VERSÍCULOS DE QUE EU GOSTO




“Eu pareço um pelicano no deserto” (sl 101(102),7. Você já imaginou o que um pelicano, que vive de peixes, vai fazer num deserto?
Ele está completamente deslocado se o colocarem ali. Assim também às vezes a gente se sente deslocado no ambiente em que vive... 

“Mas agora estarei sempre convosco, porque vós me segurastes pela mão” 72(73),23. Deus não é volúvel. Se ele segurar nossa mão, nunca vai largá-la. O problema é que muitas e muitas vezes nós não o deixamos segurar nossa mão. Preferimos o que não é de Deus. 

“Para mim, o que há no céu fora de vós? Se estou convosco, nada mais me atrai na terra”. Sl 72(73),25. E é verdade. Encontrar Deus e estar com ele preenche completamente nossa vida, nossos anseios, nossos desejos. Os santos sentiram isso. Estar com Deus torna obsoletas e desnecessárias todas as outras coisas. Os santos queriam ir logo para o céu, para estarem com Deus, apesar de não se recusarem a viver mais na terra se essa fosse a Sua vontade, a fim de trabalhar um pouco mais pelo Evangelho. 

“Mesmo que o corpo e o coração se vão gastando, Deus é o apoio e o fundamento da minh‘alma, é minha parte e minha herança para sempre”! Sl 72(73), 26. Ou seja: nós vamos envelhecendo, mas se estarmos com Deus, Ele é a nossa herança. Não precisamos de mais nada, e nossa idade avançada não atrapalhará nossa felicidade. 

“Mas para mim só há um bem: é estar com Deus e colocar o meu refúgio no Senhor”. Sl 72(73), 28. O único bem verdadeiro que existe é estar com Deus. O resto é ilusão. 

“Perdi o sono e passo a noite a suspirar como a ave solitária no deserto”. Sl 101(102), 8. Podemos entender de vários modos diferentes. Um deles é o fato de que sentimos necessidade absoluta de Deus, como uma ave perdida no deserto. Como o caso do pelicano, o que uma ave pode estar fazendo num deserto? Vai se alimentar com o quê? A ave, no deserto, solitária, anseia por voltar ao seu habitat. Saint-Éxupery, aviador e escritor, fez uma aterrissagem forçada no deserto e essa experiência lhe ajudou quando escreveu o grande livro“ O pequeno príncipe”. Estar sem Deus aqui no mundo é ser como uma ave perdida no deserto. 

“Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, porei em vós minha inteira confiança”. Dl 55(56), 4. Nosso medo só será vencido quando tivermos a certeza de que Deus nos ama, está conosco, e não nos larga por nada. Nem nosso pecado é capaz de fazê-lo nos deixar. Nesse caso, nós é que o deixamos. 


“Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre recolhestes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro”. Sl 55(56), 9. Aquelas lágrimas que derramamos no segredo de nosso quarto, não foram ignoradas por Deus. Nossa caminhada no caminho para o céu, por menor que tenha sido, foi devidamente anotada e almejada por Deus. Deus nos ama infinitamente e “torce” para que usemos nosso livre arbítrio para estarmos com Ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01