LUCAS CAP. 17

  LUCAS CAPÍTULO 17

VEJA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA 17


Lucas 17,1-6 - O ESCÂNDALO e outros assuntos 

v. 1-2- Além do escândalo externo de que falam Mateus (18,6) e Marcos (9,42), Lucas se preocupa com o escândalo que pode existir no seio da própria comunidade dos fiéis.

Não devemos entender aqui apenas os escândalos sexuais, mas tudo o que pode ser "ocasião de queda", que é o significado primitivo dessa palavra. A palavra "escândalo" hoje tem outro significado. Originariamente era o nome das pedrinhas que ficavam nos regatos e que faziam escorregar. O "remédio" para isso é sempre procurarmos agir corretamente. Quem for causa de escândalo, por qualquer motivo que seja, deve pedir perdão a Deus, começar vida nova e abandonar - se à Providência Divina, que iluminará o seu novo caminho. A pessoa também deve perdoar a si mesma!

 

v 3-4 -Aprendamos a perdoar sempre!

 

v 5-6- Reparem que Lucas não fala do futuro, mas do presente: "Com a fé que tendes", que é a tradução correta. Ou seja: com a fé que já possuímos, podemos nos santificar e sermos fiéis servidores do Reino.

 

Lucas 17,7-10 - SERVIR COM HUMILDADE

 

Compare com Lucas 22,27; 12,37;Jo 13,1-16, em que o próprio Jesus promete nos servir se formos servos fieis e trabalharmos "sem férias" para o Reino de Deus. Até a capacidade de servir é um dom de Deus; não é um atributo nosso.  Digamos, como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1,38).

 

Lucas 17, 11-19 - OS DEZ LEPROSOS -A INGRATIDÃO.

 

Vemos que na doença até os inimigos ficam amigos: judeus e samaritanos, nesses dez leprosos. Os leprosos eram afastados da convivência, para evitar o contágio. Usavam sinetes para anunciarem a presença.

 

Pediram a Jesus que tivesse compaixão deles. Não pediram a cura em primeiro lugar. Ninguém se compadecia deles. Eles pedem a salvação em comunidade: "Tende compaixão de nós", não "de mim". Há hoje uma tendência para o "rogai por mim", "Tende piedade de mim"...

 

FA lembra que eles foram curados ao longo do caminho, e não imediatamente. Ou seja: temos que ter paciência conosco mesmos e com os outros no itinerário de nossa cura espiritual.

 

Um só voltou. Ao agir assim,  ele retardou a volta à sua família, pois tinha antes que passar pela "vistoria" dos sacerdotes. Quanto tempo ele não via sua esposa e filhos! Mas para ele, Jesus era mais importante do que todo o resto. Ele acreditou e aceitou totalmente Jesus em sua vida, e era samaritano, ou seja, do povo inimigo do povo a que Jesus pertencia.

 

Independentemente do que os exegetas dizem, eu considero a atitude dos outros nove uma grande ingratidão, e percebo o quanto Jesus a sentiu, como também em Lucas 13,34, em que ele chora sobre Jerusalém, queixando-se de sua ingratidão: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, quantas vezes eu vos quis reunir como a galinha reúne seus pintainhos sob suas asas! Mas tu não quiseste!".

 

É preciso notar aqui, também, o fato de que o samaritano estava livre da lei massacrante dos judeus, pois não frequentava o templo judaico. Ele não estava "amarrado" por aquelas 613 leis.

 

Será que nós temos essa disposição desse samaritano em dar graças a Deus por tantos de seus benefícios a nosso respeito?

 

"Amar a Deus sobre todas as coisas"- O samaritano curado praticou tudo isso. Amou a Deus até mesmo sobre sua família. Mas ao voltar finalmente a ela, tinha o coração abençoado por ter estado com Jesus e agradecido pela graça recebida. E os outros nove? Não sei. Continuaram curados, mas...

 

Lucas 17,20-37 - A VINDA DO REINO DE DEUS

 

Este trecho nos diz para sempre estarmos preparados para a segunda vinda de Jesus, que na verdade ocorrerá individualmente, no dia de nossa morte.

Estarmos preparados significa também acabarmos com as injustiças sociais, guerras, acidentes, mortes, violências de todos os tipos, pobreza, doenças, misérias, egoísmo, abuso de poder etc, fazendo de todas as pessoas uma só família.

 

v 22- A vida eterna será tão atraente e diferente que os discípulos não desejarão rever um só dia de sua vida terrestre. Se temos a vida eterna, desejar mais o quê?

v.37 -"Perguntaram-lhe os discípulos: Onde será isto, Senhor? Respondeu-lhes: Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também os abutres." Ou seja, não adianta se esconder, pois nenhum lugar ficará livre desses acontecimentos.  

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01