N. SRA. EM LOURDES

O Corpo incorrupto de Santa Bernardete. Veja que paz!

Por coincidência hoje é 11/02/2018, comemoração dos 160 anos da primeira aparição de Nossa Senhora em Lourdes.
Santa Bernardete era muito nova e quase sem instrução escolar, mas "deu conta do recado" e atendeu aos pedidos de Maria, que se revelou a ela como "Que soy l'Imaculá Concepciú", em dialeto daquele local, que significa: "Eu sou a Imaculada Conceição". Uma verdade incompreensível para a menina. Veja o relato dela mesma, feito mais tarde, numa carta por ela escrita, do Ofício das Leituras de hoje (Les écrits de sainte Bernadette, Paris 1961, pp 53-59. Século 19): 


“Certo dia, fui com duas meninas às margens do rio Gave buscar lenha.. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo, com uma faixa azul celeste à cintura, e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia.

Ao vê-la, esfreguei os olhos, julgando estar sonhando. Enfiei a mão no bolso do meu vestido onde encontrei o rosário. Quis ainda fazer o sinal da cruz, porém não consegui levar a mão à testa. 

Entretanto, quando aquela senhora fez o sinal da cruz, tentei fazê-lo também; a mão tremia, mas não consegui. Comecei a rezar o rosário; a senhora igualmente ia passando as contas do seu rosário, embora não movesse os lábios. Quando terminei a visão logo desapareceu.


Perguntei às duas meninas se tinham visto alguma coisa; disseram que não; e quiseram saber o que eu tinha para lhes contar. Garanti-lhes que vira um a senhora vestida de branco, mas não sabia quem era, e pedi-lhes que não contassem a ninguém. Elas então me aconselharam a não voltar mais àquele lugar, porém não concordei. Voltei, pois, no domingo porque me sentia interiormente chamada…

Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se queria voltar ali durante quinze dias. Respondi-lhe que sim. Mandou-me dizer aos sacerdotes que construíssem uma capela naquele lugar. Em seguida ordenou-me que eu bebesse da fonte. Como não vi fonte alguma, dirigi-me ao rio Gave. Ela disse-me que não era lá, e fez-me um sinal com o dedo, indicando-me o lugar onde estava a fonte.

 Dirigi-me para lá, mas só vi um pouco de água lamacenta; quis encher a mão para beber, mas não consegui nada. Comecei a cavar e logo pude tirar um pouco de água. Joguei-a fora por três vezes, até que na quarta pude beber. Em seguida a visão desapareceu e fui-me embora.

Durante quinze dias, lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e de uma sexta-feira. Repetiu-me várias vezes que dissesse aos sacerdotes para construírem ali uma capela. Mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. 

Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição.

Durante quinze dias, também me revelou três segredos, proibindo-me de dizer a quem quer que fosse; até o presente os tenho guardado em toda fidelidade".

A mensagem principal de Maria em Lourdes foi o pedido de penitência. Sem a penitência não conseguiremos deter a fúria do mal que se faz no mundo. Ela insistiu três vezes a Santa Bernardete: " Penitência, penitência, penitência!".

A oração é imprescindível para que, unida ao jejum ou outras penitências, possa nos fortalecer para o combate do dia a dia não só pessoalmente, mas coletivamente.

 A penitência como que "fortalece" a autenticidade da oração. É claro que Deus não tem obrigação nenhuma de nos atender, e por mais que façamos penitência, temos que confiar na bondade e na sabedoria dele. Eu estou querendo dizer que não podemos forçar Deus a nos atender, por mais orações e penitências que façamos. 

A penitência é uma forma de repararmos nossas ofensas, e isso torna a nossa oração MAIS AUTÊNTICA, mais agradável a Deus. 

Para Bernardete, Maria pediu certas coisas que para nós são bobas; por exemplo, beijar a terra, ao mesmo tempo em que pedia pelos pecadores.  Para a serva de Deus Pierina, em que disse ser a Rosa Mística, Maria pedia que fizesse com a língua três cruzes sobre o ladrilho de onde ela lhe aparecia. 

Temos muitas ocasiões para penitência, e deveríamos aproveitar o tempo da Quaresma para iniciarmos uma vida mais austera para a conversão nossa e a do mundo. Atender bem às pessoas, por exemplo, é uma ótima penitência. Deixar de ver novelas seria outra penitência, talvez, para muitos, mais difícil do que fazer jejum a pão e água. De vez em quando tomar banho frio, se não tiver problemas de saúde... 

Mas sempre e sempre ofereça a penitência, como Maria pediu a Bernardete: Ofereço este banho frio, ou ficar sem ver novelas, ou atender bem aquela tal pessoa chata, pela conversão dos pecadores, pelas almas do Purgatório, em reparação de meus pecados... etc. 

A conversão, aliás, é o pedido incessante de Jesus, já desde que começou sua vida pública: "Convertei-vos porque o Reino de Deus está próximo". 

Muitas vezes parece que estamos cegos em relação a nós mesmos: vemos os erros do próximo mas não conseguimos ver os nossos com real sinceridade. Isso, aliás, ocorreu comigo mesmo. Só depois de uns percalços em minha vida descobri os erros que fazia e, graças a Deus, pude começar o caminho da minha conversão, que sei que terminará só quando eu der o último suspiro. 

Que Santa Bernardete possa, do céu, rogar a Deus por todos nós, a fim de que possamos cumprir os desejos de Maria que, no final das contas, é para nosso próprio bem. Ela e Bernardete já estão no Céu, e nada poderá mudar isso. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01