MATEUS CAP. 17

CAPÍTULO 17

LEIA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA 17

Mateus 17,1-8:- A TRANSFIGURAÇÃO

Eu já li várias interpretações diferentes da Transfiguração do Senhor. Algumas não me convenceram. Para nós, simples seguidores de Jesus sem muitas pretensões exegéticas, acho que bastam estas reflexões a seguir:

Moisés (a lei) e Elias (o profetismo) estão aí para autenticar o ministério de Jesus, ou seja, que Ele é como que um novo Moisés, e também aquele anunciado pelos profetas, e que todos deveriam ouvir suas palavras e as porem em prática. Ficando depois sozinho, vemos claramente que Jesus só ele já bastava, pois Ele é “doutor da lei perfeita e definitiva” (B. de Jerusalém). A sua glória era passageira, porque Ele era também o “Servo” (Is 42,1; Mt 3,16ss), que devia morrer, antes de entrar definitivamente na glória, por meio da Ressurreição.

Mateus precisava mostrar aos judeus, para quem ele escreve, que Jesus é o Messias anunciado pelos profetas e já desejado pelos patriarcas.

Que nós não precisemos dessas aparições ou de sinais para ouvirmos Jesus e pormos em prática o que ouvimos! Atualmente está acontecendo uma verdadeira epidemia de busca de “sinais”. Se o amigo da pessoa levanta a mão um pouco mais alto do que de costume, ela já liga isso com um sinal divino. Se recebe uma rosa, é porque vai receber uma graça de Santa Teresinha. Se ele vê uma luz envolvendo o padre é porque o que ele falou é verdadeiro (às vezes ela nem se lembra do que ele falou), e assim por diante. Cabe a nós “crermos sem vermos”. A fé é um passo que você dá no escuro, sabendo que há alguém para segurá-lo no outro lado. Já dizia o primeiro capítulo de Sabedoria que não devemos tentar a Deus. Ele se revela apenas para os simples, os que não o tentam. Confira! Está nos primeiros versículos.

Hebreus fala de Abraão que ele caminhava “como se visse o invisível”. Que fé admirável!

Mateus 17,9-13:- ELIAS

“Elias já veio” - Jesus referia-se a S. João Batista, que o anunciou, como Elias teria feito se estivesse vivo, mas esse testemunho de João não foi reconhecido, não foi aceito (Veja Lucas 1,17).

Mateus 17,14-21:- O ENDEMONIADO EPILÉTICO

Já disse e repito que muitos casos de possessões diabólicas eram, na verdade, doenças que eles não entendiam, não conheciam. A epilepsia, por exemplo: Se tivéssemos fé, disse Jesus, transportaríamos até montanhas de lugar. Falando sobre isso, um pedreiro meu amigo explicou: “Se tivéssemos uma verdadeira fé, seríamos unidos, viveríamos a caridade, e aí seria muito fácil juntar o pessoal e, com pás, picaretas e caçambas, mudarmos uma montanha de lugar.”

Gostei muito dessa sua explicação. Na verdade, a fé deve levar a um trabalho unido pela transformação do mundo e isso faria com que os cientistas, crendo em Deus e na solidariedade, juntassem seus conhecimentos e forças para descobrirem juntos as curas das doenças. Não é isso o que acontece! Cada um quer trabalhar sozinho, para depois ficar rico com o remédio encontrado.

Mateus 17,22-23:- O SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO.

Jesus preparava, aos poucos, os corações dos discípulos para sua paixão e morte de cruz, a fim de que eles não se assustassem muito quando isso lhe fosse acontecer.

Mateus 17,24-27: O TRIBUTO PARA O TEMPLO

Essa “dridracma” era o imposto anual e pessoal para cobrir as necessidades do templo. Pagando por Ele e por Pedro, Jesus mostra que não é contrário ao culto que fazemos na igreja, desde que seja fruto de uma prática religiosa autêntica e sincera. Podemos, também, ver aí a necessidade de pagarmos o dízimo, para manter o culto.

Infelizmente apareceram, hoje em dia, muitas e muitas seitas e denominações religiosas que nos deixam em dúvida quanto á autenticidade de suas atividades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01