08-O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA- OS MANDAMENTOS

 

08-O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA – OS MANDAMENTOS

1- PARA LER- João 14,23-24 = "Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24.Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou." 

São João, 14 - Bíblia Católica Online

 

2- PARA SABER

Pelo Batismo a pessoa fica livre da falta original. A falta original é o pecado de Adão e Eva e que nasce com todos nós. Só a Virgem Maria ficou livre da mancha original, assim como também, é claro, seu Filho Jesus. 

Se a pessoa é batizada depois do uso da razão fica perdoada também de todos os seus pecados. No Batismo é como que se recebêssemos uma roupa limpa. O pecado mancha e suja essa roupa. Para limpá-la de novo, a gente precisa pedir perdão a Deus.

O pecado grave deve ser confessado ao padre, que tem o poder de perdoar os pecados em nome de Deus. Foi Jesus que deu ao padre esse poder, quando Ele disse, em João 20,22-23: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. Aqueles aos quais não perdoardes, ser-lhes-ão retidos”.

A diferença entre o pecado grave, conhecido também como pecado mortal, e o pecado leve, conhecido também como pecado venial, é que para fazer um pecado grave é preciso que a matéria seja grave, que a pessoa tenha plena consciência do que está fazendo e que tenha pleno consentimento do que está fazendo. Faltando qualquer uma das três, não é pecado grave. Por exemplo, se você faltar à Missa por preguiça faz pecado grave. Se não for porque está doente, não faz pecado algum.

O pecado leve ou venial é quando a gente faz alguma coisa meio sem pensar muito ou sem querer e não se trata de matéria grave. Por exemplo, falar um palavrão ao dar uma martelada no dedo.

O pecado é dizer NÃO a Deus. É quando fazemos o mal que Deus não quer que a gente faça e não fazemos o bem que Ele quer que a gente faça. Para facilitar a nossa conversão, a Igreja propõe os 10 mandamentos que Moisés entregou ao Povo de Deus quando faltavam 1250 para Jesus nascer, e os 5 mandamentos da Igreja. Estão na lição 44.

Os três primeiros mandamentos de Deus manda-nos não pecar contra Ele: não faltar à missa, sempre ler a Bíblia, rezar sempre, estudar o catecismo, nunca acusar Deus dos problemas que temos ou das catástrofes que acontecem. Deus nunca envia o mal. O mal é fruto do pecado. Também nos manda nunca falar o nome de Deus em vão, em piadas ou por brincadeira. Esses três mandamentos nos mandam amar a Deus sobre todas as coisas.

Os outros sete mandamentos nos mandam  amar ao próximo como a nós mesmos e como Deus nos ama, ou seja, nunca devemos nos vingar, ou mentir, ou roubar, ou brigar sem motivo, odiar, xingar, pensar mal dos outros, acusar os outros de maldades que não sabemos se fizeram ou não (calúnia), não podemos julgar os outros, nem fofocar, nem usar indevidamente o sexo, nem ter inveja. 

Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. 

Os cinco mandamentos da Igreja nos mandam participar das missas inteiras (não chegar atrasado (a) nos domingos e dias santos de guarda, ou seja, pelo menos uma vez por semana.

Confessa-se e comungar pelo menos uma vez por ano, no tempo PASCAL. Entretanto, podemos comungar até duas vezes por dia, em missas diferentes. Se for celebração sem padre, só numa delas. 

Pagar o dízimo. O dízimo equivale a dez por cento do que a pessoa ganha. Quem não puder parar isso, dê menos, mas dê/1 Jejuar e não comer carne da quarta feira de cinzas e na Sexta Feira Santa. Maiores de sessenta anos não precisa fazer jejum. Entretanto a Igreja pede mesmo aos que não fazem jejum de alimentação que faça outro tipo de jejum, como da televisão, coisas que distraem muito a mente. O jejum é justamente para nos interessarmos mais pela nossa parte espiritual. 

A Igreja aconselha a fazermos esse tipo de penitência em todas as sextas feiras do ano, em lembrança da morte de Jesus na cruz. Os profetas, porém, já diziam que o melhor jejum é ajudar os necessitados. Lembro que mesmo um rico, se estiver doente ou abandonado, é também um necessitado. 

3- PARA VIVER

Nós devemos nos confessar sempre que nossa consciência nos acusar de pecado grave, ou pelo menos uma vez por ano. No dia da confissão você chega ao padre e diz: “Padre, peço perdão porque pequei. Faz (tantos) anos (meses) que não me confesso. Os meus pecados são estes: diz os pecados e espera o conselho do padre, a absolvição que ele vai dar e presta atenção na penitência que ele pedir para você cumprir. Após a confissão, cumpra a penitência e se comprometa a não fazer mais aqueles pecados já confessados (e nem outros, é claro!) e reze todos os dias para não pecar mais. 

4- PARA FAZER

Pense nisto: se eu fosse me confessar hoje, que pecados eu precisaria dizer ao padre? O que eu preciso mudar em minha vida a fim de ser santo com o Jesus é santo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01