BENEDITINOS (AS) CAMALDOLENSES

O Mosteiro da Transfiguração, pertence à grande tradição monástica que no Ocidente reconhece em S. Bento de Núrcia (séc. VI) sua primeira raiz espiritual, e em S. Romualdo de Ravenna (+ 1027), o seu pai espiritual mais próximo. Segue a Regra de São Bento e os ensinamentos de São Romualdo e da milenar tradição que nele se inspira . O Sacro Éremo de Camáldoli ( Itália), foi fundado pelo próprio São Romualdo no ano 1024 e desde aquela época, teve a presença ininterrupta da comunidade monástica.










A Congregação camaldolense da Ordem de São Bento tem dois modelos de vida monástica: mosteiro(vida comunitária) e eremitério(vida solitária). Os dois, cada um com o próprio estilo, ficam abertos ao testemunho e ao serviço ao Senhor na Igreja e nos irmãos e irmãs(evangelização).


No mosteiro a vida tem uma intensa dinâmica comunitária, alimentada pela palavra de Deus, pelas celebrações litúrgicas da Eucaristia e do Ofício divino ( Liturgia das Horas), sustentada pelo estudo e trabalho, aberta à hospitalidade dos que pedem acolhimento para fazer retiro espiritual, seguindo o ritmo de vida da comunidade monástica. 

No eremitério é sobretudo privilegiada, a busca de Deus na solidão, no estudo e na oração pessoal e comunitária, sempre animada por um intenso sentido de comunhão com os irmãos e com a Igreja inteira. A vida no eremitério visa destacar esta tensão espiritual que anima a caminhada do povo de Deus na história, testemunhando a primazia de Deus na vida de cada cristão.

São Pedro Damião,discípulo de São Romualdo, descreve muito bem esta tensão interior entre solidão e comunhão que faz o eremita morar na intimidade do Espírito e no coração da Igreja e da humanidade.

O Mosteiro da Transfiguração foi fundado em 1985. Os monges provinham do Sacro Éremo e Mosteiro de Camaldoli (Arezzo) Itália, Casa mãe da Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento, sob o convite do então Bispo de Mogi das Cruzes (SP), Dom Emílio Pignoli. 

A finalidade a que os monges e o bispo se propuseram foi de constituir uma comunidade monástica segundo a tradição espiritual beneditina e camaldolense. Uma comunidade que vive a fraternidade evangélica, a oração litúrgica e pessoal, o estudo contemplativo e a meditação da Palavra de Deus, o trabalho manual e cultural, o diálogo ecumênico e inter-religioso, e o acolhimento fraternal dos que procuram renovar a própria busca espiritual

O Mosteiro é dedicado ao Mistério da Transfiguração de Jesus sobre o monte Tabor, segundo a originária tradição do Sagrado Eremitério de Camáldoli que é dedicado a este Mistério do Senhor. A escolha do nome revela a identidade profunda da comunidade monástica e a sua vocação. Constitui um convite a contemplar junto com os apóstolos o mistério de Jesus que revela o Pai e a vocação de deixar-se transformar e transfigurar na imagem de Jesus, o Filho predileto, e segui-lo até Jerusalém para testemunhar o evangelho do Senhor morto e ressuscitado nas trilhas do mundo. 


Em 1993, aos monges se uniram as Monjas Camaldolenses da Ordem de São Bento, com a fundação do Mosteiro da Encarnação. Monges e monjas, na recíproca independência, constituem uma “comunidade gêmea” na qual compartilham em fraternidade, a oração litúrgica cotidiana, a formação dos candidatos/as e o serviço de hospitalidade. 

Hoje, o serviço de animação cultural e espiritual dos monges se dá, sobretudo, através da hospitalidade, pelo acolhimento de religiosos, religiosas e leigos, bem como retiros espirituais individuais, que possibilitam aos hóspedes de viver, sob direção espiritual, num ambiente natural, muito bonito, silencioso e tranqüilo, no ritmo de vida cotidiana dos monges e das monjas, o ministério da reconciliação.



Mosteiro da Transfiguação

KM 41,5 da Rodovia Mogi-Dutra   -  Mogi das Cruzes  - SP

E-mail

Telefone.:
(0xx11) 3427-3813
Mosteiro da Encarnação, Monjas Beneditinas Camaldolense
 Rod. Mogi Dutra, km 41
 Bairro  Itapeti – Mogi das Cruzes – SP
Tel. 4790 -3580 ou 3427 - 8841

VEJA O SITE DELES:

http://camaldolenses.com.br/







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01