16-A SANTA MISSA

 

16- A SANTA MISSA


CELEBRAÇÃO DA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS

1-PARA LER: João 6.52-58:- "52.A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? 53.Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim. 58.Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente." São João, 6 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

Nos tempos do Antigo Testamento, o povo de Deus tinha três costumes: agradecer e louvar a Deus pelas graças recebidas, pedir perdão pelos pecados cometidos e pedir proteção e força para vencerem as batalhas. Para fazer isso, os pastores ofereciam um cordeiro ou um boizinho, ou mesmo um par de rolinhas ou pombinhos. É o caso de Maria e José, que ofereceram dois pombinhos, como você pode ver em Lucas 2,24.

Os agricultores ofereciam pão sem fermento e vinho (veja Gênesis 14,18). Num dado momento da história do povo de Deus, os dois costumes foram reunidos. Na Ceia Pascal as pessoas comiam o cordeiro, o pão, e tomavam um pouco de vinho, além de comerem umas ervas amargas.

Jesus aproveitou esse costume dos judeus para nos deixar a Missa. Ele ficou no lugar do Cordeiro. Ele deu a vida para nos libertar do pecado. O pão sem fermento (a hóstia grande ou a pequena, a que chamamos partícula) e o vinho continuam a ser usados. Durante a Consagração eles se tornam o Corpo e o Sangue de Cristo. É por isso que, antes da comunhão, o padre mostra o pão e o vinho consagrados (o Corpo e o Sangue de Cristo) e diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo...”.

Assim, na Missa, oferecemos ao Pai o pão e o vinho, que na Consagração o Espírito Santo transforma no Corpo e no Sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus. Desse modo, após a Consagração, não oferecemos mais pão e vinho, mas o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Aliás, como naquela hora o padre faz as vezes de Jesus Cristo, é na verdade o próprio Cristo que está se oferecendo ao Pai.

Desse modo, na comunhão nós comemos, então, o pão transformado no Corpo e no Sangue de Cristo, da mesma maneira que o povo comia o cordeiro pascal na religião judaica. Essa é a chamada NOVA ALIANÇA DE DEUS para conosco.

Celebramos a Missa pelo mesmo motivo que os judeus celebram a páscoa: para agradecer a Deus pelas inúmeras graças que dele recebemos, pedir perdão dos pecados cometidos, e pedir a sua divina proteção.

3- PARA VIVER

Devemos participar da Missa todas as semanas. Participar não é só ficar lá olhando o padre e os outros. Participar é fazer parte da celebração, acompanhar as leituras, meditá-las, fazer nossos propósitos para quando voltarmos para casa. Na comunhão, quem fez a primeira comunhão deve comungar. Podemos comungar em até duas missas por dia. Para que possamos comungar na missa é preciso chegar na hora certa. O Catecismo nos diz que são necessárias três coisas para podermos comungar:

1- Não ter cometido pecado grave. Se tiver cometido, é preciso confessar-se antes.

2- Saber o que vai receber, ou seja, saber que a hóstia é o Corpo e o Sangue de Jesus.

3- Estar sem comer nem beber nada pelo menos uma hora antes da comunhão, exceto os doentes. Água e remédio pode-se beber.

4- PARA FAZER

Como é sua participação na Missa? Você canta junto com os outros? Presta atenção nas leituras? Fica sem conversar? Anote no seu caderno os dias e as horas das missas de sua comunidade ou mesmo de sua paróquia.

AS PARTES DA MISSA

1- PARA LER – Atos 2,42-47:- "42.Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43.De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44.Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45.Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46.Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47.louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."

Atos dos Apóstolos, 2 - Bíblia Católica Online

2- PARA SABER

A missa tem várias partes:

a)- Ritos Iniciais:

A procissão de entrada do padre e ministros, a saudação inicial do padre, comentários iniciais, ato penitencial, glória, oração inicial.

b)- Liturgia da Palavra:

Uma leitura do Antigo Testamento, um salmo, uma leitura do Novo Testamento, a aclamação ao Evangelho, o Evangelho, a homilia do padre, o Creio, a oração da comunidade. No Tempo Pascal a primeira leitura também é do Novo Testamento.

c)- Liturgia Eucarística:

A preparação das oferendas a oração sobre as oferendas, o prefácio, a oração eucarística.

d)- Rito da Comunhão:

O Pai-nosso e orações complementares, a comunhão, a Ação de Graças, a oração após a comunhão.

e)- Ritos Finais:

O canto final, a bênção, a despedida do padre.

As leituras dos domingos são diferentes nos anos A,B,C. O ano de 2017 é ano A. O ano de 2018 é ano B. O ano de 2019 é ano C. No ano A, as leituras do Evangelho são tiradas do Evangelho de São Mateus. No ano B, de São Marcos. No ano C, de São Lucas. O Evangelho de São João é lido nos tempos especiais, como no Tempo do Natal e no Tempo Pascal.

Nos dias de semana, a primeira leitura se repete a cada dois anos: os anos pares (2018,2020) e os anos ímpares (2017,2019). No final das Bíblias de várias editoras você encontra a relação das leituras dos domingos A,B e C e a dos dias de semana: “i” para os anos ímpares e “p” para os anos pares. Se sua Bíblia não tiver, veja na Internet, no site http://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/

3- PARA VIVER

Procure aprender a acompanhar as leituras corretas da Missa. Com um pouco de prática, é fácil achar a relação no final da Bíblia. Peça à (ao) catequista para ensinar você a fazer isso. Em três anos, você lê o melhor que há na Bíblia.

4- PARA FAZER

Você presta atenção ao que o padre diz nas Missas? Vamos fazer um teste: escreva no caderno um resumo do que o padre disse na Missa do último final de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01