A DIVISÃO DOS 10 MANDAMENTOS


1- OS MANDAMENTOS


Os ensinamentos de Jesus estão embutidos nos mandamentos de Deus e os da Igreja:

Os mandamentos de Deus:


1 – Amar a Deus sobre todas as coisas;
2 – Não tomar o seu santo nome em vão;
3 – Guardar os domingos e dias santos;
4 – Honrar pai e mãe;
5 – Não matar (e não odiar);
6 – Não pecar contra a castidade;
7 – Não furtar;
8 – Não levantar falso testemunho;
9 – Não desejar a mulher (ou o marido) de outra pessoa;
10 – Não cobiçar o que não nos pertence.

Esses dez mandamentos se resumem em dois, que na verdade são três: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, como está em Marcos 12,28-34; João 13,34-35. Repare que Jesus manda amar a Deus, ao próximo e a si mesmo.Quem cai nos vícios, por exemplo, não está amando a si mesmo e a todos os que convivem com ele, que precisam aturá-lo.

Os mandamentos da Igreja

Os católicos devem também seguir os cinco mandamentos da Igreja, que são:

1 – Participar das missas inteiras nos domingos e dias santos;

2 – Confessar-se ao menos uma vez por ano;

3 – Comungar ao menos uma vez por ano, no tempo pascal;

4 – Jejuar e não comer carne na quarta-feia de cinzas e na Sexta – Feira Santa.

5 – Pagar o dízimo segundo o costume da igreja à qual pertence.

Um anônimo deixou um comentário sobre a nossa postagem "CATEQUESE 2012 – 17)- OS MANDAMENTOS E O SERMÃO DA...", dizendo que se tornou evangélico e não concorda com a divisão dos 10 mandamentos, etc. Veja a questão que ele coloca e a minha resposta:

Senti a necessidade de escrever alguma coisa do gênero quando, logo depois de convertido, sentei-me a comparar o Livro1 o qual utilizei na minha "Crisma", com a Bíblia Sagrada. Parei na página 35, sexto capítulo intitulado: Os Mandamentos: Nova Aliança. Encontrei o Seguinte texto transcrito:

"Os Dez Mandamentos da Igreja Católica apresentam os Mandamentos do Decálogo de Moisés em forma resumida: 

Amar a Deus sobre todas as coisas 
Não tomar Seu santo nome em vão 
Guardar domingos e festas de guarda 
Honrar pai e mãe 
Não matar 
Não pecar contra a castidade 
Não furtar 
Não levantar falso testemunho 
Não desejar a mulher do próximo 
Não cobiçar as coisas alheias." 

Abri então a Bíblia no Livro do Êxodo 20:1-17:

Para minha surpresa, os mandamentos da Catequese Católica não eram os mesmos da Bíblia Sagrada. Não contente com a pesquisa, julgando eu que o livro fosse "ultrapassado" (embora essa minha primeira impressão fosse completamente descabida, uma vez que as doutrinas bíblicas não mudam), supondo que a igreja tinha corrigido o erro, pesquisei na Internet e encontrei alguns sites (2) oficiais de Catecismo Católico com a mesma descrição doutrinária. Conclui então que havia uma séria discrepância. Abri então minha Bíblia Católica (3), que comprei recentemente com o objetivo de ler os livros apócrifos, e li o devido trecho da Escritura que era exatamente igual a minha Bíblia. E mais: ao lado de cada mandamento, o seu respectivo número assinalado em algarismos romanos, inclusive o segundo mandamento!!! Pergunto eu: se os teólogos romanos insistem em dizer que "... a questão já foi exaustivamente justificada ao longo dos séculos pela igreja...", (4) porque então não reproduzem corretamente a porção do texto bíblico referente? Porque adulteram e contradizem a própria Bíblia Católica, inculcando na mente dos jovens adolescentes, mandamentos que não correspondem a Palavra de Deus (uma vez que o segundo mandamento é excluído e o décimo repartido em dois)? Imagens... 

Postado por Anônimo no blog Bloguinho Catequético em 29 de junho de 2012 03:29 

MINHA RESPOSTA

Não sou especialista em Bíblia, infelizmente, mas devo notar que "Amar a Deus sobre todas as coisas" e " Amar ao próximo como a si mesmo" resumem todos os mandamentos possíveis e imagináveis, inclusive os de Moisés, e foi-nos dado pelo próprio Jesus Cristo. 

Quem ama a Deus sobre todas as coisas, não pratica a idolatria, seja em relação a imagens como em relação a sexo, drogas, artistas de cinema, cantores, times de futebol, poder, dinheiro e não adora a própria bíblia, como muitos fazem. 

Ainda quanto a imagens, acho que nenhum protestante ou evangélico seria capaz de jogá-la ao chão e pisoteá-la, pois é "sagrada". Ela é sagrada, mas não é Deus! Se um evangélico respeita assim a bíblia, como algo sagrado, que na verdade é um conjunto de folhas de papel com tinta em forma de letras (Veja bem, nós,católicos, respeitamos muito a bíblia, às vezes até mais do que os protestantes, pois na missa há uma reverência toda especial com a palavra de Deus ), se um protestante a respeita assim, por representar a palavra de Deus, por que não pode, um católico, respeitar a imagem de alguém que "deu duro" aqui na terra para viver sem pecado, para dar bom exemplo, ou mesmo se a imagem for de Maria ou de Jesus Cristo?


Se alguém adorasse as imagens, isso seria errado. Mas não adoramos imagem nenhuma. Só a veneramos, como eu venero a foto de minha mãe morta, como o namorado beija a foto da namorada etc. 

Quanto ao último mandamento, não podemos relegar a mulher a um mesmo plano que o boi ou os objetos de uma pessoa. A mulher é algo especial, assim como o homem. Se seguirmos ao pé da letra a lei de Moisés, só o homem não pode desejar a mulher do próximo! A mulher poderia desejar à vontade o "homem " do próximo, pois no mandamento não diz que não pode. 

Acho que a tarefa da Igreja, seja ela qual for, é adaptar a palavra de Deus às diversas épocas, sem cair no pecado, é claro.

Veja o que eu digo sobre as imagens no mesmo blog. Há também o site, cujo link você encontra na coluna da direita do blog. 

Agora eu lhe pergunto: a bíblia encerra muitas contradições que não podemos levar ao pé da letra, pois foi muito manipulada no início. Quem matou Golias? Em 1Samuel 17,4, diz que foi Davi. Em 2Samuel 21,19 diz que foi outra pessoa..

Meu amigo, escreva sempre. E eu lhe digo: continue com a sua fé, pratique os mandamentos, e se santifique, como diz o sermão da montanha. O resto é secundário. Só Deus basta! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01