JOÃO CAP. 13

  EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAPÍTULO 13

LEIA O TEXTO NESTE LINK: BÍBLIA PASTORAL PAULUS 13


v.1- A vida e a morte de Jesus são vistas, aqui, sob o sinal do amor que ele tem aos seus. É como um segredo, cuja revelação plena está reservada para os últimos momentos.

 

v.2- Não se trata da refeição pascal de que falam Mateus 26,17s e paralelos. Confira João 13,29: achavam que Jesus teria pedido a Judas que comprasse o necessário para a festa, ou seja, para a Ceia Pascal, que, portanto, ainda não estaria acontecendo.(BJ).

 

"Quando o diabo..." Precisamos ter muito cuidado para não nos deixarmos levar pelas tentações.

 

v. 5- Esse traje de Jesus e essa função de lavar os pés era própria dos escravos. Veja 1ª Samuel 25,41.

 

v.6-11- Menção do sacramento do Batismo, que purifica do pecado. Os conceitos "limpo" e "puro", em grego, são significados pela mesma palavra.

 

v.12- Preste atenção, aqui, que Jesus tirou o manto, mas não se diz nada que ele tivesse tirado a toalha. Isto pode significar que ele continua, de certo modo, a "lavar nossos pés", quando nos perdoa e acolhe.

 

v.14-Ato simbólico de partilha, de estar a serviço e de amor mútuo. Cuidar do irmão. É o que importa e o que nos vai levar ao céu. Tudo o mais pode ser apenas conversa fiada.

 

v.16- Se Jesus sofreu, Deus também permitirá que nós soframos, em reparação de nossos pecados e talvez até dos pecados alheios, e para que consigamos nos reconduzir ao bom caminho. O sofrimento é purificador e, como diz Hebreus 12,10b, "nos purifica, a fim de que Deus possa nos transmitir sua santidade". Se eu vou pegar um pouco de perfume que meu amigo trouxe da França, vou lavar meticulosamente o frasco em que vou colocar o perfume, a fim de que não haja outros odores que estraguem o aroma especial do outro.

 

v.19- "Eu Sou" - é o nome de Deus revelado a Moisés.

 

v. 27- Satã quis defender o seu reino, fazendo morrer Jesus, mas, por ironia do plano divino, é subindo à cruz que Jesus o venceu! (BJ).

 

v.29- "para a festa"=para a Ceia Pascal.

 

v.30- "Era noite" - símbolo para mostrar que Judas agora pertence ao mundo das trevas, porque deixou-se iludir por Satanás. Veja Lucas 22,53.

 

v.31- "Agora" - a paixão já começou, com a saída de Judas da sala. (BJ).

 

v.32- "Em si mesmo"= o Pai, que acolherá Jesus em sua glória.

 

v.33- "Não podeis ir", ou seja, a não ser pela morte.

 

v.34- O mandamento é considerado "novo", apesar de já estar na lei mosaica, pela perfeição a que Jesus o faz atingir (BJ). É o distintivo dos cristãos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01