A CRIAÇÃO- ANJOS E ARCANJOS


ONDE PODEMOS ENCONTRAR NA BÍBLIA OS NOVE COROS DE ANJOS:

OS COROS ANGÉLICOS:
Serafins: Is 6,2



Querubins Gn 3,24; Ex 25,18; 1Reis 6,23; Sl 18,11; Ezeq 10,3; Dn 3,55

Tronos: Col 1,16

Dominações: Ef 1,21

Virtudes: Ef 1,21

Potestades: Ef 1,21 e 1 Pedro3,22

Principados: Col 1,16

Arcanjos Tobias 3,16-17; Daniel 8,16; 9,21; 10, 13-21; 12,1

Anjos: em vários lugares

Além de Maria e dos santos, os anjos também intercedem por nós, como podemos ver em Mateus 18,10; Jó 5,1; cap. 33,23-24; Salmo 91,11-13; Apocalipse 8,3; Zacarias 1,12 (o anjo intercede por Jerusalém). Não há como negar esses textos todos! A Igreja é unida, reza unida, seja a parte dela que ainda está aqui (a Igreja padecente), seja a parte dela que já está no paraíso (a Igreja triunfante). 

Quanto aos anjos da guarda, podemos ler Mateus 18, 10; Atos 12,15 (o anjo da guarda de Pedro); Gênesis 24,40 (“O Senhor enviará a ti o seu anjo e dará feliz êxito à tua viagem). Gênesis 48,16; Êxodo 23,20-21 (“Vou enviar um anjo adiante de você para protegê-lo no caminho e para conduzir você ao lugar que lhe preparei. Esteja de sobreaviso em sua presença, e ouça o que ele lhe disser. Não lhe resista, pois ele não lhe perdoaria sua falta, porque meu nome está nele”). Eles intercedem por nós e nos protegem em nossa caminhada nesta terra, se pedirmos isso a eles. Não podem interferir em nossa vida sem o nosso consentimento e são muito sábios e inteligentes. 

Sobre dar ou não nome ao nosso Anjo, a Igreja não permite. Se isso lhe interessa, veja o nosso artigo:

A seguir, leia o que a liturgia do dia dos anjos da guarda diz, na pessoa de S. Bernardo, sobre eles, e depois de São Gregório Magno. Vale a pena ler e meditar. 

Dos Sermões de São Bernardo, abade

(Tirado do site Liturgia das Horas, indicado na nossa lista de blogs)

(Sermo 12 in psalmum Qui habitat, 3.6-8: Opera omnia,
Edit.Cisterc. 4[1966]458-462)


(Séc.XII)

Eles te guardem em todos os teus caminhos


A teu respeito ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos (Sl 90,11).

Louvem o Senhor por sua misericórdia e suas maravilhas para com os filhos dos homens.

Louvem e proclamem às nações que o Senhor agiu de modo magnífico a favor deles. Senhor,

que é o homem para que assim o conheças? Ou por que inclinas para ele teu coração?

Aproximas dele teu coração, enches-te de solicitude por sua causa, cuidas dele. Enfim, a ele envias o teu Unigênito, infundes o teu Espírito, prometes até a visão de tua face. E para que nas alturas nada falte no serviço a nosso favor, envias os teus santos espíritos a servir-nos, confias-lhes nossa guarda, ordenas que se tornem nossos pedagogos.

A teu respeito, ordenou a seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos. Esta palavra quanta reverência deve despertar em ti, aumentar a gratidão, dar confiança. Reverência pela presença, gratidão pela benevolência, confiança pela proteção. Estão aqui, portanto, e estão junto de ti, não apenas contigo, mas em teu favor. Estão aqui para proteger, para te serem úteis.

Na verdade, embora enviados por Deus, não nos é lícito ser ingratos para com eles, que com tanto amor lhe obedecem e em tamanhas necessidades nos auxiliam.

Sejamos-lhes fiéis, sejamos gratos a tão grandes protetores; paguemos-lhes com amor; honremo-los tanto quanto pudermos, quanto devemos. Prestemos, no entanto, todo o nosso amor e nossa honra àquele que é tudo para nós e para eles; de quem recebemos poder amar e honrar, de quem merecemos ser amados e honrados.

Assim, irmãos, nele amemos com ternura seus anjos como futuros coerdeiros nossos, e enquanto esperamos nossos intendentes e tutores dados pelo Pai como nossos guias. Porque agora somos filhos de Deus, embora não se veja, pois ainda estamos sob tutela quais meninos que em nada diferem dos servos.

Aliás, mesmo assim tão pequeninos e restando-nos ainda uma tão longa, e não só tão longa, mas ainda tão perigosa caminhada, que temos a temer com tão poderosos protetores? Eles não podem ser vencidos, nem seduzidos, e ainda menos seduzir, aqueles que nos guardam em todos os nossos caminhos. São fiéis, são prudentes, são fortes; por que trememos de medo? Basta que  os sigamos, unamo-nos a eles e habitaremos sob a proteção do Deus do céu.

********************************** 
Quanto aos anjos, foram criados na Graça de Deus, mas tiveram oportunidade de escolher se ficariam ou não com Deus. Alguns deles rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. São chamados diabos, satanás, demônios. O nome "anjo", na verdade, é o nome do cargo desses espíritos, ou seja, "mensageiro". Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e de vontade: são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis.

Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à "vida": é o anjo da guarda. Em Mt 18,10, Jesus diz: "Não desprezeis nenhum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus". No entanto, para receber a ajuda do anjo da guarda é preciso pedir. Ele não pode entrar em nossa vida e interferir nela sem o nosso consentimento; também não é obrigado a nos obedecer. Os anjos são submissos a Deus, e não a nós. Sobre dar ou não nome ao nosso Anjo, a Igreja desaconselha. Se isso lhe interessa, veja o nosso artigo:

Quanto a satanás e seus comparsas, anjos que se revoltaram contra o domínio de Deus, o seu poder é limitadíssimo. Ele não passa de uma simples criatura, poderosa, é verdade, pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas precisamos ter certeza de que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm 8,29); ou seja, não devemos ter medo.


Foram criados em número incomensurável, muito antes que o ser humano. São divididos em 9 coros angélicos: 1° coro, Serafins; 2° coro, Querubins; 3° coro, Tronos; 4° coro, Dominações; 5° coro, Potestades; 6° coro, Virtudes; 7° coro, Principados; 8° coro, Arcanjos; 9° coro, Anjos.


Naquela santa cidade, onde há plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros. Entretanto, nós podemos, se quisermos dar um nome-apelido para o nosso Anjo da Guarda e chamá-lo por esse nome.


Nós só sabemos os nomes dos Arcanjos: MIGUEL, GABRIEL, RAFAEL, porque seus nomes estão na bíblia. Os demais Arcanjos cujos nomes são mencionados em revelações particulares, não devemos chamá-los pelos nomes (Esses nomes, que não são provindos da Bíblia, são: Uriel, Jegudiel, Jeremiel, Sealtiel, Salatiel e Baraquiel).

Devemos rezar diariamente para o nosso Anjo da Guarda e ter intimidade com ele, falando-lhe de nossos problemas, projetos, desejos, reconhecendo os fracassos etc.

Nosso Anjo oferece tudo o que fazemos de bom para Deus, continuamente. Na Missa e nas orações, nos acompanha sempre, a não ser que não queiramos ou o tivermos descartado.


A oração ao Anjo, todos a conhecem: “Santo Anjo do Senhor (nome), meu zeloso guardador, se a você me confiou a piedade divina, sempre me reja, me guarde, me governe e me ilumine, amém”.


Oração da Missa dos Anjos: “Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

O terço de São Miguel você encontra no nosso blog de orações, TERÇO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Das Homilias sobre os Evangelhos, de São Gregório Magno, papa


(Hom. 34,8-9:PL76,1250-1251)

(Séc.VI)
A palavra anjo indica o ofício, não a natureza. É preciso saber que a palavra anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio.


Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam as maiores notícias, arcanjos. Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.


Por este motivo também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela santa cidade, onde há plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distinguirem uns dos outros.


Mas quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado desta missão. Assim Miguel significa: “Quem como Deus?”; Gabriel, “Força de Deus”; e Rafael, “Deus cura”.

Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar. Por isto, o antigo inimigo, que por soberba cobiçou ser igual a Deus, dizendo: Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo ( cf. Is 14,13-14), no fim do mundo, quando será abandonado às próprias forças para ser destruído no extremo suplício, pelejará com o arcanjo Miguel, como diz João: Houve uma luta com Miguel arcanjo (Ap 12,7).


A Maria é enviado Gabriel, que significa “Força de Deus”. Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as potestades do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o Senhor dos exércitos que vinha poderoso no combate.


Rafael, como dissemos, significa “Deus cura”, porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou “Deus cura”.

Oração

Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos Anjos e dos homens, fazei que
sejamos protegidos na terra por aqueles que vos servem no céu. Por nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01