07-O BATISMO

 

07- O BATISMO

PERTENÇA AO POVO DE DEUS

1-PARA LER – Mateus 28,18-20="Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. 19.Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 20.Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." 

São Mateus, 28 - Bíblia Católica Online

 

2- PARA SABER

A gente fica pertencendo à Igreja Católica pelo Batismo. No trecho lido, Jesus nos mandou batizar a todos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e nos prometeu que iria ficar conosco até o fim do mundo. 

Pelo Batismo nós nos tornamos filhos de Deus. Ficamos também enxertados em Jesus Cristo. Isso quer dizer que começamos a fazer parte da vida de Jesus Cristo, como as mãos fazem parte do corpo. 

Jesus é Sacerdote, Profeta e Rei. Pelo Batismo, como passamos a fazer parte de Cristo, nós também nos tornamos:

- sacerdotes, porque podemos rezar uns pelos outros e oferecer nossas boas ações e orações a Deus e rezar pelos outros. 

- profetas, porque podemos proclamar a todos a Palavra de Deus. 

-herdeiros do Reino de Deus, porque Jesus é Rei.

Tanto a criança como o adulto são batizados na igreja. O padre derrama água benta na cabeça de quem está sendo batizado, enquanto diz: ”Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. 

O Batismo substitui a circuncisão do Antigo Testamento que ainda é utilizada pelos judeus.

A circuncisão começou quando faltavam 1850 para Jesus nascer. Havia um homem chamado Abrão, depois mudado para Abraão, que recebeu de Deus a tarefa de formar para Ele um povo. Abraão era a única pessoa da época que acreditava no nosso verdadeiro Deus. Deus mandou que ele fizesse uma marca em todos os homens que fossem ou quisessem pertencer ao povo judeu e abençoados por Deus. Por essa marca, eles ficavam pertencendo ao Povo de Deus. É essa marca que é chamada de Circuncisão. É parecida com a operação de fimose, só que mais leve. 

Na Igreja Católica, o Batismo é uma marca, como a circuncisão, só que invisível, que torna a pessoa filha de Deus e membro não de um povo comum, mas do novo povo de Deus, que é a Igreja Cristã. A tradição de se batizar enquanto criança vem desse costume da circuncisão, que era praticada quando o menino tinha oito dias de idade. No Batismo o pecado original é perdoado, apesar de ficarem as consequências (nossos sofrimentos, por exemplo, que não haveria se os nossos primeiros pais não tivessem pecado). Se a pessoa é adulta, todos os pecados cometidos por ela até aquela hora são perdoados. 

3- PARA VIVEER

Como filhos e filhas de Deus, precisamos levar uma vida santa, como a de nosso Pai, Deus. Viver uma vida santa é mais ou menos assim: ir à Missa no fim de semana, nos dias santos, ou, se a pessoa trabalha nos finais de semana, ir à Missa no dia da folga. Rezar todos os dias. Ler a bíblia e estudar o catecismo. Obedecer aos pais e superiores. Nunca abandonar os estudos. Nunca prejudicar a quem quer que seja. Sempre atender aos que precisam de nós, tanto na parte material como na espiritual. Nunca guardar ódio das pessoas. Se brigar, fazer logo as pazes. Ter cuidado com as más companhias, com os maus amigos, É mais fácil alguém levar você para o mal do que para o bem. Cuidar bem do próprio corpo, nunca exagerar na comida, na bebida, no celular, não perder horas de sono a toa, enfim, viver segundo a vontade de Deus. É Ele quem dita as normas que devemos seguir! Não somos nós que as inventamos. Aliás, foi exatamente esse o pecado original de Adão e Eva: querer fazer normas para si próprios. 

4- PARA FAZER

Qual é a data do seu Batismo? Quem são seus padrinhos? Qual é o nome da igreja em que você foi batizado ou batizada? Da lista de coisas boas acima, quais são as que você já faz?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01