DE DEUS NÃO SE ZOMBA


29/07/2019

Gálatas 6,7: “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá”.

Eu estava escrevendo a respeito do Êxodo 34,8-28, em que Moisés se prepara com jejum e despojamento total de tudo para falar com Deus, reconhece o pecado do povo e pede a Deus paciência e perdão. 

Com muitas pessoas isso não ocorre: tentam enganar a Deus com mentiras. Dizem-lhe que estão arrependidos, que ele os perdoe, que vão começar vida nova, mas no fundo do coração estão zombando de Deus, como se Deus não soubesse o que pensam. Na verdade, nem estão pensando realmente numa conversão sincera. 

Deus não se deixa enganar por palavras vazias e mentirosas. Ele espera, pacientemente, que entendamos isso. Colheremos o que semearmos. Não adianta falar a ele coisas que ele sabe que são mentiras, que não correspondem à verdade. 

Ele, entretanto, é verdadeiro e não nos engana. Jesus foi bem claro quando disse que precisaríamos pegar nossa cruz de cada dia para segui-lo. Ele carregou a cruz em nossa frente, e uma cruz muito maior do que a nossa, acrescentando-se o fato de que ele não tinha pecado algum para “pagar”, mas nós temos! 

Moisés foi sincero quando reconheceu ter o povo uma cabeça dura, que não conseguia deixar de servir a Deus que o libertara da escravidão do Egito, e foi suficientemente humilde para pedir a Deus que os perdoasse e tivesse paciência para com eles. 

Quando morrermos não poderemos mais mentir. Enfrentaremos a verdade nua e crua. Deus ainda quer nos perdoar, mas nós é que não vamos aceitá-lo, se o tentamos enganar durante toda a vida. Lá seremos sinceros e veremos que não temos condição alguma de estarmos com Ele. Não seremos capazes de pedir perdão como Moisés o fez por não termos cultivado a humildade aqui na terra: não seremos humildes para pedir perdão. 

Como tem sido nossas confissões? Sinceras, honestas, inteiras? 

De Deus não se zomba. Sejamos sinceros quando estivermos falando com ele. Se eu não consigo fazer bem algo, que eu lhe narre essa minha fraqueza!

Se você não consegue, por exemplo, perdoar a alguém, fale isso para Deus: "Senhor, eu não estou conseguindo perdoar fulano (a)". Seja sincero!(a) Não adianta tentar "enganar" a Deus.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01