17-A ORAÇÃO

 

17- A ORAÇÃO


1-PARA LER:- Mateus 26,36-41:- "36.Retirou-se Jesus com eles para um lugar chamado Getsêmani e disse-lhes: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar. 37.E, tomando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. 38.Disse-lhes, então: Minha alma está triste até a morte. Ficai aqui e vigiai comigo. 39.Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou: Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice! Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres. 40.Foi ter então com os discípulos e os encontrou dormindo. E disse a Pedro: Então não pudestes vigiar uma hora comigo... 41.Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca."



São Mateus, 26 - Bíblia Católica Online

Marcos 6,46-48:- "46.E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar. São Marcos, 6 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

Nesses dois trechos vemos como Jesus rezava muito. Frequentemente ele passava a noite em oração. Ele se isolava da multidão, e mesmo dos discípulos, e ia a um lugar deserto para rezar. Quando não tinha condições de se isolar, ele se concentrava ali mesmo em meio aos discípulos e conseguia se isolar mesmo no meio da multidão. Isso a gente pode ver em Lucas 9,18:- “Certo dia, ele (Jesus) orava em particular, cercado dos discípulos, aos quais perguntou...” (Bíblia de Jerusalém).

Há vários tipos de oração: vocal, meditada, mental. A oração vocal ainda pode ser pessoal ou comunitária. É pessoal quando você reza sozinho. É comunitária quando reza com outras pessoas. Na verdade a oração pessoal só tem sentido quando a gente participa da oração comunitária. Se você participa de uma comunidade ativamente, quando estiver rezando sozinho (a) estará na verdade unido (a) a essa comunidade, como se estivesse rezando com todos eles.

A meditação é quando você pega um trecho da Bíblia ou de um canto, ou de qualquer outra fonte e faz uma comparação com sua vida. Enquanto faz isso, você pensa: “Senhor, que queres que eu faça”? E se dispõe a mudar a vida, se for preciso, para fazer a vontade de Deus.

A oração mental é quando você conversa com Deus sem palavras. Dizia São João Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, que a oração mental, a contemplação, é quando “Eu olho para Jesus e Ele olha para mim”. Você se coloca diante de Jesus, fala com ele e fica quieto, para que Ele possa falar com você.

3- PARA VIVER

Aprenda de cor o Creio, a Salve-Rainha, o Pai-nosso, a Ave-Maria, o Glória ao Pai, os Atos de Fé, Esperança e Caridade, o Terço (n? 42 e 43). Marque uma hora para rezar todos os dias, de preferência de manhã. Se não puder de manhã, qualquer hora do dia serve. Nunca deixe a oração. Reze principalmente antes e depois das refeições, ao deitar-se e ao levantar-se. Desse modo todo o seu dia será oferecido a Deus. A oração nos abre o coração para a graça e o amor de Deus!

4- PARA FAZER

Você reza pelo menos meia hora por dia? Você reza o terço? Escreva no seu caderno as orações do Pai-nosso e da Ave-Maria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01