A MANJEDOURA DO PRESÉPIO


11/12/2018
Se você buscar a etimologia (=origem) da palavra ”manjedoura” vai encontrar, inserido na explicação, frase como esta: Manjedoura, é o lugar (douro) onde os animais comem (manjar)”. 
Ou seja, “manjedoura” é um modo de deixar menos desagradável a palavra “cocho”, mas é a mesma coisa. Jesus foi colocado num cocho onde os animais comiam.

Meditando sobre isso, eu percebi que Jesus desde antes do nascimento já escolhera onde queria nascer, como iria viver. Se ele quisesse luxo, iria nascer num palácio. Viveu pobre e entre os pobres, não tinha “onde reclinar a cabeça”. Quando jantava com os ricos, era para convertê-los e levá-los a partilhar suas riquezas com os pobres, como aconteceu com Zaqueu. Morreu pobre. Jesus nasceu nu e morreu nu. Nem o mais miserável ser humano morre nu atualmente. Jesus morreu. E na cruz não havia onde ele reclinar a cabeça.

Também percebi que ele continua com o mesmo costume! E isso pode ser terrível para nós. Sabe por quê?

Porque ele só continua a entrar onde há humildade, nos corações onde há uma acolhedora manjedoura.  Ele não se sente bem e não entra nos corações soberbos, cheios de coisas supérfluas tiradas dos que não têm nada. É isso mesmo. Santo Ambrósio dizia que o agasalho que está sobrando no seu guarda-roupa pertence ao pobre que está tiritando de frio lá fora. Isso pode ser entendido simbolicamente, pois nem sempre o que pobre precisa é de agasalho. Às vezes esse pobre de que fala Santo Ambrósio é o seu próprio filho, que está precisando de sua presença na vida dele, ou aquela pessoa que está abandonada, sem ninguém com quem bater um papo.

Neste Natal vou rezar muito pedindo que o meu coração seja sempre uma acolhedora manjedoura onde Jesus se sinta à vontade. Nem sempre tem sido assim. E você? Está preparando sua “manjedoura” para que Jesus venha e se sinta à vontade? Pois vou contar-lhe um segredo: Muitas pessoas (talvez a maioria) nem vai pensar em Jesus neste Natal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01