Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2018

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Imagem
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS  (R efeita em 03/01/2019, Do adm. do blog) Senhor Jesus, vós nos destes uma prova de amor concreta, consistente, sem possibilidade de refutação, que é ter se deixado trucidar por nosso amor!  Dai-me forças para aceitar os sofrimentos dos quais não posso me livrar! Que eu os aceite sem palavrões, imprecações ou choradeiras, até que vossa bondade me ajude e me alivie!  Que eu aprenda de vós, que mesmo sempre sendo cem por cento Deus e cem por cento homem, poderíeis ter saído e escapado de todos os sofrimentos que vos impuseram, mas vos deixastes fazer convosco o que bem entendessem por nosso amor!  Quando eu digo que vos amo, não seja movido pela tibieza, covardia, falta de empenho nem falsidade! Que meu amor por vós seja sincero!  Que meu amor por vós se concretize com a ação, com uma aceitação amorosa do sofrimento, das pessoas com quem convivo, com suas necessidades e problemas. Que eu abrace tudo isso com um verdadeiro

PALESTRA DE JAKOV - MEDJUGORJE

Imagem
Salve Maria! Em 2015 o vidente Jakov deu uma importante palestra em Medjugorje que o Gabriel Paulino  traduziu. Primeiramente saúdo a todos vocês. É uma grande alegria vê-los assim tão numerosos. Em particular vocês jovens. Quando hoje penso o que dizer a vocês me lembro das palavras de Nossa Senhora: "Queridos filhos, hoje os convido..." Por isto penso que se hoje vocês são tão numerosos é porque vocês foram chamados aqui por Nossa Senhora. Vocês estão aqui porque Deus quis que vocês estivessem aqui hoje. Peço que cada um de vocês possa compreender em seu coração aquele amor que Nossa Senhora tem por cada um de nós. De modo particular por vocês, jovens. Eu acredito que cada um de nós é importante para Nossa Senhora. Nós somos os Seus filhos. Nossa Senhora, vindo aqui a Medjugorje, não veio somente para Jakov, Vicka, Ivan, Mirjana, Marija e Ivanka. Ela veio por todos nós. Por isto convido sempre os peregrinos que as primeiras palavras quando se che

O REFLEXO DA GLÓRIA DE DEUS

Imagem
20/12/2018 Todas as criaturas refletem a glória de Deus, mas de um modo muito imperfeito. O ser humano deveria refletir de modo mais perfeito essa glória, mas o pecado impede que isso aconteça.  Dentre todas as criaturas, dentre todos os seres humanos, além de Jesus, apenas Maria consegue refletir no máximo grau de perfeição possível ao ser humano a glória de Deus.  O próprio Arcanjo Gabriel, como diz aquela maravilhosa música, ficou extasiado diante da beleza que viu refletida naquela pobre e simples moça de 14 ou 16 anos. Maria reflete em sua face feminina toda a beleza de Deus que é possível a um ser humano refletir, depois de Jesus, que é o próprio Deus feito homem.  Ninguém conseguiu saber a cor dos olhos de Jesus. Sabem por quê? Porque ninguém conseguiu fixar o olhar em seu olhar. A profundidade da divindade encarnada na beleza da humanidade é beleza demais para pobres seres humanos como nós. Só Maria conseguiu contemplar a beleza do olhar de Jesus. E J

SERVA DE DEUS DONA LOLA

Imagem
Floripes Dornelas de Jesus ou Lola ( Mercês , 09 de junho de 1913 - Rio Pomba , 9 de abril de 1999 ), leiga que viveu em Rio Pomba , Minas Gerais , na localidade denominada Lindo Vale, se tornou famosa por viver durante cerca de 60 anos de sua vida alimentando-se apenas da comunhão eucarística. [1] Tendo nascido na cidade de Mercês, mudou-se com sua família para Rio Pomba por volta dos quatro anos de idade. Sua infância e adolescência foi marcada pelas atividades comuns da vida no campo, até que, na década de 1930, uma queda de uma jabuticabeira fez com que ficasse paraplégica. Desde então, em meio a fortes dores, começou a reduzir sua alimentação gradualmente até suprimi-la por completo. Perceberam-se, então, evidentes alterações em seu organismo, visto que passou a não sentir mais fome, sede ou sono. Nos primeiros anos em que se observou o fenômeno, milhares de pessoas acorreram a seu sítio, em busca de orações e pedidos de milagres, despertando, inclusive, a

N. SRA. DE GUADALUPE: VISITANTES

Imagem
México - Cidade do México (Quinta-feira, 13-12-2018, Gaudium Press ) Após o encerramento dos festejos na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, a prefeitura de Gustavo A. Madero informou que desde o dia 09 de dezembro até o meio-dia de 12 de dezembro, foi registrada a afluência de 10.603 milhões de peregrinos. O número supera de longe a quantidade de peregrinos registrada no ano de 2017, quando se chegou a 7.280 milhões de peregrinos mexicanos, latino-americanos e de outras partes do mundo. A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é o Santuário Mariano mais visitado do mundo, acima do de Nossa Senhora de Lourdes, na França, e de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, que recebem 6 e 7 milhões de peregrinos por ano, respectivamente. No total, o Santuário mexicano recebe por volta de 20 milhões de visitantes anuais, sendo 64% nacionais e 36% internacionais. "Os que vão ver Nossa Senhora o fazem com Fé. Muitos turistas chegam sozinhos para vê-la, mas terminam em um enc

MEDJUGORJE: IVAN VÊ S. JOÃO PAULO II

Imagem
Ivan, você voltou da América já em maio para estar aqui em Medjugorje para encontrar os peregrinos. Como foi o aniversário para você? Cada aniversário é uma nova memória dos anos atrás de nós. Nós não somos os únicos a lembrar, mas Nossa Senhora nos traz de volta aos primeiros dias e aos anos que passaram. Ela escolhe alguns momentos que foram particularmente importantes. Agora eles ainda estão sob a influência de tudo o que aconteceu aqui nos últimos dias. Os sentimentos que senti naqueles dias ainda estão muito vivos em mim. Quando olho para os últimos 24 anos, vejo que houve muitas coisas boas, mas também coisas ruins por parte do poder comunista. Mas se olharmos para a multidão de pessoas vindas de todo o mundo, hoje podemos verdadeiramente ser gratos a Nossa Senhora por esta renovação espiritual que Ela trabalha na Igreja e através da qual ela dá à luz um novo mundo. Este é o maior sinal visível para mim. Todas essas pessoas se tornam testemunhas de uma ren

JACULATÓRIAS

Imagem
É muito comum, no Oriente, os monges rezarem oraçõezinhas rápidas e as repetirem muitas vezes durante o dia. São jaculatórias piedosas, que levam nossa atenção a Deus.  Segundo consta, uma delas que os monges dizem muito é esta: "Senhor Jesus, Filho de Deus Vivo, tende misericórdia de mim e perdoai os meus pecados".  Entretanto, você pode dizer  também outras jaculatórias, de acordo com aquilo de que você está precisando no momento. Exemplos: Meu Jesus, misericórdia! Sagrado Coração de Jesus, Imaculado Coração de Maria, confio em vós! Tudo posso naquele que me conforta! Jesus, Maria e José, aumentai a minha fé! Quando quiser rezar por alguém: Jesus, curai N... Maria, eu entrego N... em vossas mãos. Maria, rogai a Deus pelo N., para que deixe de beber (ou de usar drogas, ou de outros vícios). Essas pequenas orações ditas no dia todo permite que estejamos sempre ligados a Deus e nos fortalece na luta contra o pecado. Nosso cor

A MANJEDOURA DO PRESÉPIO

Imagem
11/12/2018 Se você buscar a etimologia (=origem) da palavra ”manjedoura” vai encontrar, inserido na explicação, frase como esta:  “ Manjedoura, é o lugar (douro) onde os animais comem (manjar)”.   Ou seja, “manjedoura” é um modo de deixar menos desagradável a palavra “cocho”, mas é a mesma coisa. Jesus foi colocado num cocho onde os animais comiam. Meditando sobre isso, eu percebi que Jesus desde antes do nascimento já escolhera onde queria nascer, como iria viver. Se ele quisesse luxo, iria nascer num palácio. Viveu pobre e entre os pobres, não tinha “onde reclinar a cabeça”. Quando jantava com os ricos, era para convertê-los e levá-los a partilhar suas riquezas com os pobres, como aconteceu com Zaqueu. Morreu pobre. Jesus nasceu nu e morreu nu. Nem o mais miserável ser humano morre nu atualmente. Jesus morreu. E na cruz não havia onde ele reclinar a cabeça. Também percebi que ele continua com o mesmo costume! E isso pode ser terrível para nós. Sabe por quê? Porque

CARLOS DE FOUCAULD - PE. PAULO RICARDO

Imagem
(Lembrando que o padre C. Foucauld foi canonizado em 15/05/2022. Podemos agora chamá-lo de São Carlos de Foucauld.)  O salário de quem se entrega sem freios aos prazeres da vida, pensando que esta existência está feita para ser desfrutada sem preocupações, é um coração pesado e insensível para as coisas de Deus, sobre o qual a morte e o juízo cairão como uma armadilha, quando menos se espera. Felizes os que o descobrem quando ainda é tempo e, voltando-se para o que importa, conseguem escapar e ficar de pé diante do Filho do Homem! Assista à homilia do Padre Paulo Ricardo do dia 1.º de dezembro, e medite conosco, à luz desse ensinamento, a vida do bem-aventurado Charles de Foucauld.

A COROA DO ADVENTO

Imagem
Redação (Quarta-feira, 05-12-2018,  Gaudium Press ) A vela sempre teve um significado especial para o homem, sobretudo porque antes de ser descoberta a eletricidade ela era a vitória contra a escuridão da noite. À luz das velas, São Jerônimo traduzia a Bíblia do grego e do hebraico para o latim, nas grutas escuras de Belém onde Jesus nasceu. Em casa, a noite, quando falta a energia, todos correm atrás de uma vela e de um fósforo, ainda hoje. Acender velas nos faz lembrar também a festa judaica de "Chanuká", que celebra a retomada da Cidade de Jerusalém pelos irmãos macabeus das mãos dos gregos do rei Antíoco IV. Antes da era cristã os pagãos celebravam em Roma a festa do deus Sol Invencível (Dies solis invicti) no solstício de inverno, em 25 de dezembro. A Igreja sabiamente começou a celebrar o Natal de Jesus neste dia, para mostrar que Cristo é o verdadeiro Deus, o verdadeiro Sol, que traz nos seus raios a salvação. É a festa da luz que é o Cristo: "Eu

O TEMPO DO ADVENTO

Imagem
Foto do site Aletéia 08/12/2020  Advento vem da palavra latina Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a". Chegar a... onde? Ao Natal? O missal cotidiano diz que não é apenas uma espera pelo Natal: “O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história da humanidade para trazer-nos a salvação. É o tempo da expectativa, e nós somos chamados a vivê-lo em plenitude, totalmente. Dessa forma, estaremos recebendo dignamente o Senhor no momento em que ele vier”.  Ou seja: o advento é um tempo de preparação para recebermos Jesus Cristo em cada instante de nossa vida, preparando-nos também para o momento final, em que deveremos nos confrontar frente a frente com ele, após a nossa morte.  Os primeiros dois domingos do advento meditam a segunda vinda de Cristo, que ocorrerá nos fins dos tempos mas, se formos mais realistas, no dia de nossa morte.  Os dois últimos domingos do advento meditam o nascimento de Jesus, Deus que vem morar conosco para nos ensinar

TEMPERAMENTO E CARÁTER

Temperamento é o conjunto de tendências com o qual a gente nasce. Antigamente (anos 60) costumava-se detectar quatro tipos principais de temperamentos: colérico, fleumático, introvertido e extrovertido. Vi na internet, entretanto, que atualmente costuma-se dividir o temperamento nos mesmos quatro tipos, mas com os nomes diferentes. Vou deixar o link para que você possa fazer o teste sobre qual ou quais temperamentos você tem. Está no final da página, antes do tema "A Santidade": Já o caráter é o conjunto de atitudes que construímos em nós corrigindo ou melhorando nossos temperamentos. Um “homem de caráter” é uma pessoa que consegue dominar suas más tendências e criar em si tendências boas, que repercutam bem e de modo positivo na sociedade ao seu redor. Desse modo, o colérico vai aprender a se controlar com o fleumático, o introvertido vai aprender a se expressar com o extrovertido. Entretanto, o fleumático vai aprender a reagir melhor aos acontecimentos, com o c