Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2021

A BÍBLIA: INTRODUÇÃO.

  A  BÍBLIA - INTRODUÇÃO Como ler as citações bíblicas deste texto: Lc 18,1-8: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículos de 1 a 8 Lc 18,1.8; 19,1: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículos 1 e 8. Capítulo 19, versículo 1. Lc 18,1.3-8: Evangelho de S. Lucas, capítulo 18, versículo 1 e versículos 3 a 8. Ou seja: o ponto separa os versículos. A vírgula separa capítulo de versículos. O ponto e vírgula separa capítulos. O traço significa que devemos ler todos os versículos entre o primeiro e último número. A bíblia foi escrita no decorrer dos séculos, desde o tempo do rei Salomão, aproximadamente no ano 1000 antes de Cristo, a partir de narrativas e tradições orais contadas de pai para filho.  A Bíblia não foi ditada por Deus, como muitos pensam, mas inspirada por Ele a pessoas muito simples, que entendiam essa inspiração de acordo com a instrução ou com a pouca instrução que possuíam. Como os costumes de um lugar geralmente são diferentes do outro, há fatos iguais contados de man

HISTÓRICO DA BÍBLIA

  HISTÓRICO DA BÍBLIA A base da religião, qualquer que seja, é a fé. A ciência empírica nada tem a ver com ela. O ideal, entretanto, é que a fé seja adequada a demonstração científica e adapte alguns de seus conceitos para que, sem perder o conteúdo doutrinário, se mostre num visual científico. A bíblia é a base da fé de vários bilhões de pessoas, tanto cristãs como não cristãs. Foi e é entendida de várias maneiras, até mesmo contraditórias umas das outras. Entretanto, crer naquilo que a bíblia diz exige que, antes, você creia naquele que lhe apresentou a bíblia como algo verídico. Uma Igreja diz, por exemplo, que tal livro é apócrifo; outra diz que não é, mas que é verdadeiro. Quem garante a veracidade ou não de tal ou qual livro? Quem pode saber disso? Que critérios usar? Talvez o critério do absurdo ou da contradição absoluta. Um livro que negasse a existência de Deus, por exemplo, nunca seria tido como verdadeiro pelos que creem em Deus, por mais "verdadeiro" que parecess

A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE

  A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE Vamos ver em detalhe apenas este assunto. Para os demais, veja, por favor, a Bíblia de Jerusalém. Primeiro relato, mais antigo Escrito pelo Javista, no século 9 antes de Cristo, em Judá, vai do Gênesis 2,4b até 3,24. Nele podem ser vistos: Duas grandes tradições: versículos 4b-8 e 18-24: a criação do homem e da mulher; versículos 2-9.15-16;3 = o paraíso e a queda. O homem é criado fora do paraíso e colocado lá depois (Gn 2,4b-8) A mulher é criada da costela do homem, mas já dentro do paraíso (Gn 2,21-24). Todos os demais seres viventes são criados depois da criação do homem e antes da criação da mulher. Há aqui a árvore do fruto proibido, a árvore da vida e o pecado original. Caim e Abel são os primeiros filhos de Adão e Eva. Segundo relato, mais recente Esse segundo relato foi escrito pela tradição Sacerdotal após o Exílio, portando no século 6º antes de Cristo (o Exílio terminou em 538a.C), vai do cap. 1, vers. 1, até cap. 2, versículo 4a e continua o relato

HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

   HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Temos vários relatos resumidos da história do povo de Deus no Novo Testamento. Um deles é o trecho dos Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 2 até o versículo 47. Outro trecho, um pouco maior, você encontra no livro da Eclesiástico, do capítulo 44 até o 50. Ali são comentados todos os fatos bíblicos, erros e acertos. Em rápidas pinceladas, podemos dizer que o povo de Deus teve início com Abraão, que foi o primeiro a acreditar no Deus único e invisível, ainda quando estava em UR, na caldeia. Os demais vizinhos dele acreditavam em deuses falsos, feitos por mãos humanas, representados em diversos tipos de estatuetas. Isso foi mais ou menos no ano 1850 antes de Cristo (AC). Deus fez com ele uma aliança, cujo sinal era a circuncisão, que marcava quem era do povo de Deus. Jesus a substituiu pelo Batismo, como você pode ler em Romanos cap. 2 vers. 29 e Colossenses, cap. 2, vers. 11-12. Com José (1650 AC), filho de Jacó, bisneto de Abraão, também chamado de Israel,o

O ANTIGO TESTAMENTO

  O ANTIGO TESTAMENTO Temos vários relatos resumidos da história do povo de Deus na bíblia. Um deles é o trecho dos Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 2 até o versículo 47. Outro trecho, um pouco maior, você encontra no livro da Eclesiástico, do capítulo 44 até o 50. Ali são comentados todos os fatos bíblicos, erros e acertos. Em rápidas pinceladas, podemos dizer que o povo de Deus teve início com Abraão, que foi o primeiro a acreditar no Deus único e invisível, ainda quando estava em UR, na caldéia. Os demais vizinhos dele acreditavam em deuses falsos, feitos por mãos humanas, representados em diversos tipos de estatuetas. Isso foi mais ou menos no ano 1850 antes de Cristo (AC). Deus fez com ele uma aliança, cujo sinal era a circuncisão, que marcava quem era do povo de Deus. Jesus a substituiu pelo Batismo, como você pode ler em Romanos cap. 2 vers. 29 e Colossenses, cap. 2, vers.11-12. O herdeiro de Abraão foi Isac. Isac, por sua vez, teve dois filhos: Esaú e Jacó, gêmeos (Gn

O NOVO TESTAMENTO

  O NOVO TESTAMENTO São escritos compilados das tradições orais dos apóstolos e demais discípulos do primeiro século. Ao contrário do que muita gente pensa, a ordem cronológica dos livros não são como estão na bíblia. Veja a ordem aproximada de quando foram escritos (do mais velho para o mais novo): 1- ano 50 (todas as datas são aproximadas)  - escrito o evangelho, até então oral, de Mateus Aramaico e a coleção complementar (esse evangelho foi perdido. Não o conhecemos, mas ele foi a base para os demais sinóticos) 2- ano 50 - epístolas aos Tessalonicenses 3- ano 53 - epístola aos Filipenses e a Filemon 4- ano 54 - primeira epístola aos Coríntios e talvez a de Gálatas 5- ano 56 - epístola aos Romanos. 6- anos 61 a 63 - epístola aos Colossenses, aos Efésios e a Timóteo. 7- ano 62 - epístola de Tiago (Há dúvidas sobre a data). 8- ano 64 - primeira epístola de Pedro (também há dúvidas sobre a data) e talvez o Evangelho de Marcos.  9- ano 67- epístola aos Hebreus 10- anos 70 a 75- Evangelho