DEUS CASTIGA?


Sem as nuvens, o entardecer não tem graça. Sem os problemas, nossa vida não tem sentido. 

DEUS CASTIGA?

05/08/2021

É a pergunta que sempre fazemos. Vejo pregadores do YouTube dizendo, com todas as letras, que Deus castiga.

Eu penso desta maneira: Se Deus castigasse, ele teria que fazer o mal para nós. Deus é todo misericordioso e bondade. Dele não pode vir o mal. Mas aí perguntamos: e os inúmeros males que existem no mundo?

Disse Leibnitz que este mundo foi o único possível para ser criado. Sendo assim, as suas deficiências seriam corrigidas pelo próprio Senhor. Entretanto, o homem, pelo pecado original, prescindiu de Deus, isolou-se de Deus em seu trabalho diário, em seus projetos. A partir daí, Deus só pode nos ajudar se nós quisermos, se nós permitirmos.

A consequência disso está aí: pragas, doenças, mudanças no clima, mortes, miséria, secas, inundações, terremotos e sabe lá quantas outras coisas que nos acontecem. Se estivéssemos caminhando com Deus tudo isso seria superado. Se vivêssemos uma vida santa, teríamos sempre a ajuda divina.

Deus, portanto, não castiga. Ele apenas permite que as coisas aconteçam sem sua interferência. Podemos dizer, então, que a punição que Deus nos faz é retirar-se de nossa vida, deixar-nos viver como bem entendermos. E aí vivemos o caos. Deus nunca nos castiga, no sentido de nos enviar o mal. O mal acontece porque o mundo é deficiente e precisa da ajuda divina para funcionar corretamente.

Nossa Senhora disse, em Medjugorje, que Deus não manda ninguém para o inferno: as pessoas que para lá vão, vão por livre e espontânea vontade. São pessoas que recusaram sua misericórdia. Deus é amor e bondade. E na sua justiça, respeita nossas escolhas. Se não escolhermos a Ele, teremos que arcar com essa decisão, e nos perderemos.

Quanto à ideia de castigo que vemos na bíblia, sobretudo no Antigo Testamento, é uma ideia concebida de modo errôneo pelos que a escreveram e mesmo pelas pessoas que viveram nesse tempo.

A humanidade precisa fazer o caminho de volta para Deus. Se todos o acolhermos, nos convertermos, aprendermos a precisar dele, Ele vai impedir que as coisas más aconteçam, e este mundo já será uma antecâmara do paraíso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01