A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE

 

A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE

Vamos ver em detalhe apenas este assunto. Para os demais, veja, por favor, a Bíblia de Jerusalém.

Primeiro relato, mais antigo

Escrito pelo Javista, no século 9 antes de Cristo, em Judá, vai do Gênesis 2,4b até 3,24. Nele podem ser vistos:

Duas grandes tradições: versículos 4b-8 e 18-24: a criação do homem e da mulher; versículos 2-9.15-16;3 = o paraíso e a queda.

O homem é criado fora do paraíso e colocado lá depois (Gn 2,4b-8)

A mulher é criada da costela do homem, mas já dentro do paraíso (Gn 2,21-24).

Todos os demais seres viventes são criados depois da criação do homem e antes da criação da mulher.

Há aqui a árvore do fruto proibido, a árvore da vida e o pecado original.

Caim e Abel são os primeiros filhos de Adão e Eva.

Segundo relato, mais recente

Esse segundo relato foi escrito pela tradição Sacerdotal após o Exílio, portando no século 6º antes de Cristo (o Exílio terminou em 538a.C), vai do cap. 1, vers. 1, até cap. 2, versículo 4a e continua o relato no capítulo 5.

O homem e a mulher são criados num mesmo instante, dentro do paraíso (Gn 1,26).

Todos os seres foram criados antes do homem ao contrário da primeira tradição (Gn 1,1-25). 

Não há, nesta segunda tradição, nem a árvore do fruto proibido, nem a árvore da vida, assim também como não relata o pecado original. 

Essa tradição desconhece Caim e Abel e diz que o primeiro filho de Adão e Eva é Set (Gn 5,3).

CAIM E ABEL

Diz a Bíblia de Jerusalém que os primeiros sares humanos surgiram, como diz a ciência, a 2 ou 3 milhões de anos atrás; Caim e Abel pertencem já ao período que começa depois do último período glacial, ou seja, em 9000 a.C. Veja o que diz o comentário da Bíblia de Jerusalém: 

"O relato de Caim e Abel supõe uma civilização já um pouco evoluída no domínio religioso, com o culto com as ofertas de produtos (talvez as primícias) do solo e dos primogênitos do rebanho (Gn 4,3-4), no domínio social, em que supõe a existência de homens que poderiam matar Caim e outros que poderiam vingá-lo (Gn 4,14-15).

Enfim, este relato de Caim e Abel pôde se relacionar de início não aos filhos do primeiro homem, Adão e Eva, mas ao antepassado epônimo dos quenitas (cainitas: confira Números 24,21). Reportado às origens da humanidade, ele recebe um aspecto geral: 

- de um lado, Caim e Abel estão na origem de dois modos de vida, ou seja, o agricultor sedentário e o pastor nômade.

- de outro lado, esses dois irmãos personificam a luta do homem contra o homem. Ao lado da revolta do homem contra Deus, há também a violência do "irmão" contra seu "irmão". O duplo mandamento do amor (Mt 22,40) mostrará as exigências fundamentais com a vontade de Deus.

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