JOÃO CAP. 09

 EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAPÍTULO 09

LEIA O TEXTO NESTE LINK: BÍBLIA PASTORAL PAULUS 09


v.2-3- Deus não castiga ninguém. A doença, quando muito, pode ser consequência do erro que fazemos na alimentação, vícios e coisas desse tipo, ou mesmo provação que Deus nos permite para fortalecermos nossas virtudes e O procurarmos com maior empenho. 

O pecado é a negação de Deus em nossa vida; se Deus não nos protege, decerto não nos curaremos desta ou daquela doença. Deus, portanto, não provocou nossa doença: ele apenas respeitou a natureza e nos permitiu aquela doença. Se nos convertermos e pedirmos sua graça, ele no-la dará. Pode ser que não nos curemos, mas com certeza teremos força suficiente para vencermos os problemas causados pela doença. Na verdade, amar a Deus é, sobretudo, deixar que ele nos ame, deixar que ele atue em nossa vida. Não é sempre que as pessoas se curam pelo milagre. 

 

v.4- Dia=luz; noite=trevas. Dia= luz, graça de Deus. Noite: trevas, pecado, ação do maligno. São aqui palavras simbólicas: ação de Deus (em Jesus) e ação do maligno (nos que o rejeitam).

 

v.5- Pela Eucaristia Jesus nunca deixou de estar no mundo e, portanto, recebemos de sua luz quando comungamos.

 

v. 6-7- Gestos que indicam sinais concretos sacramentais, ainda usados de modo adaptado nos sacramentos e sacramentais (=bênçãos) da Igreja Católica, da Ortodoxa e algumas outras.

 

v.14- Era sábado, dia em que se proibia o trabalho. Jesus quer mostrar que há certas leis que foram mal-entendidas. O trabalho em favor de outra pessoa sempre é algo abençoado, seja em que dia for. Os judeus "matavam um mosquito mas engoliam um camelo", ou seja, para cumprir uma lei feita por homens, descumpriam a lei divina de amar a todos como ele nos ama. O restante do capítulo vai tratar sobre isso: o ódio das autoridades do templo ao ver o sucesso de Jesus.

 

v.16- Um homem pecador não faria os milagres que Jesus fazia. Muitos acreditavam, muitos não.

 

v.20-23- Os pais serviram aqui de testemunhas (era obrigatório duas) para atestar aos pósteros que soubessem do ocorrido que realmente houve o milagre .

 

v.30-33 Se os que inquiriam o homem curado fossem realmente "homens de Deus", também acreditariam e se interessariam mais por Jesus, e o conheceriam, pois ele fazia o que era próprio de Deus fazer.

 

v.34- Veja a arrogância das autoridades do templo que questionavam o ex-cego!

 

v. 35-38- O ex-cego conheceu Jesus, que o curara, no templo. Na confusão, não tivera como falar com ele. Isso é sinal de que ele fora lá para agradecer a Deus pela cura, diferente dos nove leprosos que não voltaram para esse agradecimento. No versículo 38 lemos que ele o “adorou"; ou seja, reconheceu que ele era Deus.

 

v.39-41- O pior cego é o que não quer ver, mesmo tendo a visão normal. Quem pode ver, ouvir, falar, e não quer ver, nem ouvir, nem falar de Deus e de seu amor para conosco. Trocam Deus por si mesmos ou pelos pecados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01