JOÃO INTRODUÇÃO

  INTRODUÇÃO A SÃO JOÃO


EVANGELHO DE SÃO JOÃO

 

Minha intenção, aqui, é apenas dizer como eu vejo o evangelho de São João, numa leitura simples, não especializada, para iniciantes. Leia o texto na sua bíblia antes de ler o comentário.

Quem quiser estudá-lo mais profundamente, veja os vídeos do Cônego Celso Pedro, neste link de nosso site: EVANGELHO DE JOÃO-VÍDEOS

 

INTRODUÇÃO

 

(Resumo da introdução ao Evangelho de João da Bíblia de Jerusalém, edição 2010. Não consegui saber o nome do autor deste comentário).

Para uma “biografia” de João, acesse o site da Canção Nova, neste link: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-evangelista/.

O Evangelho de João distingue-se dos outros três, denominados “Sinóticos” por numerosos traços: milagres que eles ignoram, como o das bodas de Caná, a ressurreição de Lázaro, longos discursos como o que vem depois da multiplicação dos pães, cristologia muito mais evoluída, que insiste particularmente sobre a divindade de Cristo.

João mostra em todo o seu evangelho que em Jesus de Nazaré se realizou a promessa que Deus fizera a seu povo em Deuteronômio 18, 15.18-10 de enviar-lhe um profeta semelhante a Moisés.

Jesus é o profeta que transmite as palavras de Deus: que nos amemos uns aos outros, conforme o próprio Jesus nos amou (13,34-35; 15, 12.17); que Deus é amor (1 Jo 4,7-10). O cristianismo é essencialmente a religião do amor; Deus, o “Eu Sou” (Ex 3,13-15) é também “Pai” (1Jo 17, 1.11.24-25). Desse modo, os homens não obedecem mais como escravos, mas como amigos (Jo15, 15; 8,34-36).

Aquele que ouve a palavra de Cristo tem a vida eterna (5,24;8,51); os que não a recebem, já estão condenados (12,48; cf Dt 18,19). O mandamento de Deus é vida eterna (12,50), e somente Jesus tem palavras de vida eterna (6,63.68; cf Dt 8,3).

A palavra de Deus é ao mesmo tempo luz e vida (1,4-5.9) – luz que permite caminhar para a vida (8,12;9,5; cf salmo 119,105)

Os milagres de Jesus são chamados "sinais". São 7 sinais em todo o evangelho dele:

1º - A transformação da água em vinho, em Caná – Jo 2, 1-10;

2º - A cura do filho do funcionário do rei – Jo 4,46-54;

3º - A cura do enfermo (paralítico) em Betsda – Jo 5, 1-9;

4º - A multiplicação de pães e peixes, Jo 6, 1-13;

5º - Jesus caminhando sobre o mar da Galiléia , Jo 6, 16-21;

6º - A cura do cego de nascença, Jo 9;

7º - A ressurreição de Lázaro, Jo 11, 1-46.

 Os 2 primeiros sinais e o último são sinais que provam sua missão (2,11;4,54;12.18 cf 11,42).

O sinal por excelência e último é a ressurreição (2,18-22).

Entretanto, para crer em Jesus não é preciso dar demasiada importância aos sinais, mas é sua palavra, a mensagem que ele transmite da parte de Deus que deve nos ligar a ele (4,40-42). Suas palavras devem empenhar nossa fé no mesmo grau dos “sinais” que ele realiza (15,22.24).

O Quarto Evangelho foi composto nos últimos anos do primeiro século, mas um documento joanino mais antigo, e que está inserido no evangelho atual, pode ser datado ao redor do ano 50, e isto o torna de interesse primordial para reconstituir a vida e o ensinamento de Cristo.

Para João, o simbolismo é o dos próprios fatos, brota da história, nela se enraíza, exprime seu sentido e, para a testemunha privilegiada do Verbo feito carne, só tem valor com essa condição.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01