LUCAS CAP. 03

 LUCAS CAPÍTULO 03

VEJA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA 03


Lucas 3, 1-18 : PREGAÇÃO DE JOÃO BATISTA 

Segundo dados históricos, Jesus teria mais de 30 anos quando iniciou sua vida pública.

Deus deixara o povo por 300 anos sem profetas, talvez porque viu que ninguém os ouvia! Com a vocação de João Batista, Deus mostra que nunca se esquece dos homens, mas espera o momento exato para recomeçar o seu diálogo. O deserto representa a renúncia a tudo o que é supérfluo e inútil, embora muitos o considerassem morada dos demônios. Seu modo de se vestir está em Mt 3,4, e contraria tudo o que se usava na época.

 

João Batista pede que todos se convertam e mudem o modo com que vivem suas profissões e seus atos, para poderem receber o Messias. Remover todos os pecados, obstáculos, tudo oque impede o encontro com Jesus, “aterrando os vales e tornando retos os caminhos” (v.4). Quais são os “vales” e os “caminhos tortuosos” de nossa vida, de onde trabalhamos e vivemos?

 

vv. 7-18: A conversão é mostrada como um modo concreto de vida; não com palavras, nem com piedosos exercícios religiosos, mas na partilha, na honestidade em tudo o que fazemos, não abusarmos do poder, estarmos a serviço. Na segunda parte mostra um Jesus-Juiz, que purifica com o Espírito Santo e com o fogo, ou condena a um fogo não purificador. Jesus queima o pecado, não o pecador.

 

Lucas 3,19-22: O BATISMO DE JESUS

 

Juntar aqui os vers. 15-16: “Eu batizo com água, mas vem aquele...” etc. O fogo purifica e marca para sempre. João é preso por ter denunciado o adultério de Herodes.

 

Na verdade, no Batismo de Jesus não é a água que o santifica, mas é Ele que santifica a água para o nosso Batismo, ao entrar nela para ser batizado.

 

v.21 - Jesus estava em oração, e o dom do Espírito Santo vem em resposta a essa oração. É como 11,2: “Venha a nós o vosso Espírito santo e nos purifique”. Também 11,3: O Pai nos dará o Espírito Santo se o pedirmos.

 

v. 38 – A genealogia de Jesus remonta a Adão e a Deus. A figura de Jesus se torna, então, tipo par todos os cristãos. No Batismo, a oração da Igreja faz descer sobre nós o Espírito que, tornando-nos filhos de Deus, ligou nossa pobre genealogia humana a Deus.

 

Quanto à abertura do céu, a pomba, a voz, são sinais da manifestação de Deus (=teofania) que mostram ser Jesus o Filho de Deus e o próprio Deus. Eu, particularmente, prefiro os símbolos da língua de fogo e do vento para simbolizar o Espírito Santo, que é Deus com o Pai e o Filho, na Santíssima Trindade. Como é bonito o trecho de 1 Reis 19, em que Elias sente a presença de Deus no sopro de uma brisa suave, e não no terremoto, nem no vendaval, nem da tempestade. Nunca nos esqueçamos disto: o Espírito Santo é uma PESSOA DIVINA, e não uma força, uma luz ou coisa parecida. Ele é chamado o Paráclito, o advogado nosso, o nosso intercessor, que intercede junto ao Pai “Com gemidos inefáveis” (S.Paulo).

 

Lucas 3,23-38 – A GENEALOGIA DE JESUS

 

Em Lucas é mais universal e remonta a Adão, cabeça de toda a humanidade. É quase certo que Maria pertencia também a essa linhagem. Lucas Mostra Jesus “inaugurando” uma nova raça humana. Como discípulo de Paulo, talvez Lucas pense no “novo Adão” de Rom 5,12.

 

Quanto à idade de Jesus mencionada neste trecho, Lucas apenas deseja indicar que ele tinha a idade mínima requerida para iniciar a sua missão. Os estudiosos do assunto chegaram à conclusão que Jesus tinha cerca de 34 anos, talvez até 37. Isso significa que ele morreu com 37 ou mesmo 40 anos. (Comentário da Bíblia de Jerusalém).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01