confiança em Deus, vive na paz.


DEUS TEM O MUNDO EM SUAS MÃOS

(04/06/2012, Milão)

O Papa Bento XVI assinalou que embora pareça que a Igreja está a mercê de adversários difíceis, Deus sempre tem em suas mãos o governo do mundo e o coração dos homens. “Se alguma vez se pode pensar que a barca de Pedro está realmente a mercê de adversários difíceis, também é verdade que vemos que o Senhor está presente, vivo, que ressuscitou realmente, e tem em suas mãos o governo do mundo e o coração dos homens”, afirmou. “Esta experiência de Igreja viva, que vive do amor de Deus, que vive por Cristo ressuscitado, é o dom destes dias. Por isso damos graças ao Senhor”, concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01