O REFLEXO DA GLÓRIA DE DEUS



20/12/2018

Todas as criaturas refletem a glória de Deus, mas de um modo muito imperfeito. O ser humano deveria refletir de modo mais perfeito essa glória, mas o pecado impede que isso aconteça. 


Dentre todas as criaturas, dentre todos os seres humanos, além de Jesus, apenas Maria consegue refletir no máximo grau de perfeição possível ao ser humano a glória de Deus. 

O próprio Arcanjo Gabriel, como diz aquela maravilhosa música, ficou extasiado diante da beleza que viu refletida naquela pobre e simples moça de 14 ou 16 anos. Maria reflete em sua face feminina toda a beleza de Deus que é possível a um ser humano refletir, depois de Jesus, que é o próprio Deus feito homem. 

Ninguém conseguiu saber a cor dos olhos de Jesus. Sabem por quê? Porque ninguém conseguiu fixar o olhar em seu olhar. A profundidade da divindade encarnada na beleza da humanidade é beleza demais para pobres seres humanos como nós. Só Maria conseguiu contemplar a beleza do olhar de Jesus. E Jesus, olhando para Maria em tantas ocasiões, podia contemplar-se nela. Afinal, toda a parte humana de Jesus foi tirada do corpo de Maria.

Quando os Anjos olham para Jesus, olham para a carne que foi, um dia, parte do corpo de Maria. Quando o Anjo Gabriel olhou para Maria para consultá-la sobre a Encarnação, tremeu na base: ali, à sua frente, estava aquela que ia fornecer o corpo humano de Jesus. E viu Deus refletido nela de modo como nunca havia visto antes. 

A santidade, a pureza, a excelência de Maria deixa em aberto a possibilidade de nós também refletirmos a glória de Deus de modo cada vez mais perfeito. Essa gradação depende de nossa santidade. Você já deve ter percebido que pessoas como Santa Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis refletiam a glória de Deus. E nenhuma dessas duas pessoas eram fisicamente bonitas. 

A beleza de Deus refletida em nós não se mede pela beleza física, mas pela irradiação que brota do nosso interior. À medida em que uma pessoa se santifica, vai refletindo mais e mais a glória e a beleza de Deus, de tal modo que isso se torna perceptível por todas as pessoas, mas de modo diferente.

As pessoas que creem, que buscam Deus, sentem essa irradiação brotada das pessoas santas como um chamamento para elas também se tornarem santas. Santo Inácio de Loyola dizia: “Se eles conseguiram, por que não eu”?

As pessoas ateias ou que sentem dificuldade em se relacionar com Deus, são autossuficientes, acham que dependem apenas da própria força. Pior que isso, não percebem que estão cavando a sua própria derrota. Não são humildes o suficiente para reconhecerem a inutilidade de seus esforços. Essas pessoas não sentem de modo positivo a irradiação das pessoas santas e até muitas vezes as procuram matar, ou fisicamente, ou moralmente, ou intelectualmente. Não as suportam, pois percebem que elas conseguiram sem muito esforço (porque foi pela graça de Deus) o que elas não conseguem nem com todo o empenho que fazem (porque não buscam auxílio). 

Maria reflete, no máximo grau possível a um ser humano, a beleza e a glória de Deus. Os êxtases dos que já a viram em suas aparições são devidos a essa irradiação divina que se sente em Maria. E pensar que nós também, pelo Batismo, podemos irradiar a graça e a beleza de Deus, e até agora não conseguimos!

Mas não devemos desanimar. Procuremos tirar de nós a autossuficiência, o orgulho, o individualismo, procuremos buscar constantemente, sem irrupção, a santidade pelas mãos de Deus, e reflitamos sobre essa irradiação de santidade e beleza que brota da Mãe de Deus e de todos os que se aproximam humildemente da divindade. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01