MATEUS CAP. 20

 CAPÍTULO 20


LEIA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA 20

Mateus 20, 1-16:- OS TRABALHADORES DA VINHA

Esse trecho todo lembra que Deus admite em seu Reino os que chegaram tarde, como os pecadores e pagãos. Nós, por exemplo, na maioria somos descendentes dos pagãos e não dos judeus, que eram o “povo de Deus”.Os chamados da primeira hora, no caso bíblico os judeus que se beneficiaram da Aliança, desde Abraão, não devem escandalizar-se com essa bondade de Deus, que vai mais longe que a justiça e abre o Reino aos pagãos, mas sem faltar com ela, pois não deixa de dar o Reino também aos que chegaram primeiro (Bíblia de Jerusalém).

Alegremo-nos com os que se convertem e demos a eles a chance de que necessitam para crescerem em comunhão conosco!

Mateus 20, 17-19:- TERCEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO

Jesus anuncia pela terceira vez que vai ser morto, crucificado, mas ressurgirá no terceiro dia. É claro que nenhum dos que o ouviram entenderam isso. Só compreenderam após a ressurreição.

Mateus 20,20-23:- ESTAR À DIREITA OU À ESQUERDA

Na verdade, o que esses dois, e mesmo os demais apóstolos queriam não era um lugar no Reino dos Céus, mas no reino aqui da terra, pois eles pensavam que Jesus fosse tomar o poder e tornar-se rei aqui na terra. Eles não tinham entendido ainda que o Reino de Deus não é o mesmo que os deste mundo, mas o ultrapassa e muito! O Reino de Deus começa agora, com o amor e a partilha, mas vai desabrochar na outra vida, na eternidade. Só o Pai sabe o lugar que vamos ganhar no paraíso!

Mateus 20,24-28:- SERVIR

Jesus explica a natureza do seu Reino: estar a serviço, partilhar, trabalhar por um mundo melhor, e preparar-se agora para participar de uma eternidade feliz.

Mateus 20,29-34:- OS DOIS CEGOS

A cura de cegos tem na bíblia dois sentidos: um, é a própria cura. Outro, lembrar que todos devem enxergar a divindade em Jesus. Jesus não é apenas 100 porcento homem, mas também é 100 por cento Deus. Crer nisso é tirar a cegueira espiritual que às vezes nos atinge. Após “descobrir” Jesus, os cegos o seguem. Nós também: ao percebermos Jesus em nossa vida, devemos pedir-lhe perdão e o seguirmos no caminho do amor. Isso, é claro, significa atendermos em tudo o que Ele nos ensina, pois se acreditamos ser ele o próprio Deus, devemos também saber que tudo o que ele nos ensina leva ao Céu. Aliás, Ele próprio diz ser o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA. Com Jesus, seguindo suas palavras, seremos felizes. Aliás, não há outro modo de ser feliz. Nenhum outro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01