O ANTIGO TESTAMENTO

 O ANTIGO TESTAMENTO

Temos vários relatos resumidos da história do povo de Deus na bíblia. Um deles é o trecho dos Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 2 até o versículo 47. Outro trecho, um pouco maior, você encontra no livro da Eclesiástico, do capítulo 44 até o 50. Ali são comentados todos os fatos bíblicos, erros e acertos.

Em rápidas pinceladas, podemos dizer que o povo de Deus teve início com Abraão, que foi o primeiro a acreditar no Deus único e invisível, ainda quando estava em UR, na caldéia. Os demais vizinhos dele acreditavam em deuses falsos, feitos por mãos humanas, representados em diversos tipos de estatuetas. Isso foi mais ou menos no ano 1850 antes de Cristo (AC). Deus fez com ele uma aliança, cujo sinal era a circuncisão, que marcava quem era do povo de Deus. Jesus a substituiu pelo Batismo, como você pode ler em Romanos cap. 2 vers. 29 e Colossenses, cap. 2, vers.11-12.

O herdeiro de Abraão foi Isac. Isac, por sua vez, teve dois filhos: Esaú e Jacó, gêmeos (Gn 17 e 25). Jacó, o herdeiro de Isac, teve doze filhos, um deles José.

Com José (1650 AC), filho de Jacó, bisneto de Abraão, também chamado de Israel,o povo de Deus foi para o Egito, onde cresceu. Os 12 filhos de Israel (ou de Jacó) deram origem às 12 tribos de Israel. Na verdade, o filho dele chamado Levi não deu origem a nenhuma tribo, pois ficou encarregado do culto, do serviço no templo, como uma família sacerdotal, e o seu direito passou ao segundo filho de José. Por isso, os dois filhos de José deram origem a duas das doze tribos.

Depois de José, o povo de Deus, já numeroso, foi escravizado pelo faraó, que não conhecera José (Êxodo 1,8). Lá pelo ano de 1250 AC surgiu um líder hebreu, Moisés, criado pela filha do faraó, por uma providência divina, que libertou o povo hebreu do Egito, rumo à Terra Prometida, Canaã. Foi muito difícil essa libertação. Moisés precisou aplicar 10 pragas, sendo a última a pior delas: a morte de todos os primeiros filhos (primogênitos) dos egípcios ====(Êxodo 13,17-22).

Na caminhada para a terra prometida, que conhecemos como Palestina, o povo pecou várias vezes contra Deus, adorando o bezerro de ouro e se queixando das agruras do deserto. Por isso, uma caminhada que demora cerca de onze dias, demorou quarenta anos! Talvez possamos aprender, com isso, que tudo fica mais fácil quando obedecemos a Deus.

Se pecarmos e o desprezarmos, nossa luta sempre será solitária, baseada nas próprias forças. Com a presença de Deus, tudo se realiza a seu tempo. A história de Moisés e a libertação do povo do Egito podem ser vistos no livro do Êxodo.

Durante a caminhada Deus deu a Moisés as tábuas com os dez mandamentos, que deveriam ser observados pelo povo, um guia seguro de sua nova vida. Essa história toda está contada no livro do Êxodo, no Deuteronômio, Jesus transformou esses dez mandamentos em três:

1º – Amar a Deus sobre todas as coisas;

2º – amar ao próximo;

3º – como amamos a nós mesmos.

Já na Palestina, onde o povo tomou posse de muitas terras, para mostrar ao povo o verdadeiro caminho, Deus lhe enviou os juizes, dos quais o mais conhecido é Sansão (Juízes 2,16-19; 13,1-5; 24-25). Os reis substituíram os juízes. Nesse meio tempo, surgiram os profetas. O último juiz e primeiro profeta mais conhecido foi Samuel, que ungiu o rei Saul e depois David. Apesar desses orientadores todos, o povo vivia desobedecendo a Deus e praticando a idolatria.

Foi o próprio povo que pediu a Samuel que nomeasse um rei para substituir o juiz. Ele ungiu, então, Saul, como o primeiro rei de Israel. O segundo foi Davi e o terceiro, Salomão (1Samuel 8,1-22). Jesus é descendente do rei Davi. Foi nessa época (mais ou menos no ano 1000 a.C ) que a bíblica começou a ser escrita.

Depois de Salomão, na briga por sua sucessão, o reino de Israel se dividiu em dois: o reino de Israel, ao Norte, e o reino de Judá, ao Sul. Só bem mais tarde se uniram novamente, depois que os judeus e os israelitas ficaram exilados (mandados fora de sua terra) por 50 anos, na Babilônia.

Quanto aos profetas antes e depois do exílio, lembramos Isaías, Jeremias, Ezequiel, Baruc, Daniel,

Amós, Oseias, Jonas etc. Depois da volta do exílio até hoje, esse povo nunca mais teve plena liberdade. Só uma pequena parte do povo acreditou que Jesus é o Messias que esperavam. A maioria do povo judeu, que está espalhada pelo mundo, ainda espera a vinda do Messias. Eles acham que ele será poderoso e rico.

Na única época em que o mundo conheceu a paz por 14 anos, sem guerra alguma, nasceu Jesus, da descendência do rei David. Nasceu de uma virgem, Maria. Ele convocou os 12 apóstolos, de certo modo para substituírem as doze tribos de Israel, e deu origem ao novo povo de Deus, a Igreja cristã. Para entrar no judaísmo era necessário a circuncisão. Para entrar no novo povo de Deus, é necessário o Batismo, que substituiu a circuncisão.

O cristianismo separou-se, então, do judaísmo e acolheu os pagãos, coisa que os judeus não faziam.

Depois que Jesus Cristo morreu os Apóstolos e os discípulos receberam o Espírito Santo e, corajosamente, foram pregar o evangelho a todos. Muitos morreram mártires porque insistiram em proclamar a Palavra de Deus em lugares onde o politeísmo era a religião oficial do governo.

O último apóstolo que morreu foi São João, velhinho, com cerca de 100 anos de idade. Com a morte dele, encerra-se o período da revelação. Nada do que foi revelado após a morte dele pode ser contrário à verdade da fé contida na bíblia e na tradição consagrada, mesmo em relação às mensagens que N. Senhora fez em suas aparições.

A divisão da bíblia e os nomes dos livros, e a explicação de todos eles, você encontra em qualquer bíblia católica. Acostume-se a ler essas explicações.


ALGUNS MILAGRES DO ANTIGO TESTAMENTO

Há outros fatos praticamente impossíveis de acontecer, como o daquele dia em que o sol e a lua "pararam" para que o dia continuasse, em Josué 10,12-14. Se houve um milagre, foi apenas para aquela região, mas nem o sol nem a lua pararam realmente. Isto poderia ter causado o fim do mundo, ou coisa parecida. Ademais, não é o sol que "anda", mas é a terra que "gira". 

E o Mar Vermelho? Abriu realmente para o povo passar? O povo não poderia ter passado pela parte seca, já que ainda não havia o Canal de Suez?

As dez pragas do Egito foram mandadas por Deus ou foram fenômenos naturais que ajudaram a fuga dos hebreus? Os hebreus viram, nesses acontecimentos, a ação divina...

O maná e as codornizes não poderiam ser fenômenos naturais como a chuva que cai na hora certa e segundo o povo, "foi enviada por Deus"?

Foi Moisés ou Deus que escreveu a tábua dos dez mandamentos? Veja que em Êxodo 24,4, diz que "Moisés escreveu todas as palavras de Javé" (referindo-se aos três capítulos escritos por Moisés). Se ele escreveu, qual a necessidade de Deus ter escrito as tábuas, em que não cabiam todas as palavras dos três capítulos de leis que Moisés havia escrito?


CONCLUSÃO

Tudo isso nos mostra que não podemos levar ao pé da letra tudo o que lemos na bíblia. Temos que tentar perceber a intenção de quem escreveu e captar em tudo isso a vontade de Deus.

É aí que entra nossa fé na Igreja que nos apresentou a bíblia, e onde ela se baseia para nos ensinar a doutrina.

Por isso sou católico: a nossa Igreja não trabalha apenas com a bíblia, mas também com a tradição oral, da qual surgiu a própria bíblia, que é apenas uma pequena parte da riquíssima tradição oral que reinou nos primeiros tempos, e continua garantida pelos dois milênios de nossa Igreja Católica. 

Tudo isso deve ser levado em conta, se quisermos realmente cumprir a verdadeira vontade de Deus, o verdadeiro de Jesus Cristo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01