MARCOS CAP. 08

MARCOS CAPÍTULO 08

VEJA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA-08


Marcos 8, 1-10: SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

 

A multiplicação dos pães tem um significado duplo nas escrituras: Jesus é aquele que nos sacia plenamente, tanto material como espiritualmente.

 

Materialmente: se praticarmos a Palavra de Deus, sobretudo no amor e no atendimento ao próximo, nunca seremos abandonados por Deus (=providência divina).

 

Espiritualmente: a Eucaristia é o pão, é o próprio Jesus, que nos fortalece para que nunca o abandonemos e nunca desprezemos o próximo.

 

Marcos 8,11-13: OS FARISEUS PEDEM UM SINAL DO CÉU

 

Para quem ama, não é preciso sinais extraordinários. O próprio amor já é um sinal convincente. Há uma verdadeira mania, em alguns grupos atuais de Igreja, em ficarem pedindo sinais a Deus. Isso não é fé: é falta de fé. A carta de Hebreus fala de Abraão que acreditava “Como se visse o invisível”. Isso é fé!

 

Marcos 8,14-21: O FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES

 

Precisamos tomar cuidado para não abandonarmos a fé verdadeira por causa do pecado, do interesse aos bens materiais, ou do nosso comodismo. Não podemos “fazer de conta” que não entendemos o que Jesus nos pede: precisamos, isso sim, enfrentar nossas dificuldades, nossas manias, vícios, maus hábitos, incapacidades, com muita garra e confiança na presença de Deus em nossas vidas. Se seguirmos a Jesus, Ele nos dará força, sempre!

 

Marcos 8,22-26: CURA DE UM CEGO EM BETSAIDA

 

Esse trecho, na verdade, prepara o trecho seguinte (vers. 29-33), em que os discípulos vão aos poucos (e não de uma só vez, como às vezes pensamos) descobrindo quem é realmente Jesus.

 

A cura dos cegos sempre é um sinal de que o pior cego é o que não quer ver. A fé nos leva aos poucos a descobrir o que Jesus realmente quer de nós. Basta acreditarmos e confiarmos plenamente que Ele quer nos conduzir à felicidade eterna do céu.

 

Marcos 8,27-30: PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO

 

No versículo 29, Pedro acertou só a fórmula: “Tu és o Cristo”, mas não o conteúdo, pois de fato está pensando no Messias (=Cristo) político, materialista. Quem e Jesus para nós, na verdade? Precisamos estar atentos à sua Palavra, nos fatos do dia a dia, para descobrirmos quem é Ele de fato, e se estamos entendendo perfeitamente as verdadeiras consequências do ato de segui-lo. As renúncias, os sofrimentos, as decepções serão inevitáveis para quem quiser seguir Jesus de fato.

 

Marcos 8,31-33 – PEQUENO ANÚNCIO DA PAIXÃO

 

É neste trecho que Jesus mostra aos discípulos o que vai significar, para eles, segui-lo, qual é o verdadeiro alcance da palavra Cristo-=Messias. Quem pensa de modo diferente, ou seja, que ser cristão é apenas louvar a Deus, sem compromissos sérios com a pobreza, com a injustiça, com o combate aos vícios e ao pecado, com a sociedade, enfim, é um “satanás”, como Jesus disse a Pedro. Deste trecho em diante, Jesus prefere ficar só com seus discípulos, quase não faz mais milagres, nem anda com a multidão. Sabe que sua hora está chegando e quer preparar bem os discípulos.

 

Marcos 8,34-38: CONDIÇÕES PARA SEGUIR JESUS

 

“Negue-se a si mesmo” Deixe de ser egoísta, individualista. Não se apoie apenas em vantagens próprias Gratuidade plena no amor. Fazer sem esperar agradecimentos ou compensações, mesmo afetivas.

 

“Tome sua cruz” Faça tudo por amor, para tornar os outros felizes.

 

“Siga-me” Consagre a sua vida ao ser humano, como Cristo fez, e não em procurar ser feliz a qualquer custo, mesmo pisando nos outros. A melhor forma de ser feliz é ajudar os outros a serem felizes, tirando todo e qualquer tipo de ódio do coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01