NOSSO NÚNCIO APOSTÓLICO


NOSSO NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO (AGOSTO 2020)

O Santo Padre nomeou o novo Núncio Apostólico para o Brasil. Trata-se de Sua Excelência Reverendíssima Dom Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, até agora Núncio Apostólico na Índia e Nepal.

Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954 é arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália. O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.
SEU ANTECESSOR ATÉ ESTE MÊS
Dom Giovanni D'aniello, 65 anos, deixou de ser nosso Núncio Apostólico em julho de 2020, tendo sido nomeado Núncio Apostólico da Rússia. Até o mês de julho 2020 ainda não havia sido nomeado o seu substituto aqui no Brasil. 

São Paulo – Aparecida (23/07/2020 15:00, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, 23, o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, presidiu uma das Santas Missas que marcam sua despedida do país.

O Bispo italiano que no início deste mês, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo Núncio Apostólico na Rússia, comentou que terá “muitas saudades disso aqui. Vou para uma realidade completamente diferente”.

Dom Giovanni encerrou sua homilia assegurando que a distância física não é a espiritual e agradecendo por todo o período que passou aqui no Brasil. “Tem uma expressão que aprendi quando cheguei aqui há 15 anos: Não mereço, mas agradeço!”, concluiu. (EPC) 

Desde 10/02/2012 o Núncio Apostólico para o Brasil, foi o ex-núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, Dom Giovanni D’Aniello, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri 

Dom Giovanni tinha então 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano. 

Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja. 

Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. “Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse dom Lorenzo. 

(Núncio Apostólico é o embaixador do Vaticano nos países com quem mantém relações diplomáticas; neste caso, no Brasil). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01