12-O SERMÃO DA MONTANHA

 

12- O SERMÃO DA MONTANHA 


O Sermão da Montanha e Os Ensinamentos de Jesus

1- PARA LER: Mateus 5,1-12:- "Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2.Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3.Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4.Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5.Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6.Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7.Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8.Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9.Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10.Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11.Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12.Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós."



São Mateus, 5 - Bíblia Católica Online

2-PARA SABER

Nós já vimos que Moisés deixou ao Povo de Deus os dez mandamentos, para que todos pudessem viver felizes. As leis existem para que todos as cumpram e possam respeitar os outros.

Jesus achou que os mandamentos orientavam apenas o nosso lado externo. Ele quis também orientar nosso coração, ou seja, nossas atitudes, nossos pensamentos, nossos desejos mais íntimos. Ele achou que isso era mais importante do que só a prática externa.

Esses ensinamentos de Jesus estão nos capítulos 5, 6 e 7 do Evangelho de São Mateus, com o nome de “Sermão da Montanha”. Vamos ver, aqui, um resumo do Sermão da Montanha, que você deve ter sempre na mente e no coração.

Cap. 5, 1-12:-As Bem aventuranças nos mostram que são felizes os que praticam o bem, os que são puros de coração, ou seja, os que são sinceros, caridosos, misericordiosos, sempre estão prontos para ajudar os demais etc. Os maus parecem que agora são felizes, mas na verdade não são. E acabarão sendo infelizes na outra vida, quando não conseguirem entrar no Paraíso.

3-16:- Nós, cristãos, somos o sal da terra e a luz do mundo. Precisamos dar bons exemplos para todos!

17-20: Será acolhido por Deus quem obedecer aos mandamentos e fizer a vontade dele.

21-26:-Precisamos aprender a nos amar e a nos ajudar uns aos outros. Não prejudicar a ninguém. Não guardar desejos de vingança.

27-32:- Quem se casou não pode se separar e casar com outra pessoa. Precisamos usar bem o nosso corpo e a nossa capacidade de amar.

33-37:- Nunca jurar nem mentir.

38-42:- Não ser “pão-duro”. Não guardar ódio no coração.

43-47:- Amar não só os amigos, mas também os inimigos.

48:- Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai que está nos céus.

Capítulo 6:- 1-4- Ajudar o próximo sem se orgulhar disso.

5-6:- Rezar sem querer se mostrar.

7-15:- A oração do Pai Nosso e a sua consequência em nossa vida.

16-18:- Não se mostrar ou se orgulhar quando jejua.

19-34:- Confiar em Deus e não no dinheiro.

Capítulo 7:- 1-5:- Nunca devemos julgar.

6:- Não obrigar ninguém a seguir a religião.

7-11:- Rezar sem cessar.

12:- Fazer aos outros o que você quer que lhe façam.

13-14:- A porta pela qual se entra no céu é estreita, a do inferno é larga.

15-20:- A árvore boa dá bons frutos, a má, maus frutos.

21-23:- Entra no céu quem socorre os outros.

24-27:- Quem põe em prática a vontade de Deus, está construindo a casa sobre uma rocha firme. Quem não pratica a vontade de Deus, está construindo a sua casa sobre a areia.

3-PARA VIVER

Procure pensar em tudo isso. De acordo com a sua idade e modo de vida, veja quais dessas coisas você está cumprindo e quais ainda falta cumprir. Lembre-se de que só com a oração diária nós podemos melhorar a nossa vida.

4- PARA FAZER

Copie no caderno os trechos que você mais gostou do Sermão da Montanha.

OS ENSINAMENTOS DE JESUS

1-PARA LER:- Mateus 11,25-27 - "25.Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26.Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27.Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo." - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

Jesus ensinou muitas coisas boas que precisamos para viver bem esta vida e chegar à glória celeste. Muitas coisas já vimos no Sermão da Montanha. Agora vamos rever os ensinamentos de Jesus em linhas gerais.

Jesus nos ensina que:

- A pobreza escolhida livremente é uma das melhores formas de se chegar à perfeição.

- Ser puro de coração é a melhor forma de ser igual a Jesus: é deixar de ser fingido, egoísta, individualista, de pensar só em si. É, sobretudo, não mentir, ter um coração transparente, é ser sincero, não ter duas caras, não ser mascarado. Jesus detesta pessoas fingidas, que enganam os outros. Sabemos isso pelas inúmeras vezes que Ele foi contra os fariseus.

- Não devemos julgar, ou seja, não levar a mal os atos errados dos outros. Se eu digo, por exemplo, que o meu irmão agiu mal ao deixar a luz acesa antes de dormir, se eu lhe disser que isso é uma coisa errada, estou certo. Isso não é julgar. Entretanto, se eu disser que ele deixou a luz acesa de propósito, só para me irritar, ou porque ele não gosta de mim, ai eu errei, pois estou julgando a atitude dele de ter deixado a luz acesa. Eu não sei o motivo pelo qual ele fez isso. Pode ser relaxamento, ou esquecimento, ou preocupação com outras coisas.

- Devemos ser misericordiosos, perdoar a quem quer que seja. Perdoar não significa deixar pra lá. Perdoar significa não guardar ódio da pessoa no coração, nem guardar sentimentos de vingança. Mesmo que eu me lembre o resto da vida do fato, isso não quer dizer que não perdoei. Quem faz um crime, por exemplo, deve ser preso normalmente. Mas não posso guardar ódio contra ninguém. “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer. Se ele tiver sede, dê-lhe de beber”, diz Romanos 12, 20 e Provérbios 25,21.

- Devemos rezar sempre. A oração constante nos fortifica.

- Devemos cuidar dos doentes, dos necessitados, dos ignorantes, dos famintos, dos sem emprego, dos sem teto, das pessoas que vivem perto de nós. Nunca devo dar preferência aos mais bonitos, aos mais educados, aos mais limpinhos, aos mais ricos. Jesus nunca desprezou, e até preferiu os pobres e os injustiçados. Aliás, Ele mesmo era um deles!

- Devemos, como Jesus, ser mansos e humildes de coração.

- Precisamos agir sempre, nunca ficar parados ou acomodados com a injustiça ou com o mal.

- Devemos confiar na providência divina, ou seja, lembrar sempre de que Deus cuida de nós.

-Devemos ser amáveis com as pessoas e procurar ouvi-las, prestar atenção no que elas nos pedem ou nos comunicam.

-Devemos enfrentar dom amor e paciência os sofrimentos que não conseguirmos evitar.

- Devemos sempre pedir perdão a Deus de nossos pecados.

- Só Jesus deve ser a nossa segurança nesta terra. Tudo o mais passa, acaba. Só Deus nunca muda, sempre estará ao nosso lado. Quem põe sua esperança nos bens materiais, um dia acabará decepcionado.

3- PARA VIVER

Precisamos procurar viver tudo isso que vimos hoje.

4- PARA FAZER

Leia e medite Lucas 16,19-31. Depois, responda: das coisas ditas acima, quais eu preciso ainda melhorar, por não estar fazendo bem?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01