A GENEALOGIA DE JESUS

Mateus 1,1-16.18-23 (Veja no final da página)

Nesse trecho do Evangelho lemos a genealogia de Jesus segundo Mateus. Causa-nos um pouco de aborrecimento ouvir essa longa série de nomes dos antepassados de Jesus.
Por que ler essa genealogia? Uma genealogia que parece não ter importância, nem sentido teológico para o nosso desenvolvimento espiritual. 

Mas será que é assim mesmo? A genealogia não tem importância nem conteúdo espiritual? Pare e pense um pouco na sua própria história. De quem você veio? A resposta é evidente: eu vim de um pai e de uma mãe. São duas pessoas. Os seus pais vieram de seus avós. São mais quatro pessoas. Continuemos fazendo as contas. Os bisavós, mais oito pessoas. Trisavós, são dezesseis. Tetravós, mais trinta e dois. Pentavós, mais sessenta e quatro. Hexavós, mais cento e vinte e oito. Heptavós, mais duzentos e cincoenta e seis. Octavós, mais quinhentos e doze. Eneavós, mais mil e vinte e quatro pessoas. Decavós, mais dois mil e quarenta e oito pessoas. Até aqui são onze gerações com quatro mil e noventa e quatro ancestrais, isso tudo em aproximadamente trezentos anos antes de a gente nascer. Pare por um instante e pense. Quem foram eles? Quantas lutas eles tiveram que travar? Por quanta fome passaram, quantas guerras viveram? A quantas vicissitudes os nossos antepassados sobreviveram? 

Ao mesmo tempo quanto amor, quanta alegria, coragem eles nos legaram! Quanto da força deles está dentro de você hoje? Tudo o que eles viveram, tudo o que eles sofreram de alguma forma está inscrito na sua carne hoje. Para que você estivesse vivo foi necessário que eles passassem por tudo isso. 

Se você pegar cada nome da genealogia de Jesus e pesquisar na bíblia, a história pessoal dessa pessoa, você cairá na conta de que a carne de Jesus carrega todo esse peso na história da salvação, feita de fé, amor, heroísmo, mas também de muito pecado. 

A genealogia de Jesus nos faz tomar consciência do que significa confissão de fé: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós”. A genealogia de Jesus é, para nós, uma síntese maravilhosa de toda a história da salvação. Uma história feita de tanto pecado e maldade, mas que foi conduzida por Deus até chegar a Maria, até chegar a Jesus. Deus preparou todas as gerações em vista do nascimento de Jesus. 

Para que recebêssemos Jesus Cristo foi necessária essa sucessão de gerações e principalmente foi necessária a ação de Deus. Nesse sentido chamo a atenção para um detalhe, que não é de pouca importância: na genealogia, a cada um dos ancestrais de Jesus se aplica duas vezes o verbo gerar. Uma vez como filho e outra como pai. 

Tomemos como exemplo Isaac; “Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó”. Esse esquema se repete até chegar a José. Em relação a José acontece algo inesperado. Dele se diz que: “Jacó gerou José”. Mas não se diz que José gerou Jesus. Diz-se apenas que José foi o esposo de Maria e que de Maria nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. Em vez de dizer que José gerou Jesus, o esquema se interrompe, abrindo, para surpresa do que aconteceu por meio de Maria e pela ação do Espírito Santo. 

Se prestarmos atenção ao primeiro nome da genealogia, Abraão, e ao último nome, Jesus, a mensagem é ainda mais bonita: do primeiro não se diz quem gerou. Do último não se diz quem o gera nem a quem ele gera. Na verdade, a genealogia nos liga ao mistério inicial do Pai Criador, do qual todos temos a vida, e ao mistério final do Filho, do qual todos temos a vida eterna. 

A genealogia nos mostra que Jesus assumiu a nossa história humana, história das gerações, mas também história da Graça de Deus que tudo conduz a Cristo. 



DOM JULIO ENDI AKAMINE
Arcebispo Metropolitano de Sorocaba

Mateus 1,1-16.18-23 

1Livro da origem de Jesus Cristo, ilho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa;8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Mató; Mató gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento  a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.  20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho.  Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01