O TEMPO DO ADVENTO

Foto do site Aletéia



08/12/2020 

Advento vem da palavra latina Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a". Chegar a... onde? Ao Natal? O missal cotidiano diz que não é apenas uma espera pelo Natal: “O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história da humanidade para trazer-nos a salvação. É o tempo da expectativa, e nós somos chamados a vivê-lo em plenitude, totalmente. Dessa forma, estaremos recebendo dignamente o Senhor no momento em que ele vier”. 

Ou seja: o advento é um tempo de preparação para recebermos Jesus Cristo em cada instante de nossa vida, preparando-nos também para o momento final, em que deveremos nos confrontar frente a frente com ele, após a nossa morte. 

Os primeiros dois domingos do advento meditam a segunda vinda de Cristo, que ocorrerá nos fins dos tempos mas, se formos mais realistas, no dia de nossa morte. 

Os dois últimos domingos do advento meditam o nascimento de Jesus, Deus que vem morar conosco para nos ensinar o caminho do céu e para nos salvar, com sua obediência plena ao Pai, que o levou a morrer na cruz por nosso amor. 

Nossa resposta deve ser a de procurar levar uma vida santa. Resume assim o missal dominical: 

“Estas devem ser as atitudes interiores que nos preparam melhor para esta vinda: 

1- Mantermo-nos vigilantes na fé, na oração. 

2- Mantermo-nos numa abertura atenta e disponível para reconhecermos os “sinais” da vinda do Senhor em todas as circunstâncias e momentos da vida e até o fim dos tempos. 

3- Andarmos no caminho traçado por Deus, sem nos extraviarmos por caminhos tortuosos (cheios de “curvas” e “desvios”), ou seja, convertermo-nos para seguirmos a Jesus para o Reino do Pai. 

4- Darmos testemunho da alegria que Jesus Salvador nos traz, com a caridade afável e paciente para com os outros, com a abertura para todas as iniciativas de bem, através das quais já se constrói o Reino futuro na alegria sem fim. 

5-Mantermos um coração pobre e vazio de nós mesmos, imitando José, N. Senhora, João Batista, os outros “pobres” do evangelho que, precisamente por isso, souberam reconhecer em Jesus o Filho de Deus que veio salvar as pessoas. 


6- Participarmos das celebrações eucarísticas deste Tempo de Advento acolhendo e reconhecendo o Senhor, que continuamente vem ficar no meio de nós, seguindo-o no caminho que leva ao Pai, a fim de que, com sua vinda gloriosa no fim dos tempos, ele nos introduza todos juntos no Reino, para fazer-nos “tomar parte na vida eterna” com os bem-aventurados e os santos do céu".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01